Páginas: [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Tutorial: Troca do escapamento  (Lida 28069 vezes)
Hell
Fundador
Boulevardossaurus Rex !!!

« : 04-03-2009, 09:49:14 »

Amigos do BOG, resolvi fazer um mini tutorial ontem antes de ir para a faculdade a noite.
Retirei meu escapamento esportivo para recolocar o original, devido a inspeção veicular que terei de fazer.
Esse procedimento é válido tanto para colocação de um escapamento esportivo quanto a volta ao original  thumbsup

O que você irá precisar:

- 2 chaves hexagonais: 1 grande e outra pequena (ambas estão no kit de ferramentas da moto)
- 1 chave de boca tamanho 17 (está no kit de ferramentas da moto)
- extensão para uso como alavanca na chave hexagonal (extensor está no kit de ferramentas da moto)

Primeiramente, iremos retirar a carenagem lateral para abrir espaço para o trabalho e evitar que risquemos a mesma. Para retira-la, usamos a chave hexagonal pequena:

Após a retirada da careganem, iremos retirar a sonda lâmbda, utilizando a chave 17

Sonda lâmbda retirada

Muito cuidado com a sonda lâmbda! A rosca dela é fixa, ou seja, quando se rosqueia / desroqueia o cabo vira junto e torce. O ideal é retirar o conector do chicote da sonda (fica em baixo da carenagem que foi retirada, basta acompanhar o cabo da sonda) antes de desrosquea-la  thumbsup

Hora de afrouxar os demais parafusos do escapamento.

Começando pelos 2 traseiros (que no meu caso, não eram originais, então precisei utilizar outra chave. Acredito que os originais se retire com a própria chave hexagonal grande)

Agora afrouxamos os parafusos das juntas junto ao motor:

Vista detalhada do lado esquerdo:

Vista detalhada do lado direito (a seta indica onde está o outro parafuso):

Após afrouxar os parafusos, basta retira-los e destacar (literalmente) o escapamento para fora da moto e encaixar o esportivo / original.

Após recolocar o escapamento, recoloque os parafusos em seus lugares de origem (evite trocar os parafusos de lugar devido a rosca) e dar um leve aperto, apenas para encostar o parafuso. Depois de encostados, vai se apertando aos poucos até que estejam bem firmes. É muito importante que os parafusos das juntas sejam apertados de forma alternada, ou seja, um pouco cada uma, até que sejam bem fixos e estejam bem firmes. Isso evita que a junta fique mais apertada de um lado do que do outro, o que pode causar mal encaixe e uma consequente vazão.

Antes:

Depois:

Levei mais ou menos 30 minutos para retirar o esportivo e recolocar o original  thumbsup
« Última modificação: 22-01-2015, 07:40:14 por Wagner J. Marques » Registrado

BOG - Irmãos de Alma e Estrada
Marcos-Blues
Burgman 125

Brasilia - DF.

« Responder #1 : 04-03-2009, 10:11:58 »

Grande Hell,

Como você mesmo e o AL falam, são postagens assim que tornam esse Fórum um momento único de aprendizado e de conhecimentos.

Parabéns.
T1
Intruder 125

SBC/SP - D Spark (BM Preta)

« Responder #2 : 04-03-2009, 10:12:51 »

Muito bem!  thumbsup

Já to achando que da pra economizar na mão de obra quando comprar o meu!!  thumbsup
[]'s,

Thiago
Hell
Fundador

« Responder #3 : 04-03-2009, 10:17:25 »

Marcos, da mesma forma que aprendo com o pessoal aqui, procuro repassar o que aprendi ou o que já sabia  thumbsup

T1, não dá muito trabalho e economiza bastante, ainda mais se for em concessionária (por volta de R$ 200).

Adoro fazer essas coisas na moto, acaba sendo um lazer  glasses2

Quem precisar trocar o escape e quiser uma ajuda, é só aparecer em casa que eu ajudo. Tem uma mini oficina lá que quebra um galhão quando preciso (graças ao meu pai) thumbsup
Marcos-Blues
Burgman 125

Brasilia - DF.

« Responder #4 : 04-03-2009, 10:27:39 »

Hell,

Lembrei de um detalhe quando eu mesmo troquei o escape da bonitona por uma esportivo.
Quando tive que mandar fazer a equalização, o pessoal da suzuki me informou da necessiade de se usar um produto para vedar melhor os encaixes da descarga que nem sempre são bem planos e acabam por proporcionar vazamentos.
Agora que produto é esse eu pequei em não perguntar.

Forte abraço..
Hell
Fundador

« Responder #5 : 04-03-2009, 10:32:35 »

Marcão, no meu caso, não precisei de nenhum tipo de produto para vedar as juntas. As que vieram no escape esportivo são bem encaixadas no motor, sem necessidades de algo mais que uns apertões  thumbsup
Marcos-Blues
Burgman 125

Brasilia - DF.

« Responder #6 : 04-03-2009, 10:46:03 »

Hell,

Você falou em apertões e me lembrou de outro detalhe que eu fico muito preocupado quando vou trocar escape. É o seguinte: Esses parafusos, sofrem muita mudança de temperatura, com certeza possuem uma tempera adequada imposta pela fábrica. o meu medo é quebrar estes parafusos. Ai tu já viu a dor de cabeça. No ano passado, no Moto capital, Brasília, um amigo do moto clube trocou o escape com o pessoal da Warrior e o parafuso quebrou. A sorte foi que ele ficou um pouco exposto e deu para abri uma fenda e conseguiram tirar.
Forte Abraço..
Hell
Fundador

« Responder #7 : 04-03-2009, 10:56:44 »

Marcão, isso é verdade.

No caso dos apertões é até conseguir uma boa fixação, não pode esguelar e apertar até onde não dá mais  nono

Boa lembrança!  thumbsup
jo.oliveira
Boulevard M800

Rio de Janeiro - Jacarepagua

« Responder #8 : 04-03-2009, 13:20:38 »

Belo tópico Hell, no caso da cola para o escapamento, acho que qualquer cola para junta de motores ou de escapamento deve resolver e isso e bem facil de achar em lojas de autopeças.
Maria Luiza
Visitante
« Responder #9 : 05-03-2009, 22:40:22 »

Boa Hell ! didático e paciente como sempre !

Abraços
Dagon
Esquentando a Máquina
*

« Responder #10 : 31-05-2009, 19:34:35 »

Hell seu artigo é excelente.
Ao ver suas fotos do kit de ferramenta eu verifiquei que no meu kit não veio a mão de força, vou reclamar na suzuki.
Quanto a tampa do compartimento de ferramentas eu fiz uma coisa que está dando certo, não sei se é recomendado, mas eu apliquei um pouco do vaselina nas borrachas de encaixe da tampa e está bem macio para tirar e colocar.
Um abraço.
Adê
« Última modificação: 31-05-2009, 19:36:40 por Adê » Registrado

Refrigerius annus patus, lacuna est.
Hell
Fundador

« Responder #11 : 31-05-2009, 19:58:46 »

Adê, o único problema que vejo em aplicar a vaselina nos encaixes é que os mesmos ficam mais macios, e consequentemente, "menos presos". Dependendo da trepidação, pode acabar saindo sozinho. Acho melhor deixar firme, pois mesmo com o trabalho para tirar e colocar, evita de perder a peça  thumbsup

PS: esse negócio de vaselina, macio, tira, põe, firme etc tá ficando estranho... angel4
Adê
Esquentando a Máquina
*

« Responder #12 : 31-05-2009, 21:54:10 »

Hell, também fiquei com este receio, mas preferi arriscar colocando a vaselina doque me arriscar a quebrar uma das travas. Tenho andado bastante com a moto e as travas não soltaram.
Um abraço!
Adê
Refrigerius annus patus, lacuna est.
RKY-RJ
Fundador
Boulevard M109R

Rio de Janeiro - RJ

« Responder #13 : 31-05-2009, 22:23:55 »

Se estiver bem encaixado, não sai.
Eu tive um encaixe desses quebrado numa Honda 350XLX que eu tive, por forçar na hora de encaixar....
O importante é ver se a lingueta da fechadura travou legal.

XT1200Z - Yamaha Super Ténéré DX-60th 2017
XT1200Z - Yamaha Super Ténéré STD 2012
EU FUI: SP  2009, PR  2010, MG 2011, RJ  2012, SP  2013, SC 2014, MG 2015. RJ 2016, PR 2017, 2018 = EU VOU !
jo.oliveira
Boulevard M800

Rio de Janeiro - Jacarepagua

« Responder #14 : 01-06-2009, 07:06:23 »

Adê, quanto a mão de força que vc citou, dependendo do ano da moto acho que não adianta reclamar não, o kit de ferramentas mudou e algumas coisas deicharam de fazer parte do kit.
  Abraços.
Páginas: [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: