Páginas: [1] 2 3 ... 33   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Projeto ATRE - Automatic TRE (Timing Retard Eliminator)  (Lida 87860 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 5.388


São Paulo - SP / V-Strom 1000


« : 09-02-2012, 15:14:34 »

Conforme estávamos discutindo no tópico http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=10408.0

é possível confeccionar em casa o circuito de desativação do TRE das M1500. Depois de ler as dicas nos sites gringos, acho que consegui pegar a essência do projeto. Consiste em "enganar" a ECU e mandar um sinal que a faça entender que a moto esta sempre em 4ª marcha. O circuito consiste em apenas dois resistores e um transistor de uso geral (T1, R1 e R2), bem simples. Os demais componentes são dos circuitos internos do GPS (Gear Position Sensor) e ECU. Segue a figura:



O conector de três fios fica localizado na tampa lateral esquerda. Informações adicionais são encontradas na página 137 do manual do serviço (o link está disponível aqui no fórum).

Preciso confirmar os valores de referência das tensões na moto, pois estes que estão no diagrama foram fornecidos por outros fórums. Se as tensões forem diferentes, vou ter que calcular o resistor R1 corretamente para emular a 4ª marcha.
« Última modificação: 09-02-2012, 15:20:03 por Morato » Registrado

monegatti
Membro Coletado
Marauder 250
*
Offline Offline

Mensagens: 2.883


São Paulo - SP


« Responder #1 : 09-02-2012, 15:25:43 »

eu nao estou entendo p.... nenhuma, mas se o Tio Morato ( mestre dos magos ) falar para eu instalar, ta feito  thumbsup
Registrado
Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 5.388


São Paulo - SP / V-Strom 1000


« Responder #2 : 09-02-2012, 16:33:39 »

Primeiro vou fazer todas as medições na moto pra comprovar a teoria. Depois devo criar o primeiro protótipo para testes.

Segundo os fórums gringos, todo o comportamento irregular do motor some, vamos com calma. thumbsup

Monegas, obrigado pela confiança.
Registrado

Apache
Membro Coletado
Marauder 800
*
Offline Offline

Mensagens: 3.401


São Paulo - S.P.


« Responder #3 : 09-02-2012, 21:25:01 »

Pois é, Tio Morato. O projetinho é do pessoal da M109R. MInha dúvida é a mesma que a sua. Os valores seriam compatíveis?
De qualquer forma, isso pouco importa, já que temos VOCÊ por aqui. laughing4 laughing4
Certamente, esse projeto Made by Morato's, terá Selo de Aprovação da NASA. laughing4 laughing4 laughing4
Registrado



BOG - IRMÃOS DE ALMA E ESTRADA!
Rosson
Marauder 250
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.657


M1500 - Guriri-ES


WWW
« Responder #4 : 10-02-2012, 09:14:01 »

Só me ajuda numa coisa: Pra que diabos serve essa bagaça???? icon_scratch icon_scratch icon_scratch dontknow dontknow


 angel4 angel4 angel4
Registrado

"Sempre fiz o que quis, por isso tenho cicatriz,
de Hornet ou de Biz eu piloto feliz.
Devagar eu chego lá, mas correndo demora menos.
Se corro logo existo, às vezes por pouco tempo..."
gersonmedeiros
Marauder 250
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.783


Lam Bis Goya M109R - Formosa/Go


« Responder #5 : 10-02-2012, 09:55:26 »

Segue Rosson:

O Gipro com TRE é a melhor. E deveria ser a primeira modificacao para as Suzuki Boulevard M800 e M1500. Quando tinha a minha M90, nao aguentava os solavancos quando andava em marchas mais lentas e baixa velocidade. Este aparelho, sem danificar o computador, elimina isto por completo.

Bruno, ele elimina o efeito cachorrinho bombando nas pernas das nossas motos quando estamos em marcha mais forte e com pouca velocidade. Além de ser um indicador de marcha.

 
http://www.ebay.com/itm/Suzuki-M90-2009-2011-M109R-R2-2006-2010-HealTech-Gear-Indicator-Pro-w-ATRE-/280805748324?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&vxp=mtr&hash=item416153ae64
O grupo das M90 encontrou outro produto mais barato, porem eu nao sou familiar com a qualidade.
Eu so recomendo o que ja testei e aprovei. Parece que a cor do display agora e opcional, porem de qualquer maneira o de cima e o que eu tinha.
O programa usado e o 4th. O manual traz a informacao de como instalar e programar.
Beto
Registrado


Se queremos manter as coisas como estão, é preciso mudá-las.
Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 5.388


São Paulo - SP / V-Strom 1000


« Responder #6 : 10-02-2012, 09:59:43 »

Apache, se chover como esta previsto para este fim de semana, acho que vou ter tempo de dar prosseguimento ao projeto. angel4

Pelo menos garanto que consigo fazer as medições. thumbsup
Registrado

jrsanta
Membro Coletado
Intruder 125
*
Offline Offline

Mensagens: 1.721

K1200 GT - Jagdpanther


« Responder #7 : 10-02-2012, 10:33:01 »

Morato, tem certeza que tem mesmo um fio PINK no circuito da M1500??? sei não, será que essa uva é fanta??? laughing4 laughing4 laughing4
Registrado

I will answer the wind
I will leave with the tide
I’ll be out on the road
Every chance I can ride
Bressan
Conselho
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 4.693


Brasilia - DF


WWW
« Responder #8 : 10-02-2012, 10:52:28 »

Otima inciativa, Morato! Tb gosto desses projetos!
Registrado

As minas pensam que eu não tomo banho, mas é na estrada que eu me sujo!
Relatos de viagem: www.elbando.com.br
Fabio Cunha
Marauder 800
******
Offline Offline

Mensagens: 3.314


Fabio Cunha - RJ


« Responder #9 : 10-02-2012, 11:12:55 »

Parabéns Morato! thumbsup
Registrado

Rio de Janeiro - RJ
Vstrom 650 e M800
andrelimarodrigues
Membro Coletado
Marauder 250
*
Offline Offline

Mensagens: 2.610


André Rodrigues - Lins SP - M1500 Preta/Branca


« Responder #10 : 10-02-2012, 11:24:47 »

Não ha a necessidade do transistor é só interromper o colocar o resistor fixo no local!


---
I am here: http://maps.google.com/maps?ll=-23.626275,-46.659776
Sent from my iPhone 4 using Tapatalk
Registrado

Bressan
Conselho
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 4.693


Brasilia - DF


WWW
« Responder #11 : 10-02-2012, 11:44:33 »

Duvida...

Se vamos desativar o TRE que vem na moto, qual o objetivo dele ter sido colocado no projeto original?

Registrado

As minas pensam que eu não tomo banho, mas é na estrada que eu me sujo!
Relatos de viagem: www.elbando.com.br
andrelimarodrigues
Membro Coletado
Marauder 250
*
Offline Offline

Mensagens: 2.610


André Rodrigues - Lins SP - M1500 Preta/Branca


« Responder #12 : 10-02-2012, 14:12:32 »

Deve ser para a arrancada ser mais suave, evitando desgaste excessivo da embreagem e pneus, e coisas do gênero!


---
I am here: http://maps.google.com/maps?ll=-23.584774,-46.674901
Sent from my iPhone 4 using Tapatalk
Registrado

Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 5.388


São Paulo - SP / V-Strom 1000


« Responder #13 : 11-02-2012, 11:46:38 »

Dei uma pesquisada e o principal motivo deste retardo é diminuir as emissões, mas como consequência deixa também mais mansa.

Andrelimarodrigues, testei colocando só o resistor e como consequência a moto não liga com o pedal de apoio abaixado. Não notei alterações no motor marcha lenta, mas também não consegui andar com a moto com a ganbi que fiz. angel4

Depois de efetuar medições na moto, o valor correto de R1 é 2k8 (um de precisão ou um de 2k + 820).

Eis o problema. Olhem as fotos que tirei do conector. Eu estou sem coragem de "sangrar" o chicote. Estou procurando outro ponto que eu possa fazer uma adaptação sem que o fio fique exposto a umidade e oxidação. thumbsup









Morato, tem certeza que tem mesmo um fio PINK no circuito da M1500??? sei não, será que essa uva é fanta??? laughing4 laughing4 laughing4

 laughing4 Tá no manual de serviço e agora constatado via fotos. As cores estão corretas. Bom sinal. glasses2
« Última modificação: 11-02-2012, 16:09:04 por AL » Registrado

andrelimarodrigues
Membro Coletado
Marauder 250
*
Offline Offline

Mensagens: 2.610


André Rodrigues - Lins SP - M1500 Preta/Branca


« Responder #14 : 11-02-2012, 16:02:27 »

Boa!


---
I am here: http://maps.google.com/maps?ll=-23.608519,-46.660064
Sent from my iPhone 4 using Tapatalk
Registrado

Páginas: [1] 2 3 ... 33   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: