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Autor Tópico: Estética x Performance  (Lida 2801 vezes)
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cavallaro
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São Paulo - SP


« : 30-04-2012, 17:19:21 »

Dicas do Expert por Caetano Giraldi, piloto de testes da Pirelli

" No que se refere aso pneus, ignorar as caracteristicas originais de fábrica pode resultar em perda de controle da moto e até em acidentes.

Movidos pelo desejo de aprimorar o visual da moto, muitos motociclistas substituem os pneus originais de fabrica por outros com medidas maiores, os chamados "oversize".

A mudança deixa a moto mais encorpada e, realmente , mais bela. Porem, o que poucos sabem é que é uma alteração bastante critica, pois compromete a performance, a dirigibilidade e, principalmente, a segurança da motocicleta.

Como cada moto é projetada, fabricada e acertada para atingir desempenho máximo com uma determinada medida de pneu, esta mudança (que parece inofensiva) altera tudo: do angulo de caster ao acerto de suspensão e, consequentemente, ao comportamento da moto.

Com tantas mudanças, o veiculo se tornará imprevisivel, principalmente, em curvas.

A motocicleta 600cc masi vendidas atualmente sai de fabrica com a medida 180/55 ZR17 na traseira. Nesse caso, alguns usuarios costumam substituir pelo 190/50 ZR17, 190/55 ZR17 ou até o 200/50 ZR17, comuns em motos de 1000cc. Porem, esses pneus são projetados para rodas de seis polegadas - e o pneu original é projetado para aro de 5,5 polegadas. Ou seja: é 0,5 polegada menor. Sim: essa pequena diferença deformará o pneu, que ficará com o ombro particamente "arredondado".

Consequentemente, o perfil do pneu e area da banda de rodagem em contato com o solo serão alterados. E o produto não poderá oferecer sua performance ideal.

AVISO PREVIO
Em um trajeto em linha reta, não haverá muita diferença de comportamento em relação à medida original. O maior problema acontecerá nas curvas, pois a área de contato com o solo não será a ideal. Talvez, no transito das cidades, essa mudança de comportamneto nem seja sentida, pois a moto dificilmente será levada ao extremo. Mas, na estrada ou em uma pista, quando o piloto fizer uma curva em inclinação intermediaria, já sentirá a moto instável devido a deformação.

É justamente o pneu traseiro que dá ao motociclista o aviso de que ele atingiu à inclinação máxima.
Com o perfil deformado, esse limite chega antes, e o pior : muitas vezes, sem aviso prévio.
Quando a traseira começa a escorregar, o piloto tem a indicação de que a moto já está no limite da aderencia e perdendo contato com o solo.

Então, consegue sentir e corrigir a trajetoria. Quando o pneu tem seu perfil alterado, não há o mesmo "feedback" do equipamento original. A traseira pode escapar subitamente, sem aviso, resultando na perda de controle da moto (e consequentemente, em um acidente).

Portanto, tenha sempre em mente que o melhor acerto é sempre conseguido com as medidas originais de fábrica. Você pode optar por um pneu com o desenho mais agressivo, mas desde que respeite as medidas originais (além dos índices de velocidade e de carga)."

Texto extraído da revista MotoAdventure #137.



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R.Matos
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« Responder #1 : 30-04-2012, 17:39:06 »

É sempre bom relembrar! Muito bom! thumbsup
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Joca
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« Responder #2 : 30-04-2012, 18:30:15 »

Não é à toa que o pessoal da Engenharia de Produto gasta centenas de de fosfato e algumas centenas de milhares de US$ para chegar à conclusão de qual melhor medida oferece a melhor performance e segurança. thumbsup thumbsup

Beleza conta, sem dúvida. Mas acima de tudo SEGURANÇA!
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« Responder #3 : 30-04-2012, 18:36:24 »

Muito bem explicado.

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« Responder #4 : 30-04-2012, 18:49:47 »

Tem algumas itens que não devemos trocar nas motos. O pneu é um deles. thumbsup

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andrelimarodrigues
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« Responder #5 : 30-04-2012, 18:56:18 »

Boa informação!


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gersonmedeiros
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« Responder #6 : 30-04-2012, 19:04:55 »

Cavallaro, quando troquei a roda (200) da M1500 eu tive o cuidado de colocar o pneu indicado para a nova roda (240). Confesso que ela ficou bem melhor que na configuração original. Cito uma observação prática: Sempre acontecia umas derrapadas em uma curva manjada perto da minha casa e, quando fiz a troca, não derrapou mais. A moto ficou mais estável e com melhor dirigibilidade, mais macia. E não alterou o consumo de combustível.
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« Responder #7 : 30-04-2012, 19:48:32 »

Boa dica!!!
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« Responder #8 : 30-04-2012, 23:17:54 »

Gostei do artigo Cavallaro. Tem gente que não acredita nesta teoria, mas é a mais pura verdade. Existem pneus bicomposto, ou seja no mesmo pneu existe parte mais macia o que ajuda nas curvas e parte mais rigida para melhor tração.Estou para fazer um curso sobre aplicações de pneus , e  assim que concluir , se eu tiver alguma novidade postarei todas as informações para termos mais conhecimento, um abração!!!
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« Responder #9 : 01-05-2012, 08:15:38 »

Bom texto.  thumbsup
Nao se troca pneu por estética...  thumbsup
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« Responder #10 : 01-05-2012, 09:37:37 »

Mas segundo o texto, ele chama a atenção para mudança de pneu com tamanho de aros diferentes.

Colocar um pneu mais largo, mas desde que seja do mesmo tamanho do aro, não trará o problema exposto no artigo.

Minha antiga M800 coloquei um pneu 180 na traseira. Não senti diferença nenhuma, apenas um grip melhor porque o pneu era Metzeler! thumbsup
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Luiz
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« Responder #11 : 17-05-2012, 20:49:42 »

Boa notícia!
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« Responder #12 : 18-05-2012, 09:05:08 »

Muito bom o texto.
Vale a pena ponderar bem: estética x segurança
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Sergio Retiro Chalé
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« Responder #13 : 30-06-2017, 17:28:14 »

Quando eu troquei o pneu da ex M 800, para o pneu Michelin, houve uma melhora acentuada em relação a estabilidade em curva.
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« Responder #14 : 01-07-2017, 12:32:56 »

Que pneu usou Serginho ? Lembra?
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