Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Furando o escape!  (Lida 13754 vezes)
gersonmedeiros
Marauder 250

Lam Bis Goya M109R - Formosa/Go

« : 04-09-2012, 19:54:28 »

A pedidos de alguns amigos, apresento a técnica, que acho correta, para realizar furos em escapamento de moto. Segue uma lista de acessórios e equipamentos necessários para a condução dos serviços:

Consta na imagem um acessório, utilizado na construção civil, chamado parabolt. Será utilizado para dar acabamento nos furos.

O roteiro é referente aos furos que fiz no escapamento da Lam Bis Goya - M109R. Gosto de um som mais encorpado e não gostaria abrir mão da beleza do conjunto de escape original.

Inicialmente, fiz medida do diâmetro do escapamento e transferí para um gabarito. Nele, eu já posicionei os furos de forma simétrica. Fica a critério do usuário a escolha da quantidade, bem como do diâmetro. Adotei 8 furos de 1/2 polegada, o que corresponde a 50% da área de escape de cada um dos elementos da M109R.

Em seguida, com o papel carbono, passei o desenho, feito no AutoCAD, para uma peça delgada (papelão, compensado 4 mm ou ACM). Esse elemento será útil como guia, para o perfeito ajuste dos locais que serão furados. Fiz o corte desta peça com a serra tico-tico. Desbastei com a lixa para que o encaixe ocorresse. Fiz mão do ADM (alumínio):

Utilizei uma broca fina para tranferir a posição de furação do gabarito para a tampa do escapamento. Após a marcação, iniciei os furos com esta broca. Fui aumentando o diâmetro dos furos com um set de brocas. Cada broca, com diâmetro ligeiramente maior que o anterior. Desta forma, evita-se que os furos se desloquem. A última passagem foi com a broca de 1/2 polegada. Estou demonstrando com a quantidade de 4 furos, apesar de já ter marcado as 8 unidades. Depois de furados, esta quantidade de pontos, será analisado o som do escape. Caso seja necessário, darei prosseguimento com os outros 4 furos

Em seguida, aplica-se as capas de parabolt de 3/8´´. Adquirí parabolt de 3/8´´, apesar de estar fazendo os furos de 1/2´´. Esta medida é do parafuso do conjunto (que será desprezado) e não da capa. Este elemento, a capa, tem diâmetro ligeiramente maior que o furo de 1/2´´ que foi feito na tampa do escapamento. O corte, em X, na extremidade da capa do parabolt, propicia condições de ajuste deste, permitindo a inserção no espaço aberto. Basta fechá-la um pouco para facilitar a introdução.

Dê prosseguimento no outro tubo de escape.
Caso queira fazer o trabalho com capa de parabolt de 5/16´´, basta furar a tampa até a broca de 3/8´´.

Divirta-se!

p.s. A idéia de utilização da capa de parabolt é creditada ao Bogger Tonynhoboy.
« Última modificação: 08-10-2012, 15:32:34 por Wagner J. Marques » Registrado

Se queremos manter as coisas como estão, é preciso mudá-las.
HM109
Burgman 125

USA/FLORIDA/PARRISH

« Responder #1 : 04-09-2012, 20:20:41 »

Pô velho, achei que vc tinha achado um restaurante Argentino nas bandas de Gorgeous City qdo vi o título! Ja não bastava o tapa e agora tambem furando o escape? WTF?
Belo trabalho! "INCREDIBLE!!!!!!!''

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
Joca
Membro Coletado
Boulevard M1500
*

Bom Jesus dos Perdões - SP

« Responder #2 : 04-09-2012, 20:22:19 »

. . . Gersão,e o som como ficou icon_scratch icon_scratch icon_scratch

Visualmente ficou um trabalho de profissa thumbsup

Yeah, darling, gonna make it happen.
Take the world in
gersonmedeiros
Marauder 250

« Responder #3 : 04-09-2012, 20:56:41 »

Betão, assim você me coloca em maus lençois, rss..  thumbsup

Joca, o ronco ficou excelente. A M109R já tem um barulho encorpado, mas a furação deu muito mais grave e emoção. Colocar sons aquí não fica muito legal, não representa a realidade. Veja, em postagem anterior, a diferença entre duas M1500: http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=6233.135.
Depois eu levarei a Lam Bis Goya aí em Sampa, para você ver de perto.  icon_smile icon_smile

Macedo
Membro Coletado
Boulevard M800
*

« Responder #4 : 04-09-2012, 22:39:42 »

Gerson, a fixação dos Parabolt´s, ficaram só na pressão ?

Não corre o risco de escapar ?

Ficou só nos quatro furos em cada escape ou fez os oito?

Futuramente, se quiser fechar os furos do escape (no caso de uma inspeção), será que o eixo interno do Parabolt (que força a fixação), passa pelo furo?

Excelente trabalho.

thumbsup
Marauder 250

« Responder #5 : 04-09-2012, 23:16:45 »

Sim, Roberto, apenas na pressāo. Em movimento, a temperatura elevada dilata o pino e o torna mais fixo. Um pingo de solda pode dissipar a dúvida de uma vez.
Fiz 4 furos em cada. A bichinha roncou bonito e parei por aí. Além de causar torcicolos, não pretendo causar surdez nas pessoas,  laughing4 laughing4
Temos soluçōes para abafar os furos. Pode-se utilizar um cap (tampa) metálico. Também, como medida emergencial, o emassamento com fina camada de massa plástica, que depois pode facilmente ser removida com uma fresa ou broca, na furadeira.
 thumbsup

sergiojaniski
Só olhando
*

« Responder #6 : 05-09-2012, 12:53:03 »

Gerson, jacomprei os oito parabolts , hoje a noite mesmo vou fazer a adptação na minha M800 , vou ver no q da...
Mobilete
**

FALCÕES RAÇA LIBERTA - SANTOS/SP

« Responder #7 : 05-09-2012, 13:16:46 »

o gerson medeiros por acaso tb é projetista ou engenheiro de tubulação?  laughing4 laughing4
Conselho
Boulevardossaurus Rex !!!
*

BOG - Irmãos de Alma e Estrada - AD SUMUS!!!!!

« Responder #8 : 05-09-2012, 15:05:12 »

Belo trabalho,  thumbsup  mas fiquei com dó do escape original...  icon_silent
Irmãos de Alma e Estrada!

Nós que cá estamos, por vós esperamos!   
HM109
Burgman 125

USA/FLORIDA/PARRISH

« Responder #9 : 05-09-2012, 15:52:23 »

Belo trabalho,  thumbsup  mas fiquei com dó do escape original...  icon_silent
Don't worry about it! É reversível, só não conheço ninguém que voltou atrás depois de ouvir o ronco! ;-)
Sandman
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #10 : 05-09-2012, 15:56:23 »

Belo trabalho!!!  Parabéns Gersão...

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
RenatoGuarilha
Esquentando a Máquina
*

Rio de Janeiro -RJ

« Responder #11 : 05-09-2012, 16:02:21 »

Gerson,

Em primeiro lugar meus parabéns!

Achei, como comentaram, um trabalho extremamente profissional. Fiquei na dúvida de como parecem os caps metálicos, têm tipo uma rosca pra facilitar remover ou colocar? Tem foto deles?

Acho que é uma solução muito interessante para quem gosta do escape original mas tá achando o barulho fraco como o meu caso.

Vou analisar e pedir ajuda aos outros boggers daqui do Rio e derrepente testar também.

Isso atrapalha a garantia? icon_scratch
Intruder 125

Asa Sul - DF

« Responder #12 : 05-09-2012, 18:44:05 »

Fundador, por gentileza, coloca um bordado escrito "Engenheiro & Cientista" no colete do Gerson, o cara merece!!
VAI ZÉ, BARRUFA!!!!!
Marcos Alves
Membro Coletado
Intruder 125
*

Itaúna - MG

« Responder #13 : 05-09-2012, 18:58:41 »

Aê Gersão!!! Trabalho muito bom, tutorial melhor ainda. Cada dia uma novidade na LBG! Tá de parabéns mesmo!!! thumbsup

Mas eu duvido que você consiga fazer isso em uma M800!  angel4 icon_rr
Quando morrer quero ser cromado!
gersonmedeiros
Marauder 250

« Responder #14 : 05-09-2012, 19:28:27 »

Sergio, ví que você não perde tempo. Boa sorte no serviço! thumbsup

chuckskin, mano, meu negócio forte é furar buraco mesmo, kkk...  icon_smile

DF, é só fazer um gabarito em aço, da mesma forma que o molde sugerido, e tampar novamente os furos. Um pingo de solda e uma tintazinha preto fosco deixa tudo quase que original. Alguém somente perceberá se você falar.

HM109, isso mesmo. Eu nono retornarei para a situação original. Se um dia vender a moto e o novo dono quiser, ele mesmo pode fechar os furos (só que não deve).

Sandman, RenatoGuarilha e Igor, me fizeram sentir tocado, rss.. Obrigado pela gentileza. O procedimento é muito simples e qualquer irmão aquí do BOG seria capaz de ter feito este tutorial.  thumbsup
Renato, o cap é uma tampa com medida igual ao diâmetro externo da capa do parabolt. Vou procurar uma quando for à Brasília e coloco para você ver.

Marcos Alves, muito obrigado. Fique tranquilo que não retirarei sua posição de Eng. Mecânico laughing4. Mas fique experto, como eu. Percebí que provocou para ganhar uma mão de obra gratuita, hehe...

Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: