Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Água vs Ar  (Lida 3691 vezes)
LUCINDO
Só olhando
*

« : 04-11-2012, 14:58:46 »

Boa tarde moçada.
Na minha apresentação, falei que estou em dúvida quando a marca da moto que devo comprar.
Fiz teste ride numa m1500 e numa Vrod muscle, foi quando ví que a Harley possui outras motos de grande porte que são refrigeradas a ar.
Aí fica a minha pergunta para os "universitários" de plantão, afinal estou vendo que a maioria da turma deste BOG são fera no assunto e muitos possuem largas esperiências em cima das "marvadas.

Qual o melhor custo X benefício de uma moto de grande porte:

Refrigerado a água ou refrigerado a ar ?

Abraços,
Lucindo.
Sandman
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #1 : 04-11-2012, 17:07:53 »

A vantagem da refrigeração a água é ter uma refrigeração forcada em caso de congestionamento, pois temos uma bomba d'água e uma ventoinha para forçar a troca de calor e refrigerar o motor. Como um carro, há a necessidade de verificação periódica do líquido de arrefecimento.
A refrigeração a ar necessariamente precisa do ar passando pelas aletas do motor para trocar calor.
Porém como o principal propósito desde tipo de moto é estrada, não há problemas com ambos os tipos de refrigeração.
Já tive moto refrigerada a ar e nunca tive problemas, porém nunca peguei congestionamento ou trânsito extremamente lento que comprometesse a refrigeração.

Agora entre HD e M1500, sou mais M1500.
Aliás, como aqui é o BOG e não o HOG, a maioria optará pela Suzuki, salvo a galera do lado negro da força que tem HD.

Sent from my Samsung Galaxy Note

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
julio cesar
Visitante
« Responder #2 : 04-11-2012, 17:08:11 »

Que duvida boa hein brother, escolher entre uma 1500 e uma harley.

Com a experiencia de motos que tive com o tempo e conversando com outros tantos conhecidos, comparando entre um modelo e outro, essas coisas, aquelas conversas boas, tecnicas eu faço a opção de;
moto só com eixo cardã
refrigeração a agua

depois de experimentar o cardã.... sem chance de voltar pra uma moto com corrente, ja correia dentada não sei, agora o radiador é fundamental, toda vez que tu ouve ele funcionando te da a certeza de que esta seguro. Colegas em carreata de São Cristovão, nosso cuidador, ja tiveram juntas queimadas em motos com refrigeração a ar.
Enfim, na minha humilde opinião cardã e agua sempre

abraço
Esquentando a Máquina
*

« Responder #3 : 04-11-2012, 18:24:25 »

Eu concordo que corrente é meio pré-historico (vou tomar porrada da turma de Big Trail daqui do fórum), mas a correia é ok. Manutenção quase zero.

Agora quanto à refrigeração à água, concordo com o julio cesar que a refrigeração à água é superior, mas fazer o que, né?

Moto é paixão. Se fosse fazer uma compra racional, para o meu uso, comprava uma Burgman 400.

Ando de HD todo dia no transito de SP. Estou com escapamento esportivo e Suricato (que enriquece a mistura). Nesta configuração, a HD bebe bem, mas o calor é facilmente suportável.

Eu, particularmente, acho que a M1500 é tão diferente das HDs (exceção às VRod) que me parece que a parte mais importante da decisão é por aí: estilo. Agora se for a C1500 já é outra história...
« Última modificação: 04-11-2012, 19:49:59 por Sérgio 0404 » Registrado

HD Heritage 2006
Celani
Esquentando a Máquina
*

« Responder #4 : 05-11-2012, 15:02:10 »

Mano,

A Shadow que tive antes da M1500 já possuia refrigeração líquida e ar e não tenho nada a reclamar.

Acho que em dias de trânsito pesado é um alívio pro motor. Quanto a refrigeração somente a ar, o que posso dizer é que tenho 2 amigos que precisaram abrir o segundo cilindro da Virago 535, segundo eles mesmo devido a arrefecimento insuficiente.

Podendo optar, tenha os 2 kkkkk

Celani

Por Cristo tudo, sem Ele nada!!!
JCarlos_Caveiras
Esquentando a Máquina
*

« Responder #5 : 05-11-2012, 15:12:12 »

Ai Pessoal,
Dou mais uma opinião se ajudar. Realmente depois que adquiri a M800 com refrigeração à agua (líquido de arrefecimento) e cardã é outro papo. A tranquilidade nas viagens é fantástica. Observando que tive uma Drag Star 650 por 8 anos e nunca me deixou na mão. Agora o pequeno problema era a refrigeração a ar que com trânsito pesado era complicado. Acho que a M800 esta ótima para um bom passeio mesmo que longo. Hoje ando eu e a minha esposa cada um com a sua com muita tranquilidade. Espero ter contribuido. Abraços
José Carlos
Jundiaí-SP
andrelimarodrigues
Membro Coletado
Marauder 250
*

André Rodrigues - Lins SP - M1500 Preta/Branca

« Responder #6 : 08-11-2012, 17:07:59 »

Sem dúvida a água!
Wagner J. Marques
Moderador Global
Boulevard M109R Special Edition
*

Belo Horizonte - MG

« Responder #7 : 09-11-2012, 09:49:51 »

Cardã e refrigeração líquida são sempre bem vindos.
No caso da refrigeração a água, a vantagem aparece, sobretudo, quando se está em trânsito urbano, pesado.
Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*

São Paulo - SP / V-Strom 1000

« Responder #8 : 09-11-2012, 10:03:44 »

Talvez isso ajude: http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=7251.0

thumbsup
Páginas: [1]   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: