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Autor Tópico: Tutorial: Troca do óleo do cardã  (Lida 23713 vezes)
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Hell
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« : 31-05-2009, 16:32:55 »

Pessoal, vai um passo a passo para trocar o óleo do cardã, já que não podemos confiar nas concessionárias que não querem troca-lo quando é recomendado.. angry7

Para fazer a troca, precisamos de um pequeno "kit":



* 1 chave estrela 17 (para o parafuso de cima)
* 1 chave estrela 21 (para o parafuso de baixo)
* óleo específico para o cardã
* recipiente para o óleo usado
* medidor para colocar a quantidade de óleo correta (entre 200ml e 220 ml)
* jornal para forrar o chão

1- ande um pouco com sua M800 para esquentar um pouco o óleo e deixa-lo mais fino devido a temperatura (ajuda a escorrer mais fácil e sair maior quantidade, evitando ficar muito resquício do óleo antigo thumbsup )

2- forre o chão com jornal  

3- retire o parafuso de cima com a chave estrela 17



Quando retirar, provavelmente irá escorrer um pouco de óleo, então é bom deixar posicionado o recipiente para o óleo usado logo abaixo do parafuso.



4- retire o parafuso de baixo com a chave estrela 21



O óleo antigo começara a sair rapidamente. Deixe escorrer até terminar (mais ou menos 5 minutos)



5- coloque o parafuso da parte de baixo.

6- coloque o óleo novo no recipiente medidor e meça um pouco mais que 220ml, pois sempre fica óleo no recipiente



7- coloque um calço no pedal de descanso para levantar um pouco a moto e tentar mante-la na posição mais vertical possível. Se não tiver um calço, peça que alguém segure a moto na vertical para você  thumbsup

8- comece a colocar o óleo novo pela parte de cima do cardã (você pode utilizar um funil para ajudar). Assim que verificar que já colocou quase 200ml, continue devagar para evitar excesso e vazar óleo.

9- colocado o óleo, recoloque o parafuso de cima, limpe a sujeira e pronto, você tem o óleo novinho para mais 9000 KM  thumbsup



Diferença do óleo usado e do novo:



O óleo que utilizei foi o Havoline Multigear EP, que atende todas as especificações do manual  thumbsup
« Última modificação: 22-01-2015, 07:43:01 por Wagner J. Marques » Registrado

BOG - Irmãos de Alma e Estrada
Johnnie
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« Responder #1 : 31-05-2009, 16:35:31 »

Valeu Hell!  thumbsup Parabéns pela qualidade das fotos!
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RKY-RJ
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« Responder #2 : 31-05-2009, 16:38:10 »

muito bom, obrigado Hell  thumbsup
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Hell
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« Responder #3 : 31-05-2009, 16:41:27 »

Acabei de trocar e fazer as fotos, to com óleo nas mãos ainda  tongue3

É simples e rápido de fazer, 20 minutos no máximo tá pronto thumbsup
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BOG - Irmãos de Alma e Estrada
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« Responder #4 : 31-05-2009, 18:17:52 »

Muito bom professor!

Ótima aula e muito bem montada!

Abraços thumbsup

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Adê
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« Responder #5 : 31-05-2009, 19:22:41 »

Muito bom!
Obrigado pela aula.
Adê
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begerron
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« Responder #6 : 31-05-2009, 23:52:03 »

Valew Hell.
Parabéns pelas fotos.
O óleo da Lucille eu troco sempre junto com o do motor.
Abraços
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Marcelo "Begerron" - MC de Petrópolis
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« Responder #7 : 01-06-2009, 07:34:16 »

  Realmente um otimo tutorial.
 Abraços.
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T1
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« Responder #8 : 01-06-2009, 10:11:36 »

Que paciencia e prestatividade de documentar, hein!

Parabens denovo!
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[]'s,

Thiago
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« Responder #9 : 01-06-2009, 15:39:48 »

Excelente, Hell!!! Vc está virando uma utilidade pública de mão cheia!  thumbsup Chowdibola!

Mas como vc sabe, eu não poderia deixar de tirar um sarrinho do nível de detalhe inserido no "explicamento"...  laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7


* 1 chave estrela 17 (para o parafuso de cima)
* 1 chave estrela 21 (para o parafuso de baixo)
* óleo específico para o cardã
* recipiente para o óleo usado
* medidor para colocar a quantidade de óleo correta (entre 200ml e 220 ml)
* jornal para forrar o chão

2- forre o chão com jornal 

As mamães e as donas-patroas de plantão agradecem!...  laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7 laughing7
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Hell
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« Responder #10 : 01-06-2009, 15:44:38 »

Tio Kajitão, isso não é só questão das mamães agradecerem, mas também de segurança. Não se esqueça que o pneu traseiro pode ser "lubrificado" acidentalmente com o óleo, e isso não é nada bom  nono
Jornal deixa a mamãe / patroa feliz e evita de tomar um chão depois sem saber o porque  thumbsup
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Rafa
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« Responder #11 : 03-06-2009, 12:59:43 »

Hell,

quanto ao esquentar o óleo... icon_scratch
Lembra o que aconteceu comigo?    angel4

Grande abraço e Parabéns pela iniciativa.
Realmente é um procedimento que se realizado com cuidado é muito simples.
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AL
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« Responder #12 : 03-06-2009, 15:59:34 »

Hell, ótimo tutorial, parabéns.

Agora aproveita e leva o óleo velho para mostrar pro pessoal da turma do "não precisa trocar"... laughing7
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Abraços,


AL
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Hell
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« Responder #13 : 03-06-2009, 16:11:34 »

quanto ao esquentar o óleo... icon_scratch
Lembra o que aconteceu comigo?    angel4

Rafa, literalmente é só uma voltinha para o óleo afinar um pouco, não pode andar muito não, coisa rápida  thumbsup
Mas lembro sim do que aconteceu contigo... tongue3

Al, o óleo foi para um bom lugar: a moto velha aqui de casa que tá queimando tudo  laughing4

Mas para quem não acha que precisa trocar a cada 12000KM, está ai a foto, fica de cada um saber o que é melhor para sua moto. Na minha, troca de óleo periódica e religiosamente no prazo  thumbsup
« Última modificação: 03-06-2009, 16:26:18 por Hell » Registrado

BOG - Irmãos de Alma e Estrada
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« Responder #14 : 03-06-2009, 16:13:40 »

12Mil, Hell. Cardã é 12Mil... laughing7
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Abraços,


AL
Suzuki Boulevard C1500 '08 Branca e Prata - Adele
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