Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Imprudência é a maior causa de acidentes envolvendo motos  (Lida 2875 vezes)
Dusk
Mobilete
**

Porto Alegre - RS

« : 16-08-2013, 12:17:40 »

A imprudência de motoristas e de motociclistas está presente em 88% dos acidentes analisados pela pesquisa "Causas dos acidentes com motociclistas" realizado pela Faculdade de Medicina da USP com patrocínio da Abraciclo.

Para quem anda de moto e tem alguma experiência, era até esperado que a frase que dá título a esta reportagem surgisse com clareza após uma pesquisa mais minuciosa. Mas o resultado deste importante trabalho realizado pela Faculdade de Medicina da USP com patrocínio da Abraciclo – Associação que reúne os fabricantes de motocicletas – veio acompanhado de revelações surpreendentes, como o fato de que em 21,3% dos acidentes analisados o motociclista estava sob efeito de drogas (maconha e cocaína) ou álcool, ou que 23% não tinham Carteira Nacional de Habilitação para pilotar motocicletas.

Leia a matéria completa em http://www.motonline.com.br/imprudencia-e-a-maior-causa-de-acidentes-envolvendo-motos/
Kidmais
Membro Coletado
Marauder 250
*

« Responder #1 : 16-08-2013, 12:21:33 »

Com Certeza!  thumbsup thumbsup thumbsup
A sensação prazerosa de pilotar  M800
São Paulo - SP
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

« Responder #2 : 15-04-2015, 14:17:51 »

Vamos demonstrar na pratica...
<a href="http://www.youtube.com/v/b6lHfJ7dhyc&rel=1" target="_blank">http://www.youtube.com/v/b6lHfJ7dhyc&rel=1</a>

angry7
Ex-M800
Ex-Shadow 600
bruno.tadeu
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP

« Responder #3 : 15-04-2015, 14:36:45 »

Pesquisa muito boa, o que me chamou mais atenção (Considerando o transito de São Paulo).

São os famosos "pilotos" que chegam no trabalho e se gabam por passar motos menores ou empurrar os motoboys.

São os caras que utilizam Titans, fazers e motos do tipo, onde muitos não possuem CNH e sempre arruam peças na General Osório, peças muitas vezes suspeitas.

Resumo:

Esta é a diferença do motoqueiro para o Motociclista.

gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #4 : 15-04-2015, 15:12:44 »

é complicado, o brasil é muito atrasado em diversos sentidos, socialmente, culturalmente, tecnologicamente, etc, etc, etc, muito "mente" aí..

tem muito fdp por aí em todos os veículos, e até mesmo andando a pé.

eu costumo dizer que um acidente é resultado de uma soma de fatores, por exemplo:

**Hipótese A**
Motociclista imprudente andando em alta velocidade em corredores e costurando no meio dos carros
+
Motorista do carro atento ao motociclista em alta velocidade
Resultado provável: acidente evitado pelo motorista

**Hipótese B**
Motorista digitando mensagem no celular, olhando pro colo e dirigindo na faixa da esquerda quase fazendo "zig-zag"
+
Motociclista andando no corredor e fazendo algumas ultrapassagens com prudência e atenção, e velocidade reduzida compatível com o fluxo para que se consiga sucesso numa reação de emergência
Resultado provável: acidente evitado pelo motociclista

**Hipótese C**
Pega-se o imprudente da A + o imprudente da B
Resultado MUITO provável: acidente causado por qualquer um dos dois
Consequências: um carro amassado e um motociclista paraplégico (se ainda vivo)

Ou seja, eu aaaaaacho (só acho) que é mais interessante pro motociclista ser sempre prudente e precavido independente de quem está certo ou errado, pois a corda arrebenta sempre do lado mais fraco  thumbsup
TEDS
Mobilete
**

BM 800 - São Paulo - ZL

« Responder #5 : 10-06-2015, 15:13:06 »

Grande verdade Gabriel, temos sempre estar dirigindo por nos e pelos motoristas de carros que nunca nos respeitam e quase não vê tbm.

Abs
A palavra Liberdade atualmente é usada por todos.... Apenas os motociclistas sabem seu real significado...

ZANINI
Membro Coletado
Burgman 125
*

« Responder #6 : 08-11-2015, 22:31:04 »

O complicado é que no transito nem os próprios motociclistas ou motoqueiros se respeitam, um querendo ir mais rápido com o outro.
Esquentando a Máquina
*

Vamo que vamo que o som não pode parar.... [BH-MG]

« Responder #7 : 09-11-2015, 16:31:33 »

Tem muita gente de moto que não tem o mínimo respeito nem por outros motociclistas.
Antigamente eu brigava e chingava esses motoqueiros/motociclistas, mas depois de um tempo eu parei com isso pois percebi que não valia a pena.

Direção defensiva para nós é a melhor opção, principalmente dentro das grandes cidades.
Membro Coletado
Intruder 125
*

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #8 : 09-11-2015, 18:00:07 »

acho que tudo começa com educação, e isso falta no Brasil
O caminho nunca é longo demais,quando um amigo nos acompanha.
bruno.tadeu
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP

« Responder #9 : 01-09-2016, 11:08:43 »

Vídeos do canal DirtBike Lunatic com vários acidentes totalmente evitáveis com um pouco menos de velocidade e um pouco mais de atenção.

<a href="http://www.youtube.com/v/DogGl-6e0Qg&rel=1" target="_blank">http://www.youtube.com/v/DogGl-6e0Qg&rel=1</a>

Logo no começo chama a atenção o acidente espetacular no Japão (onde todo mundo anda na contramão em relação a nós):

As motos vão em alta velocidade sobre uma pista molhada e não esperam encontrar alguém fazendo uma ultrapassagem permitida... nem o motorista espera encontrar motos em alta velocidade.

Esse é o perigo de contar apenas com a sorte.

O acidente no cruzamento aos 01:20 acontece porque o carro não respeita a preferencial — note que o filmador foi precavido e reduziu a velocidade porque sabia que o cruzamento era problemático.

O outro piloto foi na inocência e se machucou. E o motorista se mandou.

Aos 2:09, veja a dificuldade que é parar uma moto em alta velocidade... se você deixar para frear na última hora, acontece isso aí. Um amigo meu fez isso com uma CG, minha primeira moto dele.... mas eu tinha a desculpa da pista molhada.

Outro caso interessante é o atropelamento aos 2:24.

Ele acontece apesar da baixa velocidade (15 milhas por hora são 24 km/h.

Quem está mais errado, o piloto ultrapassando desatento?

Ou a pedestre atravessando sem olhar uma via com o trânsito parado?

E quem poderia ter evitado o acidente?

Se o cara não pula fora da moto no acidente dos 3:00, a história dele tinha acabado ali naquele poste.

O piloto de via urbana japonês demonstra aos 3:45 porque autódromos são importantes. Se viesse um carro na contramão, ele comprava um terreno ainda mais cedo. Ou um carro batido.

Aos 4:43 uma bela demonstração de fixação do olhar — a moto vai para onde você olha — e porque você não pode se descuidar da própria rota. Preocupado com o amigo, o filmador se machucou mais do que ele.

O cutucão aos 5:22 serve para mostrar como você não pode se desligar do trânsito à sua volta.

Rotatórias desviam o olhar e a atenção para a outra pista, então o risco de alguém levar um crau por trás (ui!) é grande (epa!).

Aos 5:40, hehehehehehehehehehehehe. Se preocupe em pilotar e não  em dar tchauzinho para o seu amigo te filmando.
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #10 : 01-09-2016, 11:46:22 »

legal o video thumbsup
FLBPN
Mobilete
**

« Responder #11 : 01-09-2016, 12:03:59 »

Doi só de olhar, mas serve para manter-nos sempre alertas e vigilantes. A do cara do grau que perdeu a moto, dó mesmo só da menina que foi atingida no repique....tá loco! Ninguém merece. Valeu!
DFIERZ
Conselho
Boulevardossaurus Rex !!!
*

BOG - Irmãos de Alma e Estrada - AD SUMUS!!!!!

« Responder #12 : 01-09-2016, 14:24:47 »

tem uns aí que não tinha o que fazer.....  dontknow
Irmãos de Alma e Estrada!

Nós que cá estamos, por vós esperamos!   
FABRFERR
Marauder 800

« Responder #13 : 02-09-2016, 12:27:10 »

tem uns acidentes forçados, sei não  angry7
...prefiro trovar com um boi do acostamento que discutir com os burros do trânsito.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: