Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Sete dicas essenciais para sobreviver de moto  (Lida 2687 vezes)
Luiz
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« : 02-04-2014, 14:50:24 »

Lembra daquele exercício que fazem no Exército, no qual os cadetes são jogados na selva e tem de sobreviver do jeito que der? Pois é assim que eu vejo alguns motociclistas de primeira viagem. A falta de um preparo adequado dos novos motociclistas promove essa sensação de solto no meio das feras e cada um sobrevive como dá!

O sucesso dessa sobrevivência dos soldados depende basicamente da instrução recebida e da capacidade de se adaptar ao meio. Com motociclistas não é muito diferente. Já que a formação padrão é vergonhosamente fraca, restam os cursos particulares ou a capacidade de entender o meio e se adaptar a ele.

Se fosse escrever um "Completo Manual de Sobrevivência do Motociclista" seria preciso um livro maior que a Bíblia. Mas dá para começar por alguns truques que não são ensinados na moto-escola normal e podem significar a diferença entre sair da floresta ou ser devorado.

Os quatro minutos
Essa teoria surgiu na Inglaterra nos anos 80 quando pesquisadores perceberam que a maioria dos acidentes de trânsito aconteciam a menos de quatro minutos da casa ou do local de trabalho/escola. De acordo com esse estudo, quando saímos de casa nosso cérebro precisa de alguns minutos para "esquentar" até entrar no módulo de vigilância. E quando estamos perto do objetivo, nosso cérebro meio que desliga das funções de pilotagem e começa a já se sentir no destino. Por isso a atenção do motociclista deve ser integral e especialmente alerta ao sair e chegar no perímetro da partida e do destino. Vale aquela recomendação de ligar a antena parabólica e só desligar junto com a moto!

Pontos cegos
Isso é um velho conhecido, mas bem esquecido. Se cada motociclista soubesse o quanto é difícil ver de dentro de um carro ele não ficaria zanzando de um lado pra outro no meio dos carros. A Honda fez uma série de animações que mostram o quanto é fácil não ver uma moto, mesmo quando ela está alinhada ao ombro do motorista. Pode procurar por "Honda - dicas de trânsito - ponto cego" no Youtube que vai achar esse filme impressionante. Ah e pela enésima vez: não adianta ser o chato buzinador que roda no corredor com o dedo na buzina porque de dentro do carro, com som ligado e vidros fechados o motorista nem sabe de onde vem o som!

Peso pesado
Rapaz, se um dia tiver a oportunidade de subir na cabine de um caminhão, suba! Lá de dentro, na posição de dirigir, o motorista não enxerga nada pra baixo e muito pouco para os lados. Se for do tipo cavalo + carreta o motorista tem visão muito limitada, mas se for os bi-articulados nem chegue perto. Além disso, caminhões demoram mais para desviar e quando carregados não freiam tão facilmente.

Sua moto não é carro
Por mais que a gente escreva à exaustão ainda tem gente que trata moto como se fosse um carro de duas rodas. Numa moto não existe estepe, nem limpador de para-brisa, nem ar-condicionado. A gente fica exposto aos rigores do clima e se der pepino na mecânica, adeus fim se semana. Um corrente frouxa pode causar acidente, se ela se soltar e enroscar na coroa pode travar a roda traseira. Como nosso veículo está apoiado apenas em dois pneus, se der pau em um, já era! Por isso a manutenção é tão mais vital na moto do que no carro. Cheque sempre itens como pneus, óleo, transmissão e sua sobrevivência na selva será mais tranquila.

Desconfie sempre
A regra de sobrevivência da espécie mais eficiente é: nunca subestime a capacidade de alguém fazer uma burrada. Mesmo se o farol estiver verde, olhe para saber se nenhum espertinho decidiu furar o semáforo. Nunca acredite em vias preferenciais e na dúvida pare e olhe. Isso se chama "pilotagem preventiva" que é a capacidade de ver antes.

Equipamentos
O ideal é evitar todo tipo de acidente, mais vai que... Nessa hora é bem melhor estar com um bom capacete, casaco de couro (ou sintético) com proteções internas, luvas e uma calça resistente. Sim, eu sei que no verão o sufoco é brabo, mas existem equipamentos específicos para o calor. E lembre-se: se você acha que equipamento bom custa caro não tem ideia de quão caro é um dia na UTI.

Frita o peixe e olha o gato
Se a antena parabólica está apontada para o trânsito, precisa ajustar para ver também o piso. Motos são muito leves em relação à massa total do conjunto. Pegar um buraco ou lombada de surpresa pode causar maior estrago. Se perceber que desconcentrou e "surgiu" um buraco ou lombada do nada bem na tua frente, tente frear, mas se perceber que não vai parar solte o freio e levante-se do banco para transferir a carga para as pedaleiras. Assim alivia a pancada nas rodas. E jamais passe num buraco ou lombada freando porque isso potencializa a pancada.

É curioso como algumas pessoas dão um super valor aos cursos de especialização quando se trata de aprimoramento profissional, mas não acreditam em cursos quando se trata de pilotagem de moto. Aí tira habilitação e nunca mais estuda o assunto, como se a moto-escola fosse capaz de dar toda instrução necessária.

Não dá e todo mundo sabe disso. Já existem projetos para que as moto-escolas incluam aulas em ruas e avenidas e até usem simuladores. Mas isso tudo ainda depende de votação e aprovação.

Enquanto não se decide é melhor cuidar do próprio umbigo e se inscrever em um dos vários cursos de pilotagem particulares que pipocam pelo Brasil. Se você investe tanto na qualificação profissional não tem porque não fazer isso para salvar a própria pele.

Fonte:http://revista.webmotors.com.br/yahoo/motos/sete-dicas-essenciais-para-sobreviver-de-moto-/1333467648398
Luiz
M1500 Red Bull
Wagner J. Marques
Moderador Global
Boulevard M109R Special Edition
*

Belo Horizonte - MG

« Responder #1 : 02-04-2014, 15:28:09 »

Boas dicas...
Nenhuma grande novidade... mas, sem dúvidas, boas dicas. thumbsup
bregolin
Membro Coletado
Intruder 125
*

« Responder #2 : 02-04-2014, 15:39:22 »

thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup
FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #3 : 02-04-2014, 15:55:39 »

thumbsup as dicas de sempre em questão de segurança, otimo post. thumbsup
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
João Silvério
Esquentando a Máquina
*

São Bernardo - SP

« Responder #4 : 02-04-2014, 16:01:23 »

Lido e relido!
Meu maior receio esse ponto cego!
Olho 2 ou 3 vezes antes de mudar de faixa
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP

« Responder #5 : 02-04-2014, 17:17:05 »

Muito bom!!!  thumbsup thumbsup thumbsup

Minha moto roda todos os dias da semana, tanto para ir ao trabalho como pra lazer.... O transito de São Paulo é caótico, onde ninguém respeita ninguém... é Taxi que se acha dono na faixa, ônibus que não ta nem ae com o motociclista e até pedestre quer ganhar vantagem, andando no meio fio ou atravessando fora da faixa....

Hoje consigo entender o numero elevado de mortes no transito de SP, pois os famosos cachorro loucos (motoqueiros\ motoboy) não tem respeito nem com eles mesmos, os caras querem ultrapassar no corredor com uma moto 150cc achando que é o Valentino Rossi....

Apesar de eu pegar os corredores com uma moto potente, tento ao máximo seguir as regras de transito, onde que muitas vezes temos o reconhecimento, onde os carros "abrem" o corredor ao ver motos custom, diferente dos caras que são Vida Loka.

Valew pelas dicas!!!
 thumbsup thumbsup thumbsup
Cleiton
Membro Coletado
Mobilete
*

Re:
« Responder #6 : 03-04-2014, 08:51:28 »

Ótimas dicas. Nunca é demais!
Sou defensor e recomendo a todos motociclistas: a direção defensiva pode salvar sua vida, não confio em preferências ou sinal verde, parto sempre do princípio de que os outros não estão me vendo.
Como diz meu Irmão: "não adianta morrer com razão!"
Abs

Enviado de meu LT26i usando Tapatalk
Esquentando a Máquina
*

Re:
« Responder #7 : 03-04-2014, 09:09:40 »

...não confio em preferências ou sinal verde, parto sempre do princípio de que os outros não estão me vendo.
Como diz meu Irmão: "não adianta morrer com razão!"
..

não tenho mais nem o que falar, além das dicas serem ótimas, acho que esta frase de seu irmão completou a lista!
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #8 : 03-04-2014, 11:53:57 »

muito bom  thumbsup

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
Cleiton
Membro Coletado
Mobilete
*

« Responder #9 : 03-04-2014, 21:36:22 »

thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup
Membro Coletado
Intruder 125
*

BM800 - "Kenga" / São Paulo -SP

« Responder #10 : 04-04-2014, 00:05:09 »

Perfeito!!  thumbsup

Sair de casa sempre pensando se irá voltar vivo e inteiro. Como diz um grande amigo meu, policial do Choque: "o medo é a garantia de sobrevivência dos heróis".
Tudo bem com você?!
rodrigorezendes
Só olhando
*

RoW

Re:
« Responder #11 : 04-04-2014, 18:02:09 »

Boas dicas!

De herói o cemitério ta cheio!

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk
Rodrigo Rezende - M800 2014 Preta.
novato.
Só olhando
*

Re:
« Responder #12 : 23-04-2014, 20:50:26 »

Aprender nunca é demais. Obrigado pelas dicas.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
Membro Coletado
Burgman 125
*

« Responder #13 : 08-11-2015, 22:33:43 »

Parabéns pelas dicas, muito uteis. thumbsup
Membro Coletado
Esquentando a Máquina
*

São Paulo - SP Brutale 910S

« Responder #14 : 30-05-2016, 11:34:29 »

Dicas muito uteis  thumbsup thumbsup thumbsup