Páginas: [1] 2 3   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Tutorial: Troca do Regulador de Voltagem  (Lida 7116 vezes)
WTR
Só olhando
*

Boulevard M800

« : 19-06-2014, 13:11:26 »

Olá pessoal, comprei recentemente uma BV M800 ano 2009 e peguei estrada pela primeira vez Imigrantes sentido Baixada, após uns 10 Km de estrada e adorando andar na grandona parei no posto de gasolina por 1 minuto, quando dei a partida a moto não pegava parecia que o motor estava pesado para rodar, na terceira tentativa ela pegou e voltei para a estrada um pouco preocupado com o acontecido. Passou alguns dias e tornou a acontecer outras vezes, sempre depois de rodar um pouco com ela. Em casa com motor frio, liguei a moto e medi a tensão da bateria, verifiquei que estava ok +- 14,3 vdc, "bateria carregando". Um dia a BV me deixou na mão, após dar uma boa acelerada  e chegando ao destino ela começou a querer apagar e foi o tempo para estacionar, apagou de vez e não tinha energia para a partida, só se ouvia a batedeira de rele e acabei chamando um guincho.  Troquei a bateria e instalei um voltímetro no guidão para fazer o monitoramento da tensão, liguei a moto e no voltímetro indicava 14,4volts, até ai tudo bem, fui dar uma volta e mal cheguei ao final do quarteirão a tensão começou a cair e chegou em +- 12volts, neste ponto o sistema elétrico da BV estava consumindo a energia da bateria e logo estaria descarregada, voltei para casa já com dúvidas quanto ao funcionamento do regulador de voltagem.

ATENÇÃO: Testes devem ser feitos; com a queima do Regulador de Voltagem pode danificar o Estator, conectores, bateria e outros. É aconselhável alguém com conhecimentos em elétrica e que tenha instrumentos necessários para os testes.

A seguir o link do vídeo do teste que fiz com a BV parada e monitorando a tensão, é um pouco longo e amador, o ronco do motor não incomoda mais o cachorro! rsrsrsrs.

http://youtu.be/AhvpD7Z430o

Após comprovar que o regulador de voltagem estava avariado, comecei a desmontar conforme fotos a seguir:

Abaixo, esta o link do vídeo com o teste do novo Regulador monitorando a tensão e temperatura do mesmo.

http://youtu.be/QUKZUobn20U

Montagem do novo Regulador de Voltagem, utilizando pasta térmica para melhor dissipação do calor, conforme fotos abaixo:

Resumindo, aparentemente esta funcionando bem, a tensão esta estabilizada em torno de 14,5 volts. Como já foi comentado no fórum, a temperatura de trabalho do regulador é alta e acredito que o original também deva ser, este fato com certeza deve reduzir a vida útil do estator e componentes eletrônicos do regulador de voltagem. Não me lembro de ter lido no BOG este problema na BV M800, mas muitos relatos da BV 1500.

Espero ter ajudado, abraço a todos.

Obrigado. thumbsup
« Última modificação: 22-01-2015, 07:42:12 por Wagner J. Marques » Registrado
Feitos@
Membro Coletado
Intruder 125
*

Quatro rodas movem o corpo!Duas rodas movem a alma

« Responder #1 : 19-06-2014, 18:21:15 »

thumbsup amador???? Você é modesto  thumbsup belo tuto trabalho de profissional thumbsup

Quanto pagou no regulador e onde comprou , deixe o Canal aí pra galera thumbsup

A propósito , para torrar dessa forma será que entrou água ?
Joca
Membro Coletado
Boulevard M1500
*

Bom Jesus dos Perdões - SP

« Responder #2 : 19-06-2014, 19:11:57 »

1a. vez que leio algo dessa natureza com a M800. icon_scratch

Yeah, darling, gonna make it happen.
Take the world in
WTR
Só olhando
*

Boulevard M800

« Responder #3 : 19-06-2014, 20:56:37 »

Olá Feitos tudo bem?

Antes de responder suas perguntas, tenho que confessar que sou seu seguidor, eu fico admirando suas idéias de customização que considero de muito bom gosto, parabéns!!!! thumbsup

Quanto ao regulador de voltagem eu comprei do Getullio da Dakota, http://www.dakotamotosloja.com.br/ paguei R$480,00 + frete, temos outros fornecedores também como Chiaratto, http://www.retificadorregulador.com.br/ e também Wortech http://wortech.negociol.com/  todos eles atendem muito bem dando muitas dicas boas.

Quanto a entrada de água no regulador, pode até ter ocorrido depois que o encapsulamento do circuito "resina emborrachada" do regulador furou em dois lugares devido ao super aquecimento de trabalho.  
Mas acredito mesmo é que uns dos componentes eletrônicos entrou em curto e superaqueceu e rompeu a resina.

Feitos, tenho uma pergunta, você instalou algum instrumento de medida de temperatura do óleo do motor? e onde instalou o sensor utilizou adaptador de rosca?

Abraço.

Wilson
« Última modificação: 19-06-2014, 21:39:05 por WTR » Registrado
WTR
Só olhando
*

Boulevard M800

« Responder #4 : 19-06-2014, 21:04:00 »

Olá Joca tudo bem?

É você tem razão, não dei sorte  dontknow
Membro Coletado
Intruder 125
*

« Responder #5 : 19-06-2014, 22:38:07 »

Olá Feitos tudo bem?

Feitos, tenho uma pergunta, você instalou algum instrumento de medida de temperatura do óleo do motor? e onde instalou o sensor utilizou adaptador de rosca?

Abraço.

Wilson

kabotchá
Membro Coletado
Intruder 125
*

BM800 - "Kenga" / São Paulo -SP

« Responder #6 : 20-06-2014, 02:55:55 »

Caraca Wilson  thumbsup thumbsup thumbsup
Ficou show mesmo!! Parabéns!!
Tudo bem com você?!
Cruel
Burgman 125

« Responder #7 : 20-06-2014, 09:12:50 »

Valeu por postar este relato bem completo com fotos, também irei acrescentar no tutorial para garantir que as imagens não se pecam no tempo, pode ajudar as pessoas em consultas futuras!  thumbsup
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« Responder #8 : 20-06-2014, 09:24:19 »

Maravilha!
Continue nos informando se a pasta térmica tá ajudando!
Luiz
M1500 Red Bull
FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #9 : 20-06-2014, 11:43:36 »

Muito bom mesmo, parabéns, mais um item pra verificar, logo terei que passar parta térmica na cabeça pra ver se esfria.
Este tuto tem que ser fixo.... thumbsup
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
WTR
Só olhando
*

Boulevard M800

« Responder #10 : 20-06-2014, 13:20:43 »

Fico contente por gostarem do post, quanto a pasta térmica com certeza melhora a dissipação, na M800 como mostra nas fotos tem uma base de ferro onde é aparafusado o regulador, este contato mecânico não é perfeito, por este motivo é melhor aplicar a pasta para ter uma transferência de temperatura melhor, verifiquei que todo o conjunto aquece bem, sinal que o calor esta se irradiando para a base metálica e chassi.
Para quem não conhece, a pasta térmica que utilizei é usada em transistores de potência na área de eletrônica, com a mesma função de melhorar a irradiação de calor para o dissipador. A pasta pode ser comprada em lojas de componentes eletrônicos em pequenos potes.
No caso da BV 1500 eu não sei onde o regulador é fixado ou se existe uma base metálica no local.

Abraço a todos. thumbsup
Só olhando
*

//plus.google.com/photos

« Responder #11 : 15-01-2015, 16:50:46 »

confused5 Grande, este tutorial salvo o meu dia em setembro de 2014 na Rod. Bandeirantes. Acabei fazendo tudo o que consta neste tuto, estava indo tudo bem, porém hoje resolvi ir à praia e me deparei com dois problemas, se vc puder me ajudar desde já agradeço.

1) Cheguei a praia, mergulhei, bebi e descansei. Quando fui ligar a moto, esta não pegou de primeira, percebi que no medidor de voltagem (igual ao seu - para monitorar a batera) o painel indicava 13.2, ou seja, não estava carregando, ai dei a partida e acelerei concomitantemente e ela pegou, vc sabe o quê pode ter sido?

2) Quando voltava, já preocupado com este fato, percebi que quando bati nos cento e dez, o medidor de voltagem indicava 17.8. Por que isso ocorre.

Observando que o dia está extremamente quente.

Se puder me ajudar, novamente, obrigado.
Moderador Global
Boulevard M109R Special Edition
*

Belo Horizonte - MG

« Responder #12 : 16-01-2015, 09:16:30 »

Tópico renomeado e fixado como Tutorial.
Excelente contribuição, WTR
WTR
Só olhando
*

Boulevard M800

« Responder #13 : 16-01-2015, 22:50:30 »

Olá Reinaldo.jus, conforme você relatou que a tensão chega a 17,8volts eu recomendo não usar a moto porque poderá queimar componentes eletrônicos do sistema elétrico, ECM e outros, a tensão não pode ultrapassar 14,8volts. Verifique as conexões do regulador de voltagem e conexões da bateria inclusive fusível principal junto ao relê de partida 30 amperes pode ter oxidações nos contatos, também verifique as condições da bateria.
O voltímetro que você instalou esta medindo corretamente? Caso tudo esteja correto é melhor começar a verificar o Estator e Regulador de voltagem. No site do Getúlio tem alguns Tutoriais sobre o assunto que pode te ajudar.

http://www.getulliotambosi.blogspot.com.br/2012/03/problemas-com-bateria-de-sua-moto.html

Não sei se ajudei, o ideal é levar a BV em uma oficina de confiança antes que some mais problemas.
Abraço.

Valeu Wagner J. Marques, obrigado. icon_thumleft
Abraço.

evil5
*Post editado por não estar de acordo com as regras do fórum:
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=970.0
« Última modificação: 18-01-2015, 14:10:13 por AL » Registrado
Feitos@
Membro Coletado
Intruder 125
*

« Responder #14 : 17-01-2015, 17:40:15 »

Troquei o meu a base de troca $190,00 em limeira SP, estabiliza em 14,8  velocidade de cruzeiro e 13,5 em marcha lenta  thumbsup estava assim em 17/18

http://wortech.negociol.com/p255838-retificador-boulevard-800c1500.html
« Última modificação: 17-01-2015, 17:44:46 por Feitos@ » Registrado

Páginas: [1] 2 3   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: