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Autor Tópico: Buell renasce com streetfighter de 185 cv  (Lida 1762 vezes)
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Wagner J. Marques
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« : 12-09-2014, 13:44:08 »

Buell renasce com streetfighter de 185 cv



A Buell está de volta. Encerrada pela Harley-Davidson em 2009 por conta da crise econômica, a fabricante norte-americana ressurge agora com o nome EBR (de Erik Buell Racing) e um line-up focado na esportividade, que inclui a naked 1190SX. Resumi-la assim, no entanto, é errado. O tom esportivo acentuado e a ausência da carenagem integral a encaixa na descrição de uma genuína streetfighter. Termo, aliás, que a EBR já considera obsoleto para sua nova criação. “A classificação streetfighter, que era revolucionária quando chegamos ao mercado pela primeira vez, agora é utilizada para diversos tipos de motocicletas. Então, talvez, o termo apropriado para uma moto como a 1190SX seja ‘superfighter’”, comenta o fundador e responsável técnico da companhia, o próprio Erik Buell.

Com design agressivo, a moto tem visual caprichado, que abusa das linhas angulosas, encontradas no falso tanque e na pequena carenagem em volta do farol quadrado. Embora seja classificado como naked, o modelo usa duas aletas laterais grandes, que escondem grande parte do motor e trazem exaustores para auxiliar no arrefecimento. Já na rabeta alta, o minimalismo da lanterna e piscas na mesma estrutura do suporte de placa a aproximam mais de uma superesportiva, assim como o assento bipartido.

Elementos conhecidos como marca registrada das motos desenvolvidas por Erik Buell também estão lá, como o quadro de alumínio mais robusto nas laterais, que traz integrado o tanque de combustível com capacidade para 17 litros. E, claro, o disco de freio perimetral, que ocupa boa parte da roda dianteira e é mordido por oito pistões.

Potência bruta

Ao elevar em conta a motorização, o termo criado por Buell pode não ser exagero. A 1190SX está equipada com o propulsor ET-V2, que como o nome diz, tem dois cilindros em “V” a 72° com 1190 cm³. Graças à arquitetura favorita dos norte-americanos, a moto tem bastante torque. O máximo é de 14 kgf.m disponíveis nos 8.200 giros. Já a potência impressiona. São 185 cavalos entregues a 10.600 rpm.

O segredo do motor gerar tanto torque e potência juntos, segundo a EBR, é o fluxo do ar, que forma uma espécie de redemoinho na câmara de combustão chamado CSI (Controlled Swirl Induction). Ainda de acordo com a marca, o sistema também otimiza a economia de combustível e reduz a emissão de poluentes. Há ainda um segundo ressonador no escape, que ajuda a aumentar a potência em médios regimes de giro e a cumprir regras de emissões de ruídos.

Na parte ciclística, a 1190SX não faz feio. A moto conta tem disco de freio traseiro único de 220 mm de diâmetro, que auxilia o perimetral dianteiro de 386 mm de diâmetro. A suspensão dianteira tem garfo invertido (upside-down), enquanto os choques na balança são absorvidos por um monoamortecedor com link. O peso também é semelhante ao de uma superbike: são 205 kg em ordem de marcha.
Contudo, a “superfighter” da EBR se destaca no segmento por outro motivo além do desempenho e do estilo. Indo na contramão das suas concorrentes no segmento, a 1190SX restringe a eletrônica embarcada ao controle de tração. Mesmo com as 21 opções de ajuste, o sistema é o único auxílio tecnológico que o piloto tem para domar a moto, que dispensa modos de pilotagem, controle de wheeling e até mesmo freios ABS. A 1190SX está disponível nas concessionárias dos Estados Unidos nas cores branca, preta e vermelha por US$ 16.995, que equivalem a aproximadamente R$ 40 mil.

O sonho de Erik Buell
A Buell Motorcycles surgiu em 1983 por conta do sonho de seu criador: produzir uma moto esportiva genuinamente norte-americana. Mais tarde a ideia acabou fazendo sentido também para a Harley-Davidson, da qual Erik Buell havia sido funcionário. Em 1998, a marca de Milwaukee comprou a Buell e os frutos desse negócio foram modelos exóticos, como a naked XB12 Lightning e a bigtrail Ulysses, que chegaram a desembarcar no Brasil.

No entanto, tudo se desfez em 2009, quando a Harley decidiu fechar a marca Buell por conta da crise econômica que abateu os Estados Unidos no ano anterior. Seu fundador, entretanto, não ficou parado e criou a Erik Buell Racing (EBR), focada em motos de competição ainda em 2009. Dois anos depois, a marca já tinha a superesportiva de rua 1190RS, com produção de apenas 100 exemplares agendada para começar no ano seguinte. Em 2013 foi anunciada a compra de exatos 49,2% da EBR pela indiana Hero MotoCorp, que também desenvolve modelos em parceria com a fábrica norte-americana. 

Fonte:
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/buell_renasce_com_streetfighter_de_185_cv-80355.html
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FABRFERR
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« Responder #1 : 12-09-2014, 14:03:25 »

Linda moto....
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...prefiro trovar com um boi do acostamento que discutir com os burros do trânsito.
Sandman
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« Responder #2 : 12-09-2014, 14:14:08 »

Bela máquina...
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""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
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« Responder #3 : 12-09-2014, 14:15:32 »

Ficou muito bonita.
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Abraços,


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Luiz
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« Responder #4 : 12-09-2014, 14:33:20 »

Gostei não...muito cheia de ponta, deu um visual meio confuso...
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Luiz
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« Responder #5 : 12-09-2014, 14:49:39 »

Ta parecendo meio cópia da DUKE da KTM  confused5

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Beto Soares
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« Responder #6 : 12-09-2014, 20:54:40 »

Bela Maquina, mas ainda prefiro o estilo custom thumbsup thumbsup
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kabotchá
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« Responder #7 : 13-09-2014, 02:11:11 »

Olha o tamanhinho do disco dianteiro... glasses2
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Johnnie
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« Responder #8 : 15-09-2014, 17:03:05 »

Bruta. thumbsup
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adriano1984
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« Responder #9 : 15-09-2014, 23:13:17 »

bonita. só não precisa desse disco ai enorme .. tongue3
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O caminho nunca é longo demais,quando um amigo nos acompanha.
DFIERZ
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« Responder #10 : 16-09-2014, 09:40:14 »

Precisa sim... imagina para parar esta menina!!!!  angel4
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kabotchá
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« Responder #11 : 16-09-2014, 13:10:24 »

Para quedas traseiro seria mais eficiente...kkkkkkkkkk
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