Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Ventoinha na C 1500  (Lida 5037 vezes)
flaviomedcon
Só olhando
*

« : 17-11-2014, 12:10:22 »

Alguém já tentou instalar uma ventoinha no radiador de óleo da C 1500?
Estou procurando uma que caiba no espaço atrás do radiador.
Quando conseguir finalizar, dou as dicas. Ache que fará bom efeito na refrigeração das grandonas. Talvez até parem de queimar estator.
Abraços,
Flávio - RJ
« Última modificação: 24-11-2014, 07:37:17 por Wagner J. Marques » Registrado
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

« Responder #1 : 17-11-2014, 12:23:27 »

Sei não, já roda a tanto tempo assim, tem que ter uma temperatura de trabalho ideal, se refrigerar demais também atrapalha..
Alguém foi muito bem pago para dimensionar isso e projetar esse sistema na motoca e calcular a temperatura ideal de funcionamento. Eu não o faria. O extrator é um provável erro de projeto não assumido, pois da m toda hora.  dontknow

Boa sorte
Ex-M800
Ex-Shadow 600
flaviomedcon
Só olhando
*

« Responder #2 : 17-11-2014, 15:18:49 »

Acontece que ando diariamente no trânsito pesado e isso faz a temp. subir muito, razão pela qual já queimei estator 4 vezes. É claro que quem só anda em estrada não precisa. E colocando um interruptor, só ligarei quando precisar. Abraço.
Só olhando
*

c1500 linda linda linda!

« Responder #3 : 22-11-2014, 21:17:27 »

Ai Flavio,
Comprei uma ventoinha em uma loja de eletronicos, o tamanho dela e' aproximado ao espaco por de traz do radiador de oleo. So' preciso saber se aguentara as altas temperaturas geradas pelo motor
Penso em liga-la em um interruptor, para que em transito pesado, principalmente em dias muito quentes, ajude a baixar a temperatura do oleo.
Assim que possivel farei a instalacao e posto aqui os resultados
melhor um dia ruim de moto, do que um bom de trabalho!
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

« Responder #4 : 24-11-2014, 08:47:10 »

Eu ia sugerir comprar a ventuinha de uma m800 ou de uma shadow, que tem todos os parâmetros para aguentar temperatura e tempo. Adaptar um interruptor (facil) e o suporte (mais complexo). Só não sei qual a distância do radiador com o motor e o quadro se da no tamanho..  dontknow
Essas de eletrônica não aguentam a temperatura e tempo. Ainda mais se for carenagem plastica.
Ex-M800
Ex-Shadow 600
Nishida
Só olhando
*

c1500 linda linda linda!

« Responder #5 : 24-11-2014, 20:22:44 »

Caro amigo hvidal,
So' tem um jeito de saber se vai dar certo ou nao,
Fazendo! So' preciso de tempo, farei testes com termometro digital com a ventoinha ligada e desligada em transito pesado, se a ventoinha derreter te aviso!
Abraco
melhor um dia ruim de moto, do que um bom de trabalho!
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

« Responder #6 : 25-11-2014, 07:44:53 »

Vai por mim, se a ventoinha for a plastica vai virar uma pasta no seu radiador e vc pode até mesmo ter um prejuizo arrumado por isso. Se derrete o plastico no radiador prepara seu bolso pra trocar ele. Vai ter que morrer uns 6k pra trocar esse radiador.

Se for assim sugiro não fazer

Se for carenagem metalica não corre o risco de derreter material no radiador.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594267059-ventoinha-do-radiador-suzuki-boulevard-m800-_JM

Conselho foi dado  dontknow, boa sorte ai.  thumbsup
Ex-M800
Ex-Shadow 600
AL
Fundador
Boulevard M800

Americana - SP

« Responder #7 : 25-11-2014, 08:48:19 »

Nessa sou obrigado a concordar com o Vidal. Se colocar ventoinha de PC lá, vai dar merda.

Eu tenho uma miliquina agora, andei na cidade com ela. Ela dá uma esquentadinha razoável. Não chega a ser igual uma Hargley tongue3 laughing7 mas esquenta bem.
Abraços,

AL
Suzuki Boulevard C1500 '08 Branca e Prata - Adele
Hell
Fundador
Boulevardossaurus Rex !!!

« Responder #8 : 26-11-2014, 10:31:43 »

A idéia é abaixar a temperatura para diminuir a chance de dar pau no estator. Mas acrescentando mais coisa ligada na elétrica da moto não vai consumir mais e faze-lo trabalhar mais?

Me parece 6 por meia dúzia... dontknow
BOG - Irmãos de Alma e Estrada
flaviomedcon
Só olhando
*

« Responder #9 : 06-12-2014, 19:23:50 »

Achei uma ventoinha de 140 mm com uma boa vazão e velocidade do ar. Ela trabalha a até 70º C e custa barato. Vale a pena fazer a experiência. Quando comprar e instalar vou postar o resultado.
Abraços.

Amigo Hell, o consumo elétrico é muito pouco perto do benefício da refrigeração. Vai valer a pena. Pode ter certeza disso.

evil5
*Post editado por não estar de acordo com as regras do fórum (posts consecutivos caracteriza flood):
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=426.msg9108#msg9108
« Última modificação: 07-12-2014, 12:22:04 por AL » Registrado
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

« Responder #10 : 07-12-2014, 07:00:41 »

Não esquece que o motor trabalha bem acima de 70°. Não tenho certeza, mas o motor em temperatura ideal de trabalho se não me engano e em torno 90°.  Acho arriscado usar uma ventoinha que não seja apropriada para está finalidade, mesmo que seja uma adaptação. 

enviado do phone...

Ex-M800
Ex-Shadow 600
flaviomedcon
Só olhando
*

« Responder #11 : 07-12-2014, 18:55:57 »

Acho que se colocarmos pela frente do radiador, não corre o risco de superaquecer.
Só olhando
*

« Responder #12 : 02-02-2015, 11:06:03 »

Instalei ventoinha de pc na frente do radiador. Não aqueceu, mas tb não adiantou quase nada. O fluxo de ar é muito pouco para refrigerar o radiador. Só instalando mesmo uma para moto, verificando antes de comprar o espaço e a fixação. Abraços.
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #13 : 02-02-2015, 11:39:02 »

Mas é claro que não iria dar certo mesmo.
A ventoinha de computador não iria fazer nem cócegas num radiador de motor...
Acredito que a ideia da ventoinha de computador seria para resfriar o estator, não o motor...

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
DFIERZ
Conselho
Boulevardossaurus Rex !!!
*

BOG - Irmãos de Alma e Estrada - AD SUMUS!!!!!

« Responder #14 : 02-02-2015, 12:02:04 »

icon_scratch sério.  tongue3 não entendi realmente o sentido disto!
Irmãos de Alma e Estrada!

Nós que cá estamos, por vós esperamos!   
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: