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Autor Tópico: Ventoinha na C 1500  (Lida 6462 vezes)
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AL
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« Responder #15 : 02-02-2015, 12:08:26 »

Mas o estator fica parafusado para dentro do bloco tomando banho no óleo. Como é que colocaria uma ventoinha lá dentro soprando nele? icon_biggrin
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« Responder #16 : 02-02-2015, 12:37:20 »

 tongue3 taí... continuo sem entender o sentido das coisas aqui...
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Sandman
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« Responder #17 : 02-02-2015, 13:33:01 »

Sei lá, mesmo porque não conheço bem a particularidades da C1500.
Mas uma coisa é lógica, ventoinha de computador nunca resfriaria um radiador mesmo que pequeno e de óleo.
Não tem vazão suficiente para isso.
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""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
AL
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« Responder #18 : 02-02-2015, 13:48:26 »

Acho que o que você quis dizer, Sandman, é que talvez pudesse colocar a ventoinha no retificador, que é externo, mas mesmo nesse caso a adaptação de colocá-lo na frente da capa da bateria surtiria mais efeito.

Quanto a ventoinha no radiador de óleo, teria que ser adaptação com uma veicular mesmo, de outra moto. Mas o motor nunca foi problema com as temperaturas, o problema maior é o resfriamento da parte elétrica, nesse caso a troca por um retificador Mosfet é mais eficiente do que o resfriamento do óleo.

A ventoinha veicular provavelmente não vai caber entre o cilindro e o radiador de óleo, então teria que colocá-la do lado de fora, entre o radiador e o garfo. Só que aí, quando ela ligar, vai ser um jato de ar quente subindo pelas canelas até o saco que vai ser de matar.

Mas não desincentivo nada, às vezes destas ideias malucas saem coisas muito boas. icon_biggrin

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flaviomedcon
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« Responder #19 : 10-02-2015, 13:50:15 »

Prezado amigo Sandman, como resfriar o estator, se este se encontra dentro do motor?
A tentativa era mesmo para o radiador de óleo. Os estatores queimam devido à alta temperatura do óleo. Daí esta tentativa. Se desse certo todos aplaudiriam e copiaram. Uns tentam fazer alguma coisa, outros não tem conhecimento para tal, apenas criticam sem saber o que dizem.
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FRANKLIN
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« Responder #20 : 10-02-2015, 20:19:34 »

E aí Flavio, tirou alguma foto?

Poderia ter feito um tutorial para vermos o desenvolver da sua idéia, fiquei curioso como instalou e fixou a ventoinha, como fez com a diferença de voltagem...

Fico no aguardo caso tenha algumas fotos.

 thumbsup thumbsup thumbsup
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flaviomedcon
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« Responder #21 : 12-02-2015, 12:45:48 »

Não tirei foto ainda. Não tem problema de voltagem. A ventoinha tb é 12 volts. Mas, mesmo colocando a ventoinha de pc com a maior vazão de ar encontrada no mercado, ficou insuficiente. Tem que ser mesmo para moto. A da shadow ou da hayabusa ou outras servem, porém tem que se adaptar a fixação no quadro. Existe ainda um problema. O certo é a ventoinha ficar atrás do radiador, porém os tubos da estrutura do quadro não permitem que a ventoinha fique encostada no radiador, como deveria. Neste caso, tem que ser verificado se a ventoinha, ficando por trás do quadro, vai caber entre este e o cilindro dianteiro. Caso nada disso possa ser feito, a única maneira é a instalação pela frente do radiador. Esta instalação funcionaria, mas existe o perigo de, em funcionamento, bater em qualquer coisa, inclusive objetos vindo da rua. Mas de qualquer forma, vale a tentativa para diminuir a temperatura do motor e consequentemente do estator, que é o tema em questão.     
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« Responder #22 : 12-02-2015, 13:05:38 »

No caso a ventoinha iria ajudar mais no trânsito, porquê na estrada o próprio vento que pega já seria suficiente.

Você chegou a trocar o R/R por um do sistema Mosfet? Se fizer isso e colocar ele na frente, ele trabalha resfriado e o novo estator F11 aguenta sem problemas trabalhando com ele.

Acho que para colocar a ventoinha entre o radiador e o cilindro, vai ter que adaptar e reposicionar o radiador. Aí vai ser meio osso.

Mas se tiver qualquer outra novidade conta aqui. thumbsup
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CARLAOLIMA
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« Responder #23 : 11-05-2015, 20:52:50 »

OLÁ, AMIGOS, BOA NOITE. TEMOS ALGUMA NOVIDADE SOBRE A INSTALAÇÃO DA VENTOINHA NA C1500???
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« Responder #24 : 12-07-2015, 15:28:18 »

AMIGOS, BOA TARDE. ACABEI DE COMPRAR ESTA VENTOINHA: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677633452-ventoinha-radiador-para-motocicletas-_JM#redirectedFromParent
ELA TEM 14x5CM DÁ CERTINHO NO NOSSO RADIADOR, QUANDO EU INSTALAR VOU POSTAR FOTOS. O VENDEDOR ME DISSE QUE ELA É DA R1.
GRANDE ABRAÇO!!
« Última modificação: 12-07-2015, 18:25:32 por Wagner J. Marques » Registrado

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« Responder #25 : 22-12-2015, 12:48:04 »

Cara, deu certo a ventoinha?? Estou com problema sério de aquecimento com a minha moto...
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João Silva
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« Responder #26 : 04-01-2016, 09:55:32 »

Nem sabia que dava pra fazer isso!!!

To curioso, deu certo?
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« Responder #27 : 06-07-2016, 16:02:21 »

Mais um curioso aqui.
É que uso a minha LC 1500 para ir ao trabalho às vezes (procuro não deixar a moto ficar mais de três dias sem rodar) e pego um pouco de trânsito. Uma ventoinha talvez ajudasse a resolver o aquecimento, típico de máquinas com vocação estradeira.
Deu certo a ventoinha da R1 na C1500?

Abraços a todos.
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c1500 linda linda linda!


« Responder #28 : 30-09-2016, 17:25:21 »

Um remapeamento da injeção ajuda a diminuir a temperatura de funcionamento do motor.
no grupo de whatsapp "OFFICIAL BOULEVARD" alguns integrantes  instalaram ventoinha no radiador de oleo, eu acho que em transito pesado pode ate ajudar, mas em velocidade tenho minhas duvidas, sem contar no trabalho extra do estator/retificador, itens sensiveis em nossas motos
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« Responder #29 : 03-10-2017, 10:52:36 »

Bom dia Pessoal
Eu coloquei uma ventoinha na minha C1500
O verniz da fiaçao do estator suporta ate 120-140 graus.
Apartir dai ele perde a capacidade de isolaçao e entra em curto queimando tambem o retificador.
Como o estator é refrigerado pelo oleo do motor,se o oleo esquentar demais o estator  entra em curto.
Quando estamos no para e anda do transito pesado,nao temos vento no radiador de oleo.
Por isto, lendo o historico deste interessante blog,resolvi colocar a ventoinha.
Mesmo ela nao estando perfeitamente colada no radiador,quando ligo sai um vento quente.
Colocando a mao no radiador antes e depois de ligar, a diferença de temperatura é grande.
Portanto eu aconselho colocar,quando entro no transito urbano eu ligo ela.
Faz um mes que coloquei, minha moto esta toda original(estator e retificador).
Um fator que deve ser observado é a potencia da ventoinha, a minha tem 30 watts.
Normalmente ventoinha de PC é 10 watts e nao gera vento suficiente.
A minha ventoinha comprei no Mercadolivre , é a mesma que oferecem para radiador de KTM e outras motos de enduro.
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