Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Dicas de pilotagem na chuva  (Lida 1710 vezes)
Brant
Conselho
Intruder 125
*

FE NA VIDA E BORA PRA ESTRADA !

« : 21-03-2015, 09:10:15 »

Bom dia BOGueiros ! Sou bebê ainda nesse mundo (mas alguns ja nao sabem se estou na moto ou a moto esta em mim!! ) pilotei na chuva uma unica vez, na cidade e por infortunio... a chuva me pegou no meio do caminho. Não foi algo muito agradavel: primeiro porque motoristas (generalizando) não respeitam nossas meninas e não sei em outras praias, mas aqui em BH não tem semaforo, tem grid de largada e só pilotos no transito buscando um lugar no podio! Enfim, busco umas dicas de pilotagem na chuva. Na guia de pesquisa so encontrei topicos sobre capas, o que ja ajudou bastante. No you tube tbm tem alguma coisa, porém onde pode ser melhor buscar informação? Net ou no centro dos melhores boulevarianos do pais ??? Conto com o help dos veteranos ai ! Abs
« Última modificação: 23-03-2015, 08:22:01 por Wagner J. Marques » Registrado

“Confia os teus caminhos ao Senhor, e Ele te susterá” (Sl 55:22).
FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #1 : 21-03-2015, 12:36:43 »

Não sei se ajuda, tirei de outro blog.

O começo da chuva
Um belíssimo dia, um passeio gostoso, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo.
Que chuva…Hein???
Pilotar uma moto é um prazer enorme. Unanimidade em pilotar debaixo de chuva, Todos odeiam.
O texto abaixo lhe dará dicas valiosas que aumentarão sua segurança, tentando lhe proporcionar mais prazer quando estiver pilotando debaixo de chuva.
veja abaixo 9 dicas de como pilotar na chuva em segurança.

O que fazer?
Tudo é muito simples, “decore e assimile” as dicas abaixo, de tal forma que quando o evento acontecer você possa agir instintivamente.

1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto, mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente.
2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos.
4) Mantenha o farol aceso o tempo todo, isso irá melhorar sua visão um pouco, mas quem vem atrás terá uma boa visibilidade da sua moto devido às luzes da lanterna traseira.
5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado.
6) Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” o erro dos outros.
7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo.
Cool Cuidado com os “pneus de chuva” vendidos no mercado, eles dão uma falsa sensação de segurança. Ninguém pode garantir qual a conduta da moto debaixo de chuva, pois há inúmeras variáveis a serem analisadas (tipo de moto, piso, quantidade de água, condições locais, forma de condução do piloto etc.).
9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.

Cuidados ao pilotar na chuva
Written by Rômulo Provetti

O primeiro mandamento: diminua a velocidade logo que começar a chover.
No caso de aquaplanagem (deslizamento do pneu sobre camada de água), a primeira coisa a fazer é desacelerar, não acionar os freios e não virar a direção, até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista, permitindo virar ou frear a moto. Essa manobra não é fácil de realizar, ainda mais para condutores não treinados, por isso, diminua a velocidade sempre que a pista estiver molhada ou com poças, para evitar correr esse risco.
À noite, evite olhar diretamente para os faróis dos veículos que estiverem vindo na direção contrária A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva na viseira, o que prejudica sua visibilidade.
Acione os freios de forma suave e progressiva, e sempre com antecedência. Uma freada forte pode travar as rodas, fazendo com que elas percam o contato com a pista. Além disso, pisando com antecedência, mesmo que suavemente, você avisa quem vem atrás que será preciso diminuir a velocidade.
Aumente o cuidado nas ultrapassagens. E sempre sinalize, para que o outro veículo saiba o que você vai fazer.
Tenha um cuidado especial se estiver com os sapatos molhados. Seu pé pode escorregar na hora de pisar em um dos pedais.
Manutenção preventiva. Na chuva, a diferença entre uma moto em bom estado e uma que requer conservação é mais gritante.
Pneu careca não consegue manter um bom atrito com a pista, mesmo quando o chão está seco. Troque os pneus antes que eles cheguem a este estado. E faça a calibragem toda semana.
« Última modificação: 21-03-2015, 12:40:06 por FABRFERR » Registrado

...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
Brant
Conselho
Intruder 125
*

FE NA VIDA E BORA PRA ESTRADA !

« Responder #2 : 21-03-2015, 12:47:47 »

Valeu FABRFERR!  Ajudou sim! Bom findis ae
“Confia os teus caminhos ao Senhor, e Ele te susterá” (Sl 55:22).
bruno.tadeu
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP

« Responder #3 : 21-03-2015, 13:58:56 »

Para aprender a pilotar na chuva, é só andar na chuva... tongue3 tongue3 tongue3

Brincadeiras a parte, andar na chuva em grandes cidades é muito complicado e requer o dobro ou triplo da nossa atenção, ainda mais se andar em corredores entre veículos.

O segredo é ter sempre uma boa capa em mãos, alem da luva e botas itens importantes. Alem disso sempre estar com a viseira limpa, utilizo os produtos para não embaçar internamente e cristalizar na parte externa. Porque, independente da chuva, seja ela fraca ou forte, acho que não tem pior sensação de cegueira com o capacete embaçado e a viseira cheio de água. Sofro muito com isso, pois ainda uso óculos, ae piora tudo.

Na hora de conduzir, não abusar na velocidade, fazer curvas com a maior calma e evitar faixas de pedestres (faixas brancas muito escorregadias).

Alem de usar  a buzina com parcimônia. thumbsup

FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #4 : 21-03-2015, 14:34:02 »

Parcimônia.. tongue3 tongue3
Santa parcimônia angel4
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
kabotchá
Membro Coletado
Intruder 125
*

BM800 - "Kenga" / São Paulo -SP

« Responder #5 : 22-03-2015, 02:55:59 »

Tópico interessante!

Eu gosto de pilotar na chuva. Mas acho que dá para acrescentar algo nesses textos ainda.

- Muita gente cai de bobeira em baixíssimas velocidades, tipo virando esquinas. Em muitos cruzamentos secundários, as valetas são de paralelepípedos, e o grau de inclinação ao fazer qualquer curva em pista molhada, deve ser muito menor do que em pista seca. E o problema é que vc vem em asfalto e não se liga a tempo em mudanças de pisos, nessas esquinas.

- Outro grande perigo são as placas de aço que cobrem as valas de obras viárias. Um amigo meu caiu a 30 km/h com a mulher na garupa, e quebrou a clavícula (escápula), tombo besta.

Nesses dois casos, estar sempre atento em mudanças repentinas de aderência é muito importante.  thumbsup
Tudo bem com você?!
adriano1984
Membro Coletado
Intruder 125
*

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #6 : 22-03-2015, 09:56:21 »

isso ai japa complementando se atente a frear com o traseiro sempre freie mais leve com o da frente na chuva pq se trava e chão! thumbsup
O caminho nunca é longo demais,quando um amigo nos acompanha.
X@VIER
Membro Coletado
Burgman 125
*

Liberdade, Irmandade e Respeito

« Responder #7 : 22-03-2015, 10:51:27 »

laughing4 laughing4
Membro Coletado
Burgman 125
*

Santos - SP

« Responder #8 : 22-03-2015, 15:54:44 »

Muito bacana as dicas... Eu também agradeço as orientações por ficar bem desconfortável em pilotar com chuva.

thumbsup
Esquentando a Máquina
*

Gordinha => Boulevard M800 Preta

« Responder #9 : 23-03-2015, 09:32:33 »

Saudações!

Agradeço também o compartilhamento de informações pois ainda tenho bastante receio de andar na chuva. Por mais que não esteja acontecendo, tenho a sensação constante que na menor curva a moto irá derrapar e "perder o pneu" causando a queda.

Na minha humilde opinião acho que esta sensação de medo acaba sendo bem benéfico pois causa maior precaução na condução também! Quanto mais confiança (não é regra é claro) mais a possibilidade de abusarmos.

Uma pequena observação da minha parte, pois quase caí por causa disso, é também a faixa amarela de divisão da pista ou a branca de pedestres quando parar a moto sob elas, ao colocar o pé no chão o meu escorregou e por pouco não consigo segurar a moto e recuperar o equilíbrio. Seria um tombo besta parado, mas o bastante para já causar alguns desgostos!

Abraço.
Fernando S. Jaconete
Boulevard M800 Preta 2007
Luiz
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« Responder #10 : 23-03-2015, 10:57:51 »

Velho, se estiver muito ruim, inseguro e sem pressa; para a moto e espera.
Luiz
M1500 Red Bull
João Silva
Mobilete
**

Rumo ao X Nacional

« Responder #11 : 23-03-2015, 11:26:05 »

Muito boas as dicas!!!
Ainda mais neste mês!!! ja tomei chuva duas vezes.
Realmente o importante é se sentir seguro e com os sentidos na ativa.
Boulevard C1500 Preta

Iperó - São Paulo
Chandrews
Membro Coletado
Esquentando a Máquina
*

São Paulo - SP Brutale 910S

« Responder #12 : 30-05-2016, 11:34:04 »

Muito boas as dicas.  thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« Responder #13 : 30-05-2016, 17:13:14 »

E cuidado também com as faixas de pedestres e aquelas que dividem as pistas. É sabão puro!
Luiz
M1500 Red Bull
umartins
Mobilete
**

« Responder #14 : 30-05-2016, 20:31:36 »

Pilotar na chuva não é nada agradável !
Em caso de dúvida ou se bater a insegurança, não pense duas vezes: pare e espere a situação melhorar.

abs a todos !
 thumbsup

Ulisses - Niteroi - RJ
Boulevard M800 - 2015/2016
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: