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Autor Tópico: Tutorial: Trocas das Pastilhas de Freio  (Lida 1415 vezes)
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kabotchá
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« : 22-03-2015, 05:29:50 »

Falaê galera, pensei em postar no tópico de pastilhas de freio, mas para que ele não se perca com o tempo preferi abrir um novo. Detalharei os passos partindo do princípio de que leigos estarão vendo. Também não sou expert, então qualquer besteira que eu possa estar dizendo, por favor me corrijam.

Levei cerca de 30 minutos, tirando fotos e tal, bem na boa mesmo, mas dá para fazer essa troca em uns 20 minutinhos. Aprendi vendo vídeos de trocas de outras motos, e para a M800 mudam pouca coisa.

Ferramentas: 01 Chave de boca 14mm e 01 Alicate de bico

Em primeiro lugar verifique o nível do seu fluido de freio. Conforme as pastilhas vão se desgastando, naturalmente o fluido deverá baixar no reservatório, pois o sistema necessitará de mais líquido para empurrar as pastilhas ao encontro do disco. Logo, se a regulagem do seu manete de freio já estiver no máximo e o fluido estiver abaixo do "lower", isso já é um bom indício de que está na hora de trocar as suas pastilhas. Tem gente que ao ver o nível do fluido baixo, completa o reservatório sem notar se as pastilhas já estão bem gastas. Aí na hora da troca, ele deverá "sangrar" o excesso desse fluido, o que dará mais trabalho. No meu caso nem precisei fazer isso.

Bom, solte e retire os parafusos 14mm circulados na foto abaixo. Antes de desencaixar a pinça do disco, pressione o local indicado contra o próprio disco de freio para que os dois êmbolos (pistões) voltem para a posição inicial de pastilhas novas. Ao pressionar a pinça, você sentirá ele afundando em direção ao disco e o fluído de freio retornando ao reservatório como na foto.

OBS: Em nenhum momento aperte o manete do freio sem terminar o serviço, pois você irá devolver todo o fluido pro sistema e poderá ter problemas para empurrar os pistões para o lugar deles.



Agora, desencaixe a mangueira da presilha, conforme as setas vermelhas nas fotos abaixo. A última foto mostra a mangueira desencaixada, mas tomando cuidado com o outro cabo que passa por fora da presilha (setas amarelas). Se for o caso, corte o tire-up (enforca gato) para ficar mais fácil. Perceba também que a pinça já está fora do disco.



Na primeira foto, você já consegue ver as pastilhas gastas, e na outra foto, já sem as pastilhas, dá para ver os dois êmbolos. Note que eles ainda estão um pouco saltados para fora. Com a pastilha velha ou nova, encaixada na pinça, empurre o restante do embolo para dentro, se não você terá problemas ao encaixar a pinça no disco de freio com as pastilhas novas.



Agora você vai precisar sacar o pino que segura as pastilhas na pinça. Deixei 3 fotos indicadas com as setas em vermelho, para você ver que pino é esse.
Pegue o alicate de bico e retire o grampo, indicado pela seta amarela. É ele que trava o pino. É meio chato para tirá-lo mas com jeito sai. Se entortar não tem problema, desentorta no alicate mesmo e recoloca o mesmo.

Quando retirar o grampo, o pino sairá facilmente. Retire na direção da seta verde.



Bom, nessas duas fotos abaixo, já dá para perceber o pino sacado da pinça, e as pastilhas novas. Para retirar as pastilhas velhas, é só sacar o pino. Ah, a pastilha mais comprida, vai presa também em um eixo conforme a seta amarela. Eu tive que dar uma forçada na hora de encaixar a pastilha nova, pois ela estava com crostas de pó de pastilha velha mas deu certo.

Note também a pastilha menor apoiado no embolo. Como eu disse anteriormente, empurre o máximo possível para dentro, para dar espaço suficiente para o disco entrar entre as duas pastilhas, pois já se percebe a diferença de espessura.

Após substituir as pastilhas, recoloque o pino e o grampo. Procure deixá-lo apertado para que ele não se solte.



Recoloque a mangueira na presilha de volta e encaixe a pinça no disco, conforme as primeiras fotos do tutorial. Recoloque e aperte os parafusos 14mm. Bombeie o manete algumas vezes para que o fluido volte ao sistema e o freio volte a funcionar. Nunca esqueça disso. Se sair com a motoca para testar o freio antes de fazer isso... laughing4 vai testar literalmente com a testa, em algum lugar.... angel4

Nas fotos abaixo, a diferença entre as pastilhas velhas e as novas e a pinça com as pastilhas novas recolocada.



É isso aí galera, e o mais importante:

Isso aí é freio, se não se sentir seguro de fazer em casa, não faça!! Se tiver dúvidas pergunte! Tem uma galera bem legal por aqui que sempre tem algo a acrescentar e terá todo o prazer em ajudar. Se resolver fazer em casa, teste com segurança, devagar, antes de sair a toda.


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Sandman
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« Responder #1 : 22-03-2015, 09:11:47 »

Muito bom, parabéns!
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""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
adriano1984
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« Responder #2 : 22-03-2015, 09:45:33 »

saiuuuuu tongue3 muito bom japa ! icon_rr
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« Responder #3 : 22-03-2015, 11:08:52 »

Parabéns, show de bola de tutorial  thumbsup
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« Responder #4 : 23-03-2015, 08:26:13 »

Muito bom!
Obrigado por compartilhar.  thumbsup
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« Responder #5 : 23-03-2015, 10:56:34 »

 thumbsup thumbsup thumbsup
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Abraços,


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« Responder #6 : 23-03-2015, 16:48:15 »

Opá.....ta explicado o motivo da chuvarada, saiu o tuto tão esperado, parabéns Kabotchá..
Cruel já coloca no guia... thumbsup
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...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
Macedo
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« Responder #7 : 23-03-2015, 18:41:18 »

Parabéns André. Muito bom.

 thumbsup thumbsup
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« Responder #8 : 08-04-2015, 08:23:34 »

Opa, Tutorial bacana!

Valeu  thumbsup
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casarica
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« Responder #9 : 08-04-2015, 09:17:40 »

Caraca hein Kabotcha! ficou show seu tutorial. Parabéns! ganhou uma estrelinha na agenda!  thumbsup
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bruno.tadeu
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« Responder #10 : 08-04-2015, 10:19:28 »

1° coisa útil que ele fez até agora.  angel4

Parabéns kabotcha!!!  thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup
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adriano1984
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« Responder #11 : 08-04-2015, 11:48:44 »

 laughing4 laughing4 tongue3
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kabotchá
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« Responder #12 : 09-04-2015, 04:12:12 »

 thefinger thefinger thefinger laughing4 laughing4 laughing4
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Bacamarte
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« Responder #13 : 09-04-2015, 10:39:45 »

Bacana!! thumbsup

Não só o passo-a-passo como também as dicas. Didático e objetivo.

Abraço
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kabotchá
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« Responder #14 : 09-04-2015, 12:43:36 »

Valew pelo incentivo, galera!! O prazer de retribuir o que aprendi por aqui, sobre as nossas motocas, não se mede. E de bônus ganhei bons amigos de motoca. Quero mais nada não glasses2 glasses2 thumbsup thumbsup
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