Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Primeiras impressões e problemas.  (Lida 12041 vezes)
allysson
Esquentando a Máquina
*

Campinas / SP

« : 20-05-2015, 22:38:45 »

Olá Pessoal,

Já me apresentei na sessão correta do Fórum agora vem a parte do porquê ter chegado até aqui...
Comprei minha BC 1500 (Dafne) em Outubro/2014 já com 38K rodados. A moto estava linda e no que bati o olho já vi que seria minha. Pneus faixa branca, alforjes, sissy bar, "párachoques" e um cuidado muito bom o antigo dono teve com ela.
Vamos lá, primeiras impressões:

• O torque dela é animal!  laughing4
  • A moto é linda e por onde passa atrai olhares.  icon_smile
  • A distância para o guidão é muito grande.
  • Banco original muito duro. (mas qual não é? tongue3)

Aqui vale um esclarecimento, minha moto anterior era uma Mirage 250 (Jezebel). Só para ter uma idéia da minha base de comparação.
Com relação à distância para o guidão, tenho 1.8m e ficava esticado o tempo inteiro. Como o banco estava ruim, resolvi trocar por outro e achei um que já vinha com encosto para o piloto. Melhorou a posição de guiar mas ainda não estava 100%. Então pesquisei, pesquisei, vi uns relatos aqui no fórum e comprei um par de suportes alongados no AliExpress...

Meo Deos! Porque não fiz isso antes? Na listas de MUSTS da BC 1500 deveria ter isso, instalar alongador. Muda da água pro vinho.  icon_smile
Enfim, a moto é excelente. Leva você e quem você quiser para onde for sem maiores esforços. Ótima para viagens aqui no interior de SP.

Bem, agora os problemas. Sofri muito com a Jezebel e seus problemas elétricos. O tempo todo uma bobina aqui, um sensor ali, um estator acolá. Li que as BCs tinham algo parecido mas imaginei que fosse apenas nas primeiras, tipo, a Suzuki teria dado um jeito já. Mas fui premiado. crybaby2
E os problemas são:

• Estator
  • Estator

Li muito aqui e em outros lugares sobre esse problema crônico dela. O R/R esquenta, sobrecarrega o estator e esse vai pro brejo. Pra ajudar na teoria o chicote não é dos mais eficiente e atrapalha no aterramento. Existem outras opções de R/R que ajudam a resolver o problema mas são opções caras.

Pois bem, já tinha lido sobre o reposicionamento do R/R encontrando infos aqui:

http://www.volusiariders.com/47-custom-mods/217986-r-r-rectifier-repositioning-mod-suzuki-c90.html

E o link pro "manual" ilustrado aqui:

http://www.crowitis.com/images/RR_Re-Location_Instructions.pdf

Tem também esse mod aqui:

http://www.crowitis.com/images/Updated%20Mod-3%20for%20the%20C90.pdf

Esse último mod é pra dar um bypass no na parte do chicote que vai para o R/R mas se você fizer o reposicionamento isso já é feito de lambuja.  thumbsup

Então, depois do segundo (isso mesmo, two in a row!) estator ir pro brejo,  resolvi fazer o reposicionamento R/R o que efetivou o mod do bypass. As minhas leituras da bateria eram de 14V em lenta e depois do mod passou pra 15V. Preciso ver novamente pois foi muito recente e só medi logo depois de terminar.

Vou para o trabalho com ela todos os dias e sempre que me lembro encosto no R/R para sentir a temperatura e faça calor ou frio o mesmo sempre se encontra morno. Espero que ess MOD ajude a resolver esse problema do estator pq além de ser chato morre numa grana pra resolver.

Uma pergunta que tenho para os companheiro é sobre a suspensão dianteira. A minha moto sempre que pego uma ondulação ou buraco um pouco mais rápido dá um som de batida metálica que vem das balanças dianteiras, isso é normal?

Outra coisa, as motos de vocês são muito "sensíveis" com o tipo/marca da gasolina? Tipo, se eu colocar BR Grid o rendimento vai pro brejo já com a Comum Ipiranga vai bem (ainda assim depende do posto).

Last but not least, qual o óleo que vocês usam? Coloquei um 10W40 semi sintético da BR. O manual da nossa moto lá nos USA fala em 6K para troca enquanto aqui é 3K. Dá pra rodar 3K com esse óleo? (pergunto pois onde troquei o pessoal disse pra "eu ver" se dá pra rodar).  icon_scratch

Bem pessoal, esse é o meu primeiro post (longo). Espero contribuir mais com a galera aqui.

Abraço!
Boulevard C1500 Vermelha/Preta - Dafne
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

« Responder #1 : 21-05-2015, 08:27:45 »

Vamos por partes, Tenho uma 800 então vou responder aquilo que tenho mais intimidade..  thumbsup

O bypass não aconselho, pode ter reflexo na durabilidade de bateria e talvés na central da moto, fumo quase certo. Tem extrator a venda com link em algum lugar do forum que o cara faz ele para nossas condições extremas climaticas, o pessoal das 1500tona aprova..  thumbsup

O barulho no amortecedor dianteiro ao pegar buraco pode ser fim de curso. A moto é pesada, o óleo da bengala deve ser trocado a cada 12 meses. Imagino que nunca tenha sido feito na sua. Sugiro ver isso e colocar um óleo de bengala 15 pra cima, que é para motos mais pesadas, menos que isso é loucura para esta moto.

O óleo diz 6k nos eua e 3k aqui tem seus motivos, entre eles condições climáticas, mas em relação a especificação do óleo, veja no manual e não use diferente, isso pode causar desgaste prematuro das peças. Se é mineral ou sintetico a decisão é sua, mas siga as orientações do fabricante da moto e do óleo. thumbsup

Fora isso é curtir a motoca..

Ex-M800
Ex-Shadow 600
FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #2 : 21-05-2015, 11:38:00 »

Allyssonm além das dicas do hvidal, tenho essas do estator:
Em Limeira tem um lugar que você compra a base de troca o estator/retificador. Esta tudo escrito aqui.
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=16415.0
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=16602.0
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=6702.15

Sobre óleo na M800 uso o mineral e troco a cada 3 mil km, uso o Lubrax.
Sobre o combustível optei pelo comum pra rodar e aditivado quando a moto fica parada por um periodo de 30 dias.
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
allysson
Esquentando a Máquina
*

Campinas / SP

« Responder #3 : 25-05-2015, 23:15:15 »

@hvidal,

Valeu pelas dicas!
O FABRFERR complementou a parte do RR...
Cara, o óleo da bengala eu tinha pensado já ha um tempo. Na última vez que o estator pifou poderia ter visto isso mas acabei passando batido..
Basicamente, não sei o que da manutenção básica foi feito na Dafne então vou fazendo o que dá ($$)...
Outra coisa, prestei mais antenção e nem precisa ser um buraco razoável numa velocidade razoável, até em baixas dá o barulho..
Será que poderia ser os rolamentos da direção?

@FABRFERR,

Valeu pelas dicas do RR! Vou juntar uma grana e acabar trocando pelo RR melhor pra trocar pelo meu...
Como disse, saí duma Mirage 250 que era só problema elétrico e caí numa Suzuki que também tem os seus...  tard
Mas qual moto não tem suas manias??  thumbsup

Abraço a todos!

Állysson
Boulevard C1500 Vermelha/Preta - Dafne
hvidal
Marauder 250

Brazil no more

Re:
« Responder #4 : 26-05-2015, 05:41:29 »

Na duvida procure um mecânico, mas faz um teste com a moto parada. Em piso mais liso possível, movimenta o guidom de um lado ao outro e vê se sente alguma resistência, pode ser que sinta algo e indica ser rolamento. Mas pode acontecer ainda de não detectar nada. Outro teste é com o freio dianteiro apertado, empurre o guidom para frente e tente reparar se tem movimento se folga, se sentir isso pare a moto e troque os rolamentos, indica q tem folga excessiva na caixa de direção. Não tem muito o que se fazer, se tiver com grilo tem que desmontar pra ver.
Verifique antes de tudo dentro do farol se não tem nada batendo na carcaça e isso possa estar te enganando..  Boa sorte.
Ex-M800
Ex-Shadow 600
Avuadô
Membro Coletado
Intruder 125
*

« Responder #5 : 19-10-2015, 16:26:59 »

Allysson, de uma olhada la parte de manutenção da C1500, tem muita coisa pertinente ao assunto. Veja os posts do Timponi e se tiver tempo veja os meus. Temos duas 1500 e zero problema. Minha bateria esta com 7 anos e 03 meses e não sou mentiroso.
Membro Coletado
Intruder 125
*

« Responder #6 : 18-02-2016, 12:20:54 »

Allyson, o barulho da suspenção dianteira deve ser mesmo fim de curso. Troque o Óleo das bengalas, By pass eu não faria de forma alguma.
Esquentando a Máquina
*

On the road again!

« Responder #7 : 08-07-2016, 16:45:14 »

Peguei uma Intruder LC 1500 há alguns meses e fiz uma revisão geral. A moto estava com 58 mil km, mas muito bonita e bem cuidada para uma 2002.  thumbsup
Bem, depois da revisão ela voltou com esse problema de fim de curso na suspensão dianteira. Bate até para entrar na garagem do meu prédio, que tem um rebaixo de calçada feito por um pedreiro pra lá de preguiçoso e matão.  angry5
Vou dar uma passada no mecânico agora e ver que óleo ele colocou nas bengalas (fiz a troca na revisão) e depois digo o que descobri. Se ele tiver colocado 10W, a recomendação é trocar por 15W ou 20W? Os mais experientes, se manifestem, please! icon_smile
Intruder LC 1500 2002
Vermelha com dourado
Salomão
Mobilete
**

Salomão-DF

« Responder #8 : 10-07-2016, 13:09:46 »

Avuadô, só abrindo um parênteses para elogiar a longevidade de tua bateria (mais de 7 anos). O da minha moto vai completar 5 anos neste novembro. Pega de primeira, não arrasta. Como nova. Mas eu creio q uma das razões seja minha disciplina em deixar sempre no battery tender. Seu caso tb?
Dirigir teclando o celular é mais perigoso que dirigir bêbado
Hell
Fundador
Boulevardossaurus Rex !!!

« Responder #9 : 11-07-2016, 08:43:10 »

gproenca, quanto mais viscoso o óleo da suspensão dianteira, mais firme ela fica. Normalmente usava 10w, ficava macia e razoavelmente firme. Precisa ver se o nível de óleo que ele colocou atende o necessário também. Levaria de volta a quem fez o serviço e pediria uma revisão nessa parte  thumbsup
BOG - Irmãos de Alma e Estrada
AL
Fundador
Boulevard M800

Americana - SP

« Responder #10 : 11-07-2016, 10:36:27 »

Outra coisa que ninguém lembra, mola vence, mola também tem vida útil. Tem que ver se a resistência esperada ainda é a mesma, se não, tem que trocar. Igual suspensão de carro.
Abraços,

AL
Suzuki Boulevard C1500 '08 Branca e Prata - Adele
gproenca
Esquentando a Máquina
*

On the road again!

« Responder #11 : 22-07-2016, 14:56:17 »

Boas dicas, Hell e AL. thumbsup
Estive no mecânico e ele deu mais uma olhada. Como troquei os rolamentos da caixa de direção (estavam com um pequeno vinco e ainda eram originais), ele deu um reaperto nessa parte também.
A impressão que tive é que melhorou um pouco.
Olhando por dentro das bengalas com o mecânico, ele disse que tem um ajuste, uma porca que inclusive exige uma ferramenta diferente para mexer. Segundo ele, estava no limite.  icon_scratch
Assim, se continuar batendo muito nas lombadas, buracos, provavelmente a mola tenha ido para a cucuia. Nesse caso, tenho impressão que vou morrer com uma graninha para trocar, né?  angry7
Não deu para por uma fotinho da grandona no meu tópico de apresentação porque eu comi bola por "transcurso de prazo".  tongue3
Mas segue aí uma dela na garagem. Tá com uma qualidade ruim, outro dia eu tiro umas fotos decentes. Deixa voltar os suportes de alforge da cromagem que eu mando uma dela preparada pra viajar.

« Última modificação: 22-07-2016, 15:00:24 por gproenca » Registrado

Intruder LC 1500 2002
Vermelha com dourado
Luiz
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« Responder #12 : 25-07-2016, 09:40:04 »

Capricha aí na foto...a motoca parece linda e o Puma também angel4
Luiz
M1500 Red Bull
gproenca
Esquentando a Máquina
*

On the road again!

« Responder #13 : 25-07-2016, 10:58:44 »

Reconheceu o carrinho, hein, Luiz? Isso entrega a idade do cidadão, hehehehe.
Intruder LC 1500 2002
Vermelha com dourado
FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #14 : 25-07-2016, 18:26:29 »

show de motoca gproenca
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: