Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Suspensão da CNH para motoristas flagrados usando celular ao volante  (Lida 665 vezes)
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« : 25-05-2016, 17:54:22 »

Pessoal, como já está correndo nos grupos de whatsapp, divulgado muito bem pelo Bressan, fiz uma pesquisa aqui no fórum e não encontrei, então resolvi colocar.

No site do Senado Federal foi aberta uma ideia legislativa para equiparar a infração de usar aparelho celular enquanto dirige com a de dirigir sob influência de álcool.

Segue o link para quem quiser apoiar a idéia, basta autenticar-se com google ou facebook e apoiar (eu já apoiei):

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=50328

Em tempo: Acho que a motivação é real, o problema do uso de celular por motoristas vem sendo cada vez mais frequente e está fazendo mais vítimas. No entanto, me ocorreu que a solulção de equiparar com a infração de dirigir sob influência de álcool pode ser um "tiro no pé", explico:

Se por um lado os riscos são equivalentes, por outro é possível comprovar a presença de álcool ou outras substâncias psicoativas no sangue do condutor, quando ele é parado numa blitz policial por exemplo. Diferente do uso de celular ao volante em que não é possível constatar a infração via fiscalização fotográfica, pois a identidade do condutor deve ser preservada por lei, por isso acredito que seria relativamente frágil a simples alegação do agente de trânsito que o condutor estava usando o celular, para fins de aplicação de uma pena de suspensão do direito de dirigir.

Acredito que apenas o aumento do valor da multa seja mais adequado e mais fácil de ser aplicado, uma vez que o agente de trânsito tem a prerrogativa de fiscalizar. TALVEZ as pessoas hesitassem um pouco mais antes de sacar o whatsapp enquanto dirige se soubesse que vai levar 7 pontos e pagar uns 2.000 reais de multa, e não 85 reais e 4 pontos por uma infração tão grave. thumbsup

\,,/
Salomão
Mobilete
**

Salomão-DF

« Responder #1 : 25-05-2016, 18:06:18 »

Já entrei no site e dei meu apoio
Dirigir teclando o celular é mais perigoso que dirigir bêbado
bonafé
Visitante
« Responder #2 : 25-05-2016, 19:12:46 »

Dei o meu apoio!  thumbsup
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« Responder #3 : 27-05-2016, 10:57:06 »

Feito!
Só 158 apoios desde 25/05 e a data limite é 22/09/2016.
Bora propagar!
Luiz
M1500 Red Bull
Salomão
Mobilete
**

Salomão-DF

« Responder #4 : 27-05-2016, 11:28:01 »

Vamos nessa, pessoal. Ontem, novamente aq em Brasília, um carro abalroou uma moto, lançando-a na rodovia BR 040 de um viaduto de uns 6 m de altura. O motorista, para variar, evadiu-se.
Vamos nos posicionar. Tb somos responsáveis por buscar um trânsito mais consciente. Discuta o assunto com seu filho, sua esposa, família, amigos, colegas de trabalho.... e, se razoável, quando alguem exacerbar no trânsito, tente explicá-lo das conseqüências de seus atos.
Abraço
Salomão
Dirigir teclando o celular é mais perigoso que dirigir bêbado
bonafé
Visitante
« Responder #5 : 27-05-2016, 12:06:06 »

Up
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #6 : 27-05-2016, 12:14:08 »

apoiado  thumbsup
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
Chandrews
Membro Coletado
Esquentando a Máquina
*

São Paulo - SP Brutale 910S

« Responder #7 : 30-05-2016, 11:33:26 »

Apoiado  thumbsup
Conselho
Boulevardossaurus Rex !!!
*

BOG - Irmãos de Alma e Estrada - AD SUMUS!!!!!

« Responder #8 : 30-05-2016, 14:54:13 »

assinado
 thumbsup thumbsup
Irmãos de Alma e Estrada!

Nós que cá estamos, por vós esperamos!   
Brant
Conselho
Intruder 125
*

FE NA VIDA E BORA PRA ESTRADA !

« Responder #9 : 30-05-2016, 19:34:07 »

thumbsup thumbsup
“Confia os teus caminhos ao Senhor, e Ele te susterá” (Sl 55:22).
Arraes
Membro Coletado
Marauder 250
*

São Paulo - SP (Zona Norte)

« Responder #10 : 31-05-2016, 10:27:31 »

Demorou! thumbsup
Membro Coletado
Burgman 125
*

Liberdade, Irmandade e Respeito

« Responder #11 : 31-05-2016, 16:05:22 »

Assinado  thumbsup thumbsup
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP

« Responder #12 : 07-06-2016, 10:24:33 »

A pergunta é, como será feito pra comprovar o uso do celular? levando em conta que muitos utilizam o aparelho no colo ou digitando em apps de troca de msg de texto? icon_scratch
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #13 : 07-06-2016, 13:15:46 »

em tese, o agente de transito tem a prerrogativa de te autuar sem a necessidade de comprovação, por exemplo, quando vc passar no semáforo vermelho, jogar lixo na rua, dirigir sem cinto de segurança, fazer conversões proibidas, não sinalizar a troca de faixa ou conversão, usar celular ao dirigir, etc.

excesso de velocidade acho que é um caso à parte, porque precisa de aferição eletrônica pra saber..

mas o problema é que tomar 12 meses de suspensão é uma pena dita "exagerada" para uma infração que não tem prova fotográfica. na minha opinião, a punição é justa, porém frágil.  dontknow
\,,/
denis
Membro Coletado
Mobilete
*

EQUILíBRIO. SEMPRE.

« Responder #14 : 10-06-2016, 21:56:42 »

Interessante observação Bruno.
Me safei de uma multa porque comprovei que não havia nenhuma ligação do meu celular nem recebida na hora registrada na notificação.
MOTO. QUEM TEM NÃO CONSEGUE EXPLICAR.
QUEM NÃO TEM NUNCA VAI ENTENDER.
EQUILÍBRIO. SEMPRE.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: