Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Descarte de capacetes vencidos  (Lida 1628 vezes)
digcorreia
Só olhando
*

« : 25-07-2016, 22:32:36 »

Oi pessoal,
Não encontrei nada sobre isso por aqui.

Eu sigo as instruções dos capacetes e troco com um pouco mais de 3 anos de uso. Como não uso capacetes tão caros, não vejo problema gastar R$500 +- a cada 3 anos pra estar sempre seguro c.o capacete.

Mas já tenho 4 capacetes guardados e não sei o qie fazer com eles. Não queria só jogar no lixo, mas tô quase fazendo isso.
Já pensei em vender barato pra motoboy.
Já pensei em customizar pra deixar de enfeite(mas achei o processo de lixar trabalhoso demais.)

O que vocês fazem com os capacetes vencidos?

Abs
Membro Coletado
Intruder 125
*

Sampa - SP

« Responder #1 : 26-07-2016, 07:48:44 »

Se me permite...
Se o capacete não é adequado para vc usar - validade - acho que não deveria ser vendido para motoboy.
Caso ele caia e precise da segurança do capacete não a terá...
No geral as fábricas devem servresponsáveis pelo reçebimento e descarte apropriado de seus produtos.

Marcos - Sampa
Nêga
Sandman
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #2 : 26-07-2016, 08:28:33 »

Meu ponto de vista... está gastando 500 conto a cada 3 anos à toa.
Só aqui na Bananalândia que tem esse caso (lenda urbana) de validade em capacete (desde que não tenha sofrido algum acidente e comprometa o casco)... como se fosse produto perecível...

Segue alguns artigos para ilustrar a questão.
Tirem suas conclusões...

http://viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/946-prazo-de-validade-de-capacetes-de-moto

http://extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/capacete-nao-tem-prazo-de-validade-mas-ha-recomendacoes-para-sua-vida-util-16380062.html

http://cd.jusbrasil.com.br/noticias/1993533/comissao-rejeita-prazo-de-validade-para-capacete-de-motociclista

O artigo abaixo é do Denatran tem um FAQ interessante sobre diversos assuntos, inclusive capacete...

http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/DENATRAN_RESPONDE.pdf

Meu ponto de vista: Capacete é item durável e não perecível. Se estiver com a manutenção ok, não estando folgado conforme informa os artigos, não há necessidade de troca.

E se estiver folgado, basta trocar as forrações. Sai bem mais em conta que a troca do capacete.
Mas se a intenção é comprar outro, mesmo estando o antigo ok, aí é outra questão...

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
Luiz
Membro Coletado
Marauder 800
*

Brasília - DF

« Responder #3 : 26-07-2016, 09:41:56 »

Acabei de trocar a forração do meu na Casa das Viseiras. Paguei 300,00 e ficou muito bom. Também concordo com o Sandman. Desde que não tenha sofrido nenhum tombo, o capacete é item durável.
Luiz
M1500 Red Bull
Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*

São Paulo - SP / V-Strom 1000

« Responder #4 : 26-07-2016, 09:46:23 »

Capacetes que não "servem" pra mim troco por serviço ou faço uma doação em lojas de reparos. As peças podem ser úteis pra alguém. thumbsup
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #5 : 26-07-2016, 14:46:59 »

estou com o sandman.. nunca ouvi falar nesse "prazo de validade" para capacetes, não me parece fazer muito sentido  icon_scratch

mas tb tenho dúvida quanto a o que fazer com o capacete
\,,/
Eddie_Maverick
Membro Coletado
Burgman 125
*

« Responder #6 : 26-07-2016, 17:21:17 »

thumbsup Acho muito boa a discussão, li em algum lugar faz muito tempo sobre isso, onde dizia que capacete têm vida útil de 5 anos.

Honestamente, meu capacete João Foguete mais antigo tem 3 anos e está num estado deplorável.

Comprei um novo João foguete mas como o antigo tinha viseira dupla eu troquei o interior mas mesmo assim não fiquei satisfeito. Mesmo sem quedas ele tem muitos arranhões.

Acho que se você usa balaclava e cuida bem do capacete não é necessário trocar, mas não vejo eu usando um capacete e ele durar mais de 5 anos kkkk

Ilustração de um capacete antigo em boas condições kkkkk

FABRFERR
Marauder 800

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #7 : 26-07-2016, 17:37:00 »

Concordo também com o tio Sandman, nunca troquei meu capacete, tem 20 anos o bichinho, somente a parte interna e viseiras. Tenho dois capacetes e duas motos, (viagem e locomoção na cidade)
...prefiro trovar com um boi no acostamento que discutir com os burros do trânsito.
digcorreia
Só olhando
*

« Responder #8 : 26-07-2016, 20:56:06 »

Também penso nisso, Marcos. Wink
Mas vejo eles usando uns em estado infinitamente pior que os meus.
Os meus tem pouquíssimos arranhões e geralmente a forração que fica bem retraída.

Só venderia se o próprio motoboy quisesse o capacete. Ou até daria pra ele.

evil5
*Post editado por não estar de acordo com as regras do fórum:
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=970.0

« Última modificação: 27-07-2016, 12:13:15 por FRANKLIN » Registrado
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #9 : 27-07-2016, 09:42:25 »

Eddie, o que seria um capacete joão foguete? icon_scratch
\,,/
Sandman
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #10 : 27-07-2016, 10:02:24 »

Joe Rocket = João Foguete (segundo o Eddie)

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #11 : 27-07-2016, 10:57:15 »

óbvio! como não me liguei?
 laughing4 laughing4 laughing4
\,,/
gproenca
Esquentando a Máquina
*

On the road again!

« Responder #12 : 27-07-2016, 12:12:03 »

Olha, capacetes são basicamente feitos de algum tipo de polímero plástico, forrados com isopor por dentro, espuma e tecido, com algumas peças de metal.
Eu desmonto os meus, tiro as partes de tecido, o isopor e as fivelas. Jogo espuma e tecido fora no lixo normal e isopor, metais e plástico no lixo reciclável.
Mas, não vejo porque fazê-lo de três em três anos. Não do jeito que uso e cuido dos meus capacetes.
Eu já usei capacetes com mais de cinco anos, mas é preciso estar atento para os sinais de desgastes.
Polímeros em geral (policarbonatos aí incluídos) tem razões para desgaste, que não apenas o impacto direto. O mesmo vale para os capacetes com casco de composite. Sempre será um material sujeito a fadiga, ainda que não só por esforço.
A luz e o calor são dois dos principais vilões quando se fala em decomposição de polímeros. Então, se seu capacete ainda está com a pintura íntegra, não desbotou, não tem sinais de problema no material, provavelmente ainda está seguro. O casco não tem uma validade em si (a Snell Foundation, dos EUA, fala em cinco anos). http://www.smf.org/helmetfaq#aWhyReplace
Mas o desgaste é causado mais pela exposição a fatores que prejudicam o casco do que ao tempo em si.
Já a forração de isopor que serve para ajudar a absorver e distribuir o impacto, é outra coisa. Já deixaram uma térmica de isopor guardada por dois, três anos, e depois foram usar? Ela fica meio desmanchando, esfarelando. O isopor decai com o tempo e se for o caso, precisa ser substituído porque perde as propriedades que fazem dele um bom material para absorver impacto.
De resto, se o capacete não caiu, se o casco está bom, sem ter sido exposto por muito tempo ao sol e ao calor, dá pra usar por mais de três anos. Eu, pelo menos, uso.
Intruder LC 1500 2002
Vermelha com dourado
Acácio - BH
Membro Coletado
Mobilete
*

Acácio - BH

« Responder #13 : 27-07-2016, 17:49:20 »

Este tópico é realmente interessante e importante.

Tudo que foi comentado aqui, eram minhas dúvidas e acredito que seja de muitos colegas.

Agora uma situação, que também é importante e não existe nada consistente nas normas, se referem aos capacetes comprado no exterior, por exemplo, eu tenho um comprado na itália e ele não tem selo do INMETRO, e ai? não posso usá-lo?

Existem algumas informações que relatam que na norma está escrito que o capacete é válido para utilização em nosso mercado desde que tenha o selo de segurança local (ou seja, local da fabricação do capacete), que seja reconhecido pelo INMETRO. Ai vem a pergunta: Será que o guarda que vai fiscalizar sabe disso? e outra, será que ele sabe que aquele órgão é reconhecido pelo INMETRO.

Pois bem, diante dessas dúvidas, escrevi ontem para o CONTRAN, minha dúvida é se eles responderão.

Se eu tiver alguma resposta, posto aqui. OK?

Mas vale ficarmos atentos.
Acácio - BH
Salomão
Mobilete
**

Salomão-DF

« Responder #14 : 27-07-2016, 19:53:37 »

Parabens pela iniciativa, Acácio. Se não houver retorno, temos de buscar este esclarecimento
Dirigir teclando o celular é mais perigoso que dirigir bêbado
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: