Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Erro de projeto no magneto?  (Lida 784 vezes)
Jacaré na árvore
Só olhando
*

Alma de aventureiro e pé na estrada.

« : 14-03-2017, 16:03:06 »

Olá

Pessoal, minha moto está com problema elétrico e parou de carregar a bateria e para no meio da rua, até aí nada absurdo, sabemos que essas motos tem problema com estatores e retificadores já comentados aqui no fórum.
  Pois bem, levei a moto em uma mecânica que me passaram como referencia aqui na cidade (Sumaré). Ouvi a seguinte pérola da pessoa que me atendeu "sua moto tem um problema de projeto, foi usado neodímio na parte imantada do magneto e esse imã é muito potente sacrificando todo o conjunto estator, retificador e bateria". Alguém já ouviu falar a respeito?

Haaaa, já estava esquecendo, me cobraram a bagatela de R$1.600,00 para trocar tudo que precisava inclusive a parte imantada magneto para um imã menos potente.

Abraços
Jacaré na árvore icon_rr
gabrielnappi
Membro Coletado
Intruder 125
*

São Paulo - SP | G650GS

« Responder #1 : 14-03-2017, 16:11:50 »

icon_scratch icon_scratch
\,,/
adriano1984
Membro Coletado
Intruder 125
*

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #2 : 14-03-2017, 23:42:57 »

nunca ouvi falar, esta ai uma boa pergunta para os universitários ? icon_scratch
O caminho nunca é longo demais,quando um amigo nos acompanha.
PSOUZA
Mobilete
**

Curitiba-PR

« Responder #3 : 15-03-2017, 10:00:28 »

Nunca tinha ouvido falar neste tipo de imã, mas lendo o que diz a biblia Wikipedia a respeito pode até fazer um certo sentido como sendo parte do problema do sistema de carga desta moto, vejam um trecho da definição...

"O ímã de neodímio também chamado de 'ímã de neodímio-ferro-boro', ou menos especificamente de 'imã de terras raras' é um poderoso imã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B. Esses imãs são muito poderosos em comparação a sua massa, mas também são mecanicamente frágeis e perdem seu magnetismo de modo irreversível em temperaturas acima de 120 °C. Devido ao seu custo mais baixo, eles têm substituído os imãs de samário-cobalto na maioria das aplicações, que são ligeiramente mais fracos e bem mais resistentes a temperatura."

Como estes motores aquecem absurdamente, pode ser que esta peça seja uma das afetadas além do retificador e consequentemente o estator.
O fato é, deu problema no estator tem que trocar ou rebobinar e o retificador mudar de local e colocar na caixa da bateria, acho que ainda é a melhor solução...
Mas o mais imprescidível pra mim é ter um voltimetro ligado na moto, pode ser um relógio analógico fixo ou um digital batarinho que encaixa na tomada 12V no guidão, assim vai estar sempre monitorando e antevendo um problema que pode estragar uma viagem.
PSouza
Black Landau C1500
Curitiba - PR
Eddie_Maverick
Membro Coletado
Burgman 125
*

« Responder #4 : 16-03-2017, 10:43:23 »

Interessante.

Essa dica do voltímetro parece ser bem legal.
Brant
Conselho
Intruder 125
*

FE NA VIDA E BORA PRA ESTRADA !

« Responder #5 : 16-03-2017, 16:28:42 »

Chama o Wolverine que ele resolve esse problema com o magneto  angel4 angel4
“Confia os teus caminhos ao Senhor, e Ele te susterá” (Sl 55:22).
Jacaré na árvore
Só olhando
*

« Responder #6 : 16-03-2017, 16:37:53 »

O retificador da minha moto já foi transferido para frente da bateria, conforme dicas aqui do fórum, só que me falaram que colocaram retificardor de twister, aí fica difícil.
adriano1984
Membro Coletado
Intruder 125
*

M.A.O.S eternos Bixos

« Responder #7 : 16-03-2017, 22:32:17 »

interessante  thumbsup
Brant so tumultuando  laughing4 laughing4 
O caminho nunca é longo demais,quando um amigo nos acompanha.
PSOUZA
Mobilete
**

Curitiba-PR

« Responder #8 : 17-03-2017, 08:55:08 »

Pô Jacaré, retíficador da Twister acho q não aguenta o tranco mesmo  sad10
PSouza
Black Landau C1500
Curitiba - PR
DFIERZ
Conselho
Boulevardossaurus Rex !!!
*

BOG - Irmãos de Alma e Estrada - AD SUMUS!!!!!

« Responder #9 : 20-03-2017, 11:33:45 »

Bem-vindo
 thumbsup thumbsup thumbsup
Irmãos de Alma e Estrada!

Nós que cá estamos, por vós esperamos!   
Jacaré na árvore
Só olhando
*

« Responder #10 : 11-04-2017, 18:14:38 »

Esse retificador de twister fritou o estator da minha moto e talvez não consiga recondicionar. De qualquer forma já comprei um novo pelo ebay e ficou quase metade do preço se fosse retificar.
diego.ehmke
Só olhando
*

« Responder #11 : 23-05-2017, 05:56:40 »

Cara posso compartilhar o problema da DL1000,
no caso o problema é soltar os imãs do magneto,
não sei exatamente se o problema é a resina que usam para colar, ou o material que é feito o volante, onde não deixa colar direito, em resumo, com o tempo começa a descolar/ deslocar os imãs,
se deslocar, a carga não é mais a mesma, fica em falta,
se soltar, ai deu ruim, pq geralmente quebra tudo dentro.
uma solução é a recolagem dos imãs, usando uma cola melhor, (não sei ao certo se é feito alguma raspagem no volante para ficar mais aspero mas....)
ou como já vi no mercado livre, é usado uma cola/massa entre os imas, assim mantendo-os sempre na mesma posição.
como ocorre na DL1000. pode ser o mesmo caso.
(Ò.ó)“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”
Sandman
Membro Coletado
Boulevard M800
*

BRONX - ZO / SP

« Responder #12 : 23-05-2017, 11:45:06 »

O problema do magneto da DL1000, não é erro de projeto, pois o sistema atende perfeitamente a demanda de energia da moto. Acredito que o mesmo acontece com a C1500.

O cerne do problema da DL1000 é mão de obra desqualificada para operar o equipamento que produz o magneto.
Conheço um pessoal que trabalhou na planta de Manaus e a questão lá é a baixa produtividade e qualidade da mão de obra para trabalhar nas fábricas.
No caso específico do magneto, os imãs são colados com uma resina. Para esse processo ser finalizado, o magneto tem que ficar X minutos num forno a XºC, para haver a cura da resina entre o imã e a carcaça do magneto.
Como a produtividade em alguns casos foi aquém do esperado, simplesmente diminuíram o tempo de cura das peças no forno. Aí o que aconteceu depois de algum tempo, todo mundo já sabe.

Isso foi relato de um camarada que trabalhou lá. Na verdade faz todo sentido, uma vez que os problemas relatados e apresentados sempre recaem no descolamento dos imãs, por causa da resina. Nunca ouvi falar que o imã era ruim ou tivemos problemas na carcaça.

Isso na DL1000.

""Não tento explicar às pessoas porque ando de moto. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível"
Jacaré na árvore
Só olhando
*

« Responder #13 : 09-06-2017, 23:01:08 »

Então, são problemas diferentes.

Esse problema no magneto de DL1000 é bastante conhecido, os imã se desculam.

O caso da Boulevard é relacionado ao tipo de imã , no caso Neodímio. Esse mineral tem poder de atração muito superior aos demais, forçando o estator a gerar carga desnecessária a moto.   Bom essa foi a alegação do eletricista aqui de Sumaré- SP.

Pesquisando o assunto um pouco mais a fundo com o pessoal da Wortec (Limeira-SP) descobri que tem muitos outro elementos que podem contribuir para queima do estator, um deles é a resina que fica na carcaça.  Hoje fui convidado pela Wortec a usar essa nova resina. Tomara que dê certo.

Abraços
Brant
Conselho
Intruder 125
*

FE NA VIDA E BORA PRA ESTRADA !

« Responder #14 : 12-06-2017, 10:26:22 »

thumbsup thumbsup
“Confia os teus caminhos ao Senhor, e Ele te susterá” (Sl 55:22).
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: