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Autor Tópico: Estator da Boulevard C1500 queimado.  (Lida 161438 vezes)
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elio_filho
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« Responder #15 : 21-07-2009, 10:46:08 »

Se não me engano o Carmil é do forum Motos Custom, vi o post dele (ou de outro) lá e comentei que esse defeito poderia ser crônico nas C1500 e indiquei nosso BOG.

Se isso for sério assim vale reclamar um recall na J.ATOLEIO.DEDO, não?

Abraços preocupados,
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Adhemar
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« Responder #16 : 22-07-2009, 13:24:32 »

Olá Amigos. Eu como já disse anteriormente fiz mais de 43000 Km com a moto. Eu acho ela confiável porque até agora foi o unico problema que apareceu nela. Como não sou entendido no assunto eu postei esta observação aqui no forum para ver se mais proprietários tiveram o mesmo problema. O que o Timponi colocou faz sentido só que no meu caso na viagem longa que fiz antes da moto apresentar o defeito a temperatura ambiente estava oscilando na casa dos 11 graus máxima e mínima próxima de 4 graus. Fui para Uruguai, então imagino que não pudesse ser por causa do aquecimento. Na minha moto não uso nenhum equipamento elétrico que não seja de fábrica. Eu sempre troco o oléo e filtro de oleo de minha moto a cada 3000 Km. Entrei na comunidade do Orkut da boulevard C1500 e vou tentar fazer um chamado para descobrir quantas motos apresentaram este defeito, pois está me parecendo um erro na fabricação da peça.
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Adhemar.
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Timponi
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« Responder #17 : 22-07-2009, 15:21:44 »

Adhemar,
Aqueima do estator ocorre com o tempo devido a elevadas temperaturas do motor e consquetemente do óleo.
Seu estator queimou, por ja estar com o isolamento deteriorado e no seu caso específico, não dependia mais da alta temperatura para queimar, era uma questão de tempo para que ocorresse a queima.
Quando comprei minha C1500 percebi que o motor esquentava demasiadamente, então coloquei um medidor de temperatura do óleo e não deu outra, a temperatura chegou aos 135º!!!!!
A partir deste dado fui pesquisar as causas do aquecimento e constatei que a mistura ar/combustível estava errada, isto é, muito pobre causando o super aquecimento.
Não adianta a temperatura externa (clima) esta baixa, pois o que interessa e a temperatura interna, isto é, a temperatura de queima dos gases, este sim é que causa o super aquecimento.
Pois bem, resumindo o assunto, resolvi instalar o PowerCommander, pois é a única maneira de ajustar a mistura corretamente. Dai por diante a temperatura do motor ficou entre 85º a 95º e a relação estequiométrica ( ar/combustível ) que era de 14.6/1 ( mistura para gasolina sem alcool) foi para 13.2/1 ( mistura para gasolina com adição de alcool ).
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« Responder #18 : 22-07-2009, 15:46:45 »

Estequiométrico. Êta palavrinha que me dava arrepio nas aulas de química. . . . .
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Timponi, valeu a explicação. thumbsup thumbsup
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« Responder #19 : 22-07-2009, 16:22:05 »

Caraca palavra difícil... mas importante. Valeu a explicação. thumbsup
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« Responder #20 : 22-07-2009, 16:22:24 »

Parabéns pela competência na avaliação do problema, mestre Timponi.

Já tivemos várias referências sobre a questão do superaquecimento das C1500 aqui no BOG, mas ninguém havia indicado uma solução tão competente como você.

Abraços
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Adhemar
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« Responder #21 : 22-07-2009, 18:39:50 »

Obrigado Timponi pela sua valiosa e competente observação. Foi por isto que resolvi entrar neste forum, pessoas com grande conhecimento que se dispõem a ajudar outros. Mais ainda resta uma dúvida: se a moto é importada para se utilizar no Brasil, onde já temos a mistura do álcool desde muito tempo, não deveria a montadora "climatizar" a motocicleta para rodar com esta mistura? De qualquer forma vou ver como instalo este equipamento que falastes PowerCommander e passar esta sua informação para o amigo aqui do interior do estado que também tem uma boulevard e já teve por duas vezes o estator queimado. Abraços.
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« Responder #22 : 22-07-2009, 19:28:22 »

Valeu pela aula Prof. Timponi!
Minha C1500 esquenta absurdamente, principalmente quando rodo na cidade, ao ponto de até a chave quase queimar na mão! Vou pesquisar o modo de adquirir e instalar o Power Comander para evitar a queima do Estator.
Te devo um almoço!

Abraço!
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« Responder #23 : 22-07-2009, 21:12:30 »

Caro Adhelmar,
você acha que uma fábrica mundial iria se preocupar com um país de 3º mundo????
Quanto as concessionárias, ela não investem nem em peças de reposição, menos ainda modificar uma injeção eletrônica!!!!

Pessoal, mais uma informação.
Vejam ai uma declaração de que entende também do assunto.

<a href="http://www.youtube.com/v/nzRH-NdacgI&rel=1" target="_blank">http://www.youtube.com/v/nzRH-NdacgI&rel=1</a>
« Última modificação: 23-07-2009, 14:51:06 por AL » Registrado
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« Responder #24 : 23-07-2009, 00:57:00 »

Mais uma vez fantástico Timponi!

Você conhece alguma oficina aqui em São Paulo onde pode ser adquirido e colocado esse P.C., é essa Moto Store?

Abraço!
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« Responder #25 : 23-07-2009, 15:33:04 »

Caro Junior,
o meu eu importei diretamente dos EUA, mas vc poderá obter informações e fazer a colocação neste endereço abaixo. Eles tem dinamômetro para fazer o remapeamento da injeção eletrônica, fale com o dono da oficina que é o "Boi". Tem mais uma coisa importânte, quando instalei meu Power Commander, fui para Santos e naquele dia fazia muito calor então a moto parou de repente e não quis pegar mais. Depois que o motor esfriou a moto pegou novamente, foi então que descobri que o módulo do Power commander tinha se aquecido por estar trabalhando em cima do motor ( em baixo do tanque falso). Como na Boulevard não existe outro logar para coloca-lo, então fiz o isolamento do módulo com com 2 chapas de isopor cortadas no tamanho do módulo com uma expessura de 4mm, ai o problema foi resolvido icon_smile

http://www.boimotos.com.br/
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« Responder #26 : 23-07-2009, 15:53:01 »

Só posso agradecer mais uma vez sua ajuda amigo Timponi!
Vou seguir suas recomendações valiosas, tenho só dois meses de C1500 e suas informações, bem como a dos demais colegas ajudam muito!

Abraço!
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« Responder #27 : 23-07-2009, 17:37:16 »

Investigação do problema e ações para eliminá-lo, muito bom  thumbsup
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Marcelo
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« Responder #28 : 03-08-2009, 19:54:33 »

Esse é o tipo de coisa que eu tamém gosto, discutir problemas e as soluções, até nos detalhes como foi o caso do isopor para não repassar calor à peça.

Timponi e demais amigos que participaram: meus sinceros parabéns!  icon_cheers  wav

Abraços satisfeitíssimos,
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« Responder #29 : 04-08-2009, 14:06:14 »

Galera,

Em relação ao Estator da Boulevard C1500, já fiz também uma pesquisa sobre o aquecimento involuntário, isto é, causado pelo local onde o mesmo está instalado.
Eu achei o relato do Timponi bastante rico e instrutivo.
Entretanto, aos interessados, segue uma sugestão, embora caseira, mas muito interessante.
Segue o endereço: http://www.bluesmc.com.br/fotos_do_marcos/Regulator-Stator.pdf

Forte Abraço..
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