Páginas: [1] 2 3 ... 50   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Problemas a respeito do cardã  (Lida 99241 vezes)
begerron
Boulevard M1500

Petrópolis - RJ

« : 17-03-2010, 21:45:40 »

Olá a todos.
Resolvi abrir este tópico, para relatar o que aconteceu com a Lucille durante a minha viagem ao Nordeste e ir postando o desenrolar dos acontecimentos.

Bom, vamos lá:

No último dia 08/03, saí de Salvador e seguiamos "Eu e o Ricardo" para Ilhéus, quando logo após à cidade de Itacaré, mais precisamente na entrada da Praia de Itacarézinho, reduzi a velocidade para passar em um quebra-molas. Coloco a 1ª marcha, começo a andar, passo 2ª e 3ª marcha, mas ao engatar a 3ª ouço um barulho estranho, algo como se tivesse batido um pedra na moto. Imediatamente paro a moto e dou uma olhada geral e não vejo nada que me chame a atenção. O Ricardo também ouviu !!!
Subo novamente na moto, engato a 1ª e arranco normalmente. Passo a 2ª e novamente ao colocar a 3ª ouço o barulho de novo. icon_scratch
Passo a 4ª e a 5ª marcha e tudo normal.
Tenho que fazer uma nova redução, para passar por outro quebra-molas e quando reduzo de 4ª para 3ª, o barulho se repete. icon_scratch
Então, resolvi fazer um teste, para me certificar que este tal barulho só fazia em 3ª marcha mesmo ou em outras marchas também. E percebi que o tal barulho só acontecia em 3ª marcha mesmo. Ao acelerar ou desacelerar, o tal barulho aparecia. angry7
Novamente parei e demos uma verificada geral na moto, para ver se achava algo solto ou coisa parecida e até mesmo se tinha algum vazamento de óleo. E nada foi achado !!!
Dou partida e tocamos direto até Ilhéus, onde já chegamos quase anoitecendo.
No dia seguinte, faço uma pesquisa na internet, para saber, se nas redondezas existe alguma autorizada Suzuki, e localizo uma em Itabuna que fica a 30 kms de Ilhéus.
Tomamos o nosso café da manhã e seguimos para Itabuna.
Faltando aproximadamente 8 kms para chegar, sou obrigado a reduzir a velocidade para 60km/h, pois havia um radar eletrônico. Neste momento, já estava cabreiro com o tal barulho e não passava dos 90 km/h. De 5ª marcha, apenas tirei a mão e deixei a velocidade cair para o permitido e ao passar pelo radar eletrônico, ao voltar a acelerar, ouvi um barulho do tipo quando a relação acaba e os dentes da coroa ou do pião começam a pular e a moto não tinha mas tração consistente. Imediatamente, apertei a embreagem, apaguei o motor e encostei a moto no acostamento. O Ricardo parou logo atrás e disse que também ouviu o barulho.
Novamente rodamos em volta da moto, olhando e nada de diferente foi visto.
Coloquei a moto em neutro, levantei-a para conferirmos se o nível de óleo estava correto, já que o tal barulho vinha do meio da moto, e o nível estava certinho, entre as marcas "max e min". O Ricardo até pensou que podia ser alguma coisa no motor ou na caixa de marchas.
Logo depois a ligamos para ver se o barulho era proveniente do motor. E o mesmo estava redondo, sem nenhum barulho.
Então fizemos outro teste.
Desligamos a moto e engatamos a 1ª marcha para ver o que acontecia quando a empurrássemos.
Normalmente se isso for feito, ela até anda, mas com um pouco de dificuldade. Certo  thumbsup
Aconteceu, que ela andou e fez novamente aquele barulho de dentes pulando.  icon_scratch
Bem, durante esse tempo liguei para o seguro, a fim de providenciar um reboque para me levar até à Autorizada Suzuki.
Mas apareceu um irmão do Itabuna Moto Clube e nos informou, que a Suzuki não mexeria na minha moto, pois eles só mexem em motos 125cc, e que o pessoal que tem moto grande, só mexem em Vitória da Conquista ou com um senhor que é das antigas e tem uma oficina chamada Carlos Motos.
Então levamos a Lucille para que o Sr. Carlos desse uma olhada e ele foi muito sincero e correto.
Disse que não mexeria na minha moto, pois com certeza iria precisar de peças, que seria difícil de conseguir na Bahia. E isso me causaria muitos transtornos e uma demora incalculavel.
Por isso, achei melhor levá-la para Vitória/ES.
E assim foi feito !!!
A Lucille saiu de Itabuna na quarta-feira 10/03 e só chegou na quinta-feira no final da tarde.
Cheguei domingo à tarde em Vitória e na segunda fui cedo, direto para a Motocenter, ás 08:00 já estava lá na porta.
Para variar, ainda não tinham colocado a mão em um parafuso da Lucille.  angry5
O táxi chegou às 10:50 para me levar ao aeroporto e eles só a tinham colocado no elevador.  angry5
Somente hoje 17/03 que recebi o e-mail do responsável da oficina me relatando o que eles acham que aconteceu, com algumas fotos que solicitei ao sair de lá.

Aqui posto o e-mail recebido:
Oficina Motocenter
Concessionária Autorizada Suzuki Motos
(27) 3322 2211

------------- Segue mensagem encaminhada -------------

Data: Wed, 17 Mar 2010 09:13:38 -0300
De: "Tiago" <tiago@suzukimotocenter.com.br>
Para: <mwayand@uol.com>
Assunto: Analise de sua M800

Olá Marcelo,

Concluímos ontem a primeira parte da analise dos danos de sua motocicleta, seguimos sua suspeita de que seria a cruzeta danificada eliminamos ontem essa possibilidade após analisar todas as peças que compõem a transmissão secundária de sua motocicleta, não foi encontrada irregularidade nas peças além da coifa rompida o que ocasionou entrada de água no eixo, mas que não acarretou maiores problemas a não ser a ferrugem (ver fotos) abrimos a caixa do cardã e fizemos todas as verificações, e a anormalidade persiste, ou seja, o barulho, pois ao funcionarmos sua motocicleta percebemos que a partir da 3° marcha até a 5° ele ainda ocorre, a nossa suspeita é de que sejam bielas ou as engrenagens das marchas correspondentes o que seria muito difícil, o mais provável devido ao barulho apresentado é que sejam realmente casquilhos e bielas, a principio nos trabalhamos com a possibilidade de ser o cardã por causa do relato que o senhor nos trouxe, não fosse isso já teríamos avaliado esta possibilidade, levando em consideração que o senhor relatou a mudança de óleo motul por mobil durante sua viagem é mais um fator que corrobora para que tal dano possa ter ocorrido.

Para prosseguirmos para uma analise e um diagnostico mais preciso, será necessário a abertura completa do motor para termos acesso a caixa de marchas e eixo do virabrequim, precisamos que o senhor autorize para prosseguirmos ou autorize a montagem da mesma, caso queira retirar a motocicleta daqui.

O custo desta abertura e fechamento do motor será de R$1500,00, caso queira montar a motocicleta como está o custo será de R$ 300,00.

A partir do motor aberto será necessário adquirir pelo menos o jogo de juntas, além das peças que estiverem danificadas, isso será passado mais tarde num orçamento detalhado.

Estamos abertos para maiores esclarecimentos.

Grato e aguardando seu retorno

Tiago Medeiros
Motocenter Ltda - Concessionária AutorizadaSuzuki Motos
(27) 3322-2211 / 9298-3610
msn: atendimento.motocenter@hotmail.com
Não se esqueça: Pilote sempre equipado, com responsabilidade e no seu limite!
Aqui posto o e-mail que respondi:
Olá Tiago.

Lí o seu relato e discordo de algumas coisas.

Vamos lá:

Não acredito que sejam casquilhos e bielas, pois logo que parei a motocicleta e enquanto esperava a chegada do reboque, liguei-a novamente e o motor funcionou normalmente e sereno, sem nenhum barulho. Pois também pensei que fosse algo no motor, mas logo descartamos. O Ricardo que estava comigo nesta viagem, no momento da quebra propriamente dita e me deixou aí na Moto Center, é engenheiro mecânico e trabalha na fábrica da Volkswagen e também de cara me acalmou dizendo que barulho no motor não era e que parecia ser no cardã ou na caixa de marchas.

Acredito sim, que seja algum problema na caixa de marchas, pois o barulho só acontece da 3ª marcha em diante.

Volto a lembrar, que o barulho acontecia mesmo com a moto desligada. Ao engrená-la e simplesmente empurrá-la ela fazia um barulho parecido com o de dentes pulando, tipo quando a relação acaba e os dentes da coroa ou do pião pulam na corrente.

Não concordo que a mudança da "marca" do óleo usado tenha corroborado para tal dano, pois apenas troquei a "marca do fabricante do óleo", e segui a mesma especificação. Ou seja. Estava usando o óleo Motul 3000 4T - 20Wx50 e coloquei o Mobil Super Moto 4T - 20Wx50, e na mesma ocasião foi trocado o filtro de óleo.

Quanto ao custo da abertura do motor, não tem como melhorar o preço ???
Pois esse negócio me pegou de calças na mão, em final de viagem e com a grana praticamente no fim.

Dá uma ajuda !!!

Abraços

Marcelo "Begerron"
MC de Petrópolis
AMO-RJ
BOG - Boulevard Owners Group
Seguem as fotos que me foram enviadas:

Desculpe-me se fui muito extenso, mas precisava relatar o ocorrido com o máximo de detalhes que me lembro e possíveis, para poder ajudar os irmãos que por ventura venham a passar por este problema e para que os irmãos que entendam do assunto, possam de repente me dar uma auxílio, no que devo fazer.
Pois não estou levando muita fé no laudo que me foi enviado.
Estou achando estranho esse negócio de acharem que o problema é nas bielas e casquilhos.
No meu entender, não tem nada haver !!! nono
No mais, é esse o meu problema e espero poder contar com a ajuda dos irmãos !!! thumbsup
Abraços
Marcelo "Begerron" - MC de Petrópolis
HD - FXD - Dyna Super Glide - Hazel
Apache
Membro Coletado
Marauder 800
*

São Paulo - S.P.

« Responder #1 : 17-03-2010, 22:16:52 »

Caraca Begerron angry7 que coisa mais chata.
Espero que a solução apareça o mais breve possível.
Também não concordo com a versão da concessionária. Acredito que, se o problema fossem as bielas, certamente o barulho e problemas de tração apareceriam em outras marchas e faixas de rotação.
De qualquer forma, meu palpite seria a de mandar montarem a moto como está e trazê-la para uma concessionária de confiança e, de preferencia, perto de sua casa. Dessa forma fica melhor para se acompanhar toda a investigação e os reparos.
Vou perguntar para uns amigos sobre o que aconteceu pra ver se eles já passaram por isso e o que fizeram.
Manterei contato.
Um abraço!  thumbsup

BOG - IRMÃOS DE ALMA E ESTRADA!
begerron
Boulevard M1500

Petrópolis - RJ

« Responder #2 : 17-03-2010, 22:22:46 »

Ok !!! thumbsup
Abraços
« Última modificação: 18-03-2010, 23:10:20 por Hell » Registrado

RKY-RJ
Fundador
Boulevard M109R

Rio de Janeiro - RJ

« Responder #3 : 17-03-2010, 23:27:53 »

Begerron: não dá pra encaminhar pra Suzuki aí de Petrópolis, pra você acompanhar ? Será que mostrando as fotos pro pessoal daí, eles não dão alguma ideia melhor do que botar a culpa nos casquilhos ?

XT1200Z - Yamaha Super Ténéré DX-60th 2017
XT1200Z - Yamaha Super Ténéré STD 2012
EU FUI: SP  2009, PR  2010, MG 2011, RJ  2012, SP  2013, SC 2014, MG 2015. RJ 2016, PR 2017, 2018 = EU VOU !
begerron
Boulevard M1500

Petrópolis - RJ

« Responder #4 : 18-03-2010, 08:05:49 »

Pois é RKY-RJ, é o que estou pensando em fazer.
Vou pegar o meu carro, engatar a carretinha e buscá-la.
Essa história de dizer que pode ser casquilhos e bileas, não está me convencendo  nono
Pode até ser que seja realmente, não sou nenhum expert. Mas o próprio Ricardo, que é engenheiro mecânico, é engenheiro de uma montadora de caminhões e estava comigo o tempo todo, também descartou esse laudo.
Mandei um MP para o RavTv que é lá de Vitória e faz todas as revisões lá na Motocenter, pedindo a sua ajuda. Ele já me respondeu e disse que vai dar uma passada lá hoje, para ver o que está acontecendo.
Conforme for saio amanhã cedo para Vitória e trago a Lucille para casa.
Vamos aguarda os acontecimentos !!
« Última modificação: 18-03-2010, 23:11:19 por Hell » Registrado

rpalmeida
Visitante
« Responder #5 : 18-03-2010, 08:46:30 »

BG, se fosse algo no moto como esta dizendo possivelmente o barulho estaria contante ?
A tua moto ja esta com a KM alta, entao aposto que seja algo na embreagem, a nossa e por multi discos, entao derepente deve estar com alguns discos colados devidos aos desgastes, tanto que nas marchas baixas e na alta nao fazia barulho so na media mesmo. No momento do problema chegou a testar se a embreagem estava patinando ? Aposto 2 itaipavas que o problema e ali !
Boulevard M1500

Petrópolis - RJ

« Responder #6 : 18-03-2010, 08:51:32 »

Olá  icon_rr
Não notei nada de estranho na embreagem não !!!
Mas notei, que aquele toc, passou a fazer na 4ª e na 5ª, quando acelerava e desacelerava.  icon_scratch
« Última modificação: 18-03-2010, 23:11:58 por Hell » Registrado

rpalmeida
Visitante
« Responder #7 : 18-03-2010, 09:13:49 »

Hum, bom isso ta bastante estranho ! Vamos por etapas.
Voce disse que o barulho estava na 3, passou a aparecer na 4 e 5 quando dava o tranco de arrancada ou reduzida, isso ja caracterizaria o CARDAN.

Disse que a moto passou a perder rendimento, voce enrolava o cabo e ela nao andava, novamente CARDAN e agora podendo pular pra EMBREAGEM.

Ela estava andando ainda ou parou de vez ?

Pelas fotos da pra ver que o cardan esta praticamente virgem, tanto na ponta da roda quanto ao rotor do motor, entao podemos descartar o cardan. Ficamos agora entre a embreagem e o motor !

Se fosse motor estaria fazendo barulho em todas as marchas desde que tivesse com rotação pra isso, teve alguma mudança de oleo no motor ? A embreagem da M800 e banhada no oleo, entao a borra da mudança pode ter travado os discos, ai so testando mesmo, um teste seria forcar a passagem de marcha por tempo, sem usar o sistema de embreagem, assim tiraria a duvida !
Membro Coletado
Boulevard M800
*

São Paulo - SP

« Responder #8 : 18-03-2010, 09:15:39 »

Begerron, na minha opnião vc vai encontrar o problema dentro da caixa de cambio,
as vezes alguma coisa simples do tipo uma porca que se solta lá no meio das engrenagens!
mas, através do seu relato, duvido que seja alguma coisa no motor!!!
De qualquer maneira, acho que o ideal é mesmo vc trazer a Lucille pra casa pra poder
alem de acompanhar direitinho, ter maiores condições de encontrar peças!  thumbsup
rpalmeida
Visitante
« Responder #9 : 18-03-2010, 09:37:12 »

Isso ai e fato, trazer a lucille pro Rj e necessario, acredito que em petropolis nao seja o melhor lugar pra deixar ela, aqui no RJ temos otimo mecanicos, e com certeza bem mais baratos que a Suzuki, so tera que pesquisar as peças mesmo, que ai nao tem como fugir !

Se bem que me lembro que ai na sua area tem um bom mecanico tambem, as peças vai ter que ser no RJ ou em SP mesmo, acredito que dependendo do que for ate vale a pena dar uma esticada em SP pra pegar as peças e economizar uns trocados !
« Última modificação: 18-03-2010, 09:59:50 por rpalmeida » Registrado
rafaluizsilva
Intruder 125

Pereiras SP

« Responder #10 : 18-03-2010, 09:54:47 »

Caraca, que tudo se resolva da melhor maneira possível ai  thumbsup
Rafa - XL 7OO V Transalp
Joca
Membro Coletado
Boulevard M1500
*

Bom Jesus dos Perdões - SP

« Responder #11 : 18-03-2010, 10:01:27 »

No mais, é esse o meu problema e espero poder contar com a ajuda dos irmãos !!! thumbsup
Abraços

Amigo Begerron, tenho acompanhado o q vem acontecendo com a Lucille. Não entendo nada de mecânica, mas sou um pouco fuçador.
Bem, fui pesquisar no Manual de Serviço/Manutenção da VZ800, e pelo q entendi o "problema" pode ser na caixa de câmbio.
Senão vejamos, cada marcha tem um jogo de engrenagens de tamanhos diferentes. . . . pelo q vc relatou o barulho aparecia somente na 3ª marcha (subindo ou descendo marchas).
Vc citou que o barulho do motor estava normal. Bielas e casquilhos com problema fariam um barulho infernal, o q não foi o caso.
O eixo cardã está preservado, somente apresentando a pequena infiltração de água. (a troca do retentor  e óleo novo resolve)
Por tudo isso que pesquisei e vc relatou, dá para supor q existe alguma anormalidade na caixa de cambio.
De novo, não entendo p**** nenhuma de mecanica.
Isso é apenas uma suposição.

Abraço.
« Última modificação: 18-03-2010, 11:06:39 por Joca » Registrado

Yeah, darling, gonna make it happen.
Take the world in
rpalmeida
Visitante
« Responder #12 : 18-03-2010, 10:13:02 »

E exatamente nesta tecla que estou batendo, o problema esta no sistema de embreagem, possivelmente colou algum disco, e ja devido a km da lucille, ja acho jogo voce ir cotando uma embreagem nova so pra ter ideia de onde vai ficar mais barato ! sinceramente nao sei se vale a pena a retifica ou dar passe nos discos, em moto isso e muito arriscado !
Boulevard M800

Brasília - DF

« Responder #13 : 18-03-2010, 10:37:35 »

É BG tá tudo muito estranho. Não vou colocar aqui mais um "acho que", pois só mesmo um bom mecânico examinando de perto todas as peças do cardãn que já foram desmontadas é quem poderá achar uma pista. Portanto o melhor mesmo a fazer é trazer a Lucille de volta prá casa.
pietropaladini SC
Membro Coletado
Boulevard M800
*

Blumenau SC

« Responder #14 : 18-03-2010, 10:46:44 »

Estou acompanhando e torcendo para rápida e fácil resolução...
mas não vou opinar pois não tenho conhecimento para isso.
Sorte amigo Begerron
Páginas: [1] 2 3 ... 50   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: