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Autor Tópico: Aeroquip da RCA Flexíveis  (Lida 34430 vezes)
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Flávio
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« : 20-02-2008, 19:45:54 »

Pessoal,

O Renato da RCA (gente finíssima) desenvolveu praticamente a meu pedido o aeroquip para a Boulevard M800, é claro que esse acessório mais cedo ou mais tarde seria incorporado na linha de produção deles, mas eu pedi pra que ele acelerasse e o produto já está disponível no site da empresa :

http://www.rcamoto.com.br/loja.phtml?ccat=183

Ele concede um desconto de 15% sobre qualquer forma de pagamento para usuários de fórum e d participantes do BOG.

O meu tá comprado e assim que chegar eu instalo e posto as minhas impressões aqui.

Abç
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« Responder #1 : 20-02-2008, 21:19:06 »

Flavião, como disse lá no Motonline, vou esperar você servir de cobaia sobre o produto. Após suas impressões, vou decidir se compro um. Grin
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Eduardo
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« Responder #2 : 21-02-2008, 18:06:45 »

Flávio,

Como é que isso funciona? Ajuda a melhorar a frenagem da BM800?

Um abraço,
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« Responder #3 : 21-02-2008, 18:15:29 »

Seguinte, o flexível de borracha original, quando você começa a frear mais, tipo cidade ou uma descida ou mesmo até temperatura ambiente que aumenta, quando você freia a pastilha atrita com o disco e aquece. Todo o sistema então aquece, inclusive o óleo de freio do sistema hidráulico, por transferência de temperatura, lógico.

A mangueira que vai do manete de freio até o disco, onde o óleo passa, não resiste a temperaturas muito altas e expande. Quando ela expande, temos mais espaço para quase a mesma quantidade de líquido, pois o fluído possui uma resistência maior. Então, dá aquela sensação de freio borrachudo, pois precisa apertar mais o freio para o mesmo resultado de quando o sistema está frio.

O flexível de aço (conhecido como aeroquip, que é uma das marcas mais famosas), possui uma malha de aço em volta de todo o cabo, impedindo a expansão deste, o que mantém sempre o mesmo volume por onde o óleo transita, portanto freando igual, tanto quando está frio ou quando está quente, o freio.

Ok ?
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« Responder #4 : 21-02-2008, 18:37:04 »

Então o aeroquip não torna a frenagem mais eficiente, mas mantém a eficiência já existente na moto.
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« Responder #5 : 21-02-2008, 18:44:39 »

Na realidade, Edu, ele torna mais eficiente sim, porquê quando você começa a rodar, todo o sistema já aquece e o freio já fica borrachudo. É característica destes flexíveis de borracha originais. O outro impede que fique borrachudo, portanto, melhora sim. Fica bem melhor o freio.

Não tem nenhum dono de moto de tudo quanto é modelo que conheço que até hoje não falou que melhorou muito com os tais dos flexíveis de aço ! Ok ?
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« Responder #6 : 21-02-2008, 18:46:27 »

As fábricas então deveriam equipar suas motos com este item de série. Trata-se de segurança!
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« Responder #7 : 21-02-2008, 18:48:04 »

No meu ponto de vista sim, mas não é o que acontece.
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« Responder #8 : 21-02-2008, 18:49:34 »

Não creio que deva ser tão mais caro, ainda mais se levarmos em conta a produção em série.
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« Responder #9 : 21-02-2008, 19:38:46 »

Realmente não dá pra entender porque já não é item de série pelo menos em motos mais caras e "caprichadas" em acessórios e acabamento ... se custa cerca de R$ 115 reais como acessório a ser colocado, como item de produção em série seria ridículo o custo mediante o benefício em potencial  Shocked

Quanto a eficácia, vale ressaltar que nas custom pelo fato de o ângulo de caster ser muito mais aberto do que em outros estilos de moto, o benefício deve aiunda ser maior, pelo maior comprimento da borracha e potencialização das perdas ai explicadas pelo AL ...
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Eduardo
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« Responder #10 : 21-02-2008, 19:50:49 »

Ninguém vai poder comparar o custo de produção de uma moto de R$ 30 mil com o de um carro de R$ 30 mil, mas assim mesmo não justifica.

Supõe-se que quem compra uma moto de R$ 30 mil, R$ 40 mil, entende um pouquinho sobre o que é caro ou barato...
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« Responder #11 : 21-02-2008, 20:26:20 »

Com certeza, seria um ótimo item de série. Mas tem um porém. A moto vai frear o dianteiro bem mais como aeroquip. Imaginem se um barriga verde compra direto a BM800, com um ângulo de caster avantajado e numa freada mais brusca leva o maior chão. Já pensaram nisso ?

Talvez existiram testes e optaram por isto por segurança mesmo. Nunca se sabe !!!
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« Responder #12 : 21-02-2008, 20:29:10 »

Sei não AL, acho que tb não vai fazer toda essa diferença assim ... vamos ver, de qualquer forma se o aeroquip fosse item de série daí seria possível dimensionar a potencia do freio sem o risco de haver variação da performance pela questão do aquecimento do fluído, sacou ?
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« Responder #13 : 21-02-2008, 20:30:27 »

É, faz sentido. Sei lá. Acho que barriga verde também faz merda de qualquer jeito, certo ? Cheesy
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« Responder #14 : 21-02-2008, 20:30:49 »

É, faz sentido. Sei lá. Acho que barriga verde também faz merda de qualquer jeito, certo ? Cheesy

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