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Autor Tópico: Troca do Óleo do Cardã  (Lida 34477 vezes)
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Flávio
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« : 20-02-2008, 20:06:24 »

Pessoal,

Uma coisa que parece ter sido meio unânime nos proprietários das BM´s 800 até agora foi um certo descaso das J.Toledo em fazer a troca do óleo do cardã nas revisões de 1.000 km ... tá no manual e acredito ser um item importante pra bater o pé e exigir.

Como o cardã tem uma vida útil enorme e baixíssima manutenção é legal tratar dele direitinho no começo pra ele só te dar alegria pro resto da vida  Wink Cheesy
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« Responder #1 : 20-02-2008, 21:15:18 »

Flávio, na revisão de 1000 kms que fiz no mês passado, pedi a troca do óleo do cardã e o chefe da oficina, surpreendentemente, disse que estava tudo bem e que iria trocar. Quando fui pegar a moto, ele disse que tinha trocado. Se trocou eu não sei, pois não vi, mas resta acreditar... ???
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« Responder #2 : 20-02-2008, 21:18:07 »

O óleo do cardã não é como o da transmissão de um carro? Até onde sei não é necessária a troca com freqüência.

[]'s

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« Responder #3 : 20-02-2008, 21:20:59 »

neuromancer, o manual diz que a troca deve ser feita na primeira revisão de 1000 kms. Depois, salvo engano, de 9000 em 9000 kms.
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« Responder #4 : 20-02-2008, 21:26:17 »

Realmente, de 9000km em 9000km não parece nenhum absurdo. Não vale a pena deixar de fazê-lo.
Como peguei a minha usada e cheguei aos 10.000km farei a troca na próxima semana.
Valeu!

[]'s
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« Responder #5 : 20-02-2008, 21:29:48 »

É isso aí...
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Flávio
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« Responder #6 : 21-02-2008, 06:42:48 »

O óleo do cardã não é como o da transmissão de um carro? Até onde sei não é necessária a troca com freqüência.

E isto é outra coisa importante neuromancer ! Parece que há uma incompatibilidade entre as especificações dos óleos sugeridos no manual do proprietário e no manual técnico ... vou dar uma checada depois ... mas na dúvida, o prevalesce o do manla técnico é claro ...
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« Responder #7 : 21-02-2008, 08:36:58 »

Cyberpunk:

Tem que trocar com 1000Km porquê são os primeiros 1000 que a moto roda, então aconselham isto para tirar algum tipo de rebarba, comum em peças novas que estão em amaciamento, que possam ter soltado do interior do cardã e caído no óleo.

Depois disso, o manual orienta apenas checar a cada 9000Km e trocar apenas se necessário.

O que acontece não é que a JToledo não vê. Ela indica tudo certo no manual, mas são as concessionárias que nem sempre se atentam ao fato. Quando chamei a atenção para isto, na revisão de 3000Km, todo mundo na oficina me pediu para levar o manual da minha moto, sumiram com ele para dentro de uma salinha, leram tudo, voltaram e trocaram para mim o óleo na revisão de 3000Km sem custo, nem do óleo.

Ou seja, assumiram que foram negligentes neste item na revisão de 1000Km. Mas pelo menos demonstraram que não foi intencional.

Mesmo que indique só para checar, eu sempre efetuo a troca nos 9000Km. Fiz com 3000, depois 9000 e quando minha moto chegar em 18000 vou trocar de novo. 200ml de óleo de transmissão é muito barato. 9000Km também é muito tempo. Prefiro ter óleo sempre novo na transmissão. Preferência pessoal mesmo.
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« Responder #8 : 26-02-2008, 17:13:02 »

Essa semana fiz revisão na minha moto e troquei o óleo do cardã.
Ficou em R$ 15,00 é tão barato que pode ser trocado a cada 3.000 km sem nenhum problema.
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« Responder #9 : 26-02-2008, 17:20:16 »

Pode fazer, mas não tem nenhuma necessidade. O óleo 90/90 de transmissão que vai no cardã não é sujeito a temperaturas tão elevadas quanto o do motor. Ele não deteriora tão facilmente.

Tanto que o indicado é só checar o mesmo a cada 9.000 Km. Se você quizer fazer como eu e trocar a cada 9.000 Km em vez de só checar, ainda acho válido. Mas trocar a cada 3.000 Km, aí é desperdício. No meu ponto de vista, pelo menos.

Se quer ser mais seguro, então cheque a cada 3Mil, se der problema troca, senão, troca apenas nos 9Mil. O meio ambiente agradece !!! Wink Grin
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« Responder #10 : 26-02-2008, 21:25:39 »

Tanto que o indicado é só checar o mesmo a cada 9.000 Km. Se você quizer fazer como eu e trocar a cada 9.000 Km em vez de só checar, ainda acho válido. Mas trocar a cada 3.000 Km, aí é desperdício. No meu ponto de vista, pelo menos.

Concordo ! O barato é que o cardã é praticamente isento de manutenção ... vamos aproveitar essa carcaterística !  Wink E ainda poupar uma troca desnecessária.

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« Responder #11 : 26-02-2008, 21:35:47 »

é mais ou menos o que acontece com meu carro (meus 5 ultimos foram todos Honda) atualmente tenho um Fit. Na revenda eles aconselham a não abrir nem o capô para frentista de posto de gasolina. Eles recomendam a trocar o oleo a cada 10milKm - sem acrescentar nos intervalos nem verificar.
Eu só abro o capô para colocar água no esguicho.

Verificação a cada 3.000km no cardã é bem melhor do que a cada 500km da manutenção da corrente....
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« Responder #12 : 28-02-2008, 20:45:27 »

Cyberpunk:

Tem que trocar com 1000Km porquê são os primeiros 1000 que a moto roda, então aconselham isto para tirar algum tipo de rebarba, comum em peças novas que estão em amaciamento, que possam ter soltado do interior do cardã e caído no óleo.

Depois disso, o manual orienta apenas checar a cada 9000Km e trocar apenas se necessário.

O que acontece não é que a JToledo não vê. Ela indica tudo certo no manual, mas são as concessionárias que nem sempre se atentam ao fato. Quando chamei a atenção para isto, na revisão de 3000Km, todo mundo na oficina me pediu para levar o manual da minha moto, sumiram com ele para dentro de uma salinha, leram tudo, voltaram e trocaram para mim o óleo na revisão de 3000Km sem custo, nem do óleo.

Ou seja, assumiram que foram negligentes neste item na revisão de 1000Km. Mas pelo menos demonstraram que não foi intencional.

Mesmo que indique só para checar, eu sempre efetuo a troca nos 9000Km. Fiz com 3000, depois 9000 e quando minha moto chegar em 18000 vou trocar de novo. 200ml de óleo de transmissão é muito barato. 9000Km também é muito tempo. Prefiro ter óleo sempre novo na transmissão. Preferência pessoal mesmo.

Mestre AL! Grin

Valeu a explicação, como já coloquei, vou trocar o óleo a cada 9000km.  Não vale a pena o crime!

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« Responder #13 : 28-02-2008, 21:01:59 »

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« Responder #14 : 07-08-2008, 18:16:56 »

uai, 9 ou 12mil? estou trocando a cada 12mil km, pelo que entendi do manual. ;-)
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