Páginas: 1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Troca do Óleo do Cardã  (Lida 34452 vezes)
AL
Fundador
Boulevard M800

Americana - SP

« Responder #15 : 07-08-2008, 19:10:36 »

Tem razão, no manual está 12Mil mesmo. E apenas checar, não trocar.

Mas tenho trocado a cada 9Mil.

Quanto ao apenas checar, já falei aí para tráz que prefiro trocar mesmo. thumbsup
Abraços,

AL
Suzuki Boulevard C1500 '08 Branca e Prata - Adele
Bressan
Conselho
Boulevard M800
*

Brasilia - DF

« Responder #16 : 08-08-2008, 12:17:34 »

ehehe estamos cuidando bem das moças! isso é que importa!
As minas pensam que eu não tomo banho, mas é na estrada que eu me sujo!
Relatos de viagem: www.elbando.com.br
Hell
Fundador
Boulevardossaurus Rex !!!

« Responder #17 : 08-08-2008, 14:58:47 »

Acabei de trocar o meu.
12000 KM em cima, trocado e agora vai pra estrada testar, debaixo de chuva mesmo  thumbsup
BOG - Irmãos de Alma e Estrada
Hell
Fundador

« Responder #18 : 14-08-2008, 08:29:53 »

Óleo trocado, aparentemente está ok  thumbsup
Flávio
Visitante
« Responder #19 : 07-11-2008, 19:29:48 »

Garantindo que o óleo do cardã fosse trocado na revisão dos 1.000 Km's  sleepy2

Fundador

« Responder #20 : 07-11-2008, 19:35:45 »

Não tá muito escuro pra ser a troca de mil não?  icon_scratch
Flávio
Visitante
« Responder #21 : 07-11-2008, 19:45:19 »

O recipiente não estava totalmente vazio (e sujo) ... mas de qualquer forma o que me chamou atenção foi a aparência muito mais limpa do que o da Mística I aos 1.000 Km's ... no caso dela o óleo saiu com aspecto de óleo misturado com água, opaco, cor de diarréia de neném (só na dos 1.000, depois não era mais assim não, eu acompanhei todas as revisões até os 12.000) ... da Mística II saiu cristalino ...
Membro Coletado
Marauder 250
*

Curitiba - PR

« Responder #22 : 07-11-2008, 21:42:10 »

Interessante!
O óleo cardã da minha BM não foi trocado com 1.000km...só com 9.000km e ainda por insistência minha, pq o "mexânico" disse q não precisava. Na época, não verifiquei o estado do óleo.

Recentemente troquei novamete o óleo, com 18.000km e este estava escuro, parecendo óleo queimado. Isso é normal? icon_scratch
Conselho
Boulevard M800
*

Brasilia - DF

« Responder #23 : 07-11-2008, 23:36:07 »

O recipiente não estava totalmente vazio (e sujo) ... mas de qualquer forma o que me chamou atenção foi a aparência muito mais limpa do que o da Mística I aos 1.000 Km's ... no caso dela o óleo saiu com aspecto de óleo misturado com água, opaco, cor de diarréia de neném (só na dos 1.000, depois não era mais assim não, eu acompanhei todas as revisões até os 12.000) ... da Mística II saiu cristalino ...

na revisão de 1000 (em Brasilia) nao vi, mas na de 3000 (em Floripa) o pessoal da Suzuki (amicissimos meus) informaram que o oleo estava meio úmido e trocaram de novo. Esquisito né?
As minas pensam que eu não tomo banho, mas é na estrada que eu me sujo!
Relatos de viagem: www.elbando.com.br
AL
Fundador
Boulevard M800

Americana - SP

« Responder #24 : 08-11-2008, 00:41:58 »

A primeira troca é que apresenta a maior degradação do óleo, devido à lubrificação de componenetes novos. Lembre-se, no manual, a troca de 1000Km é obrigatória, depois apenas verificação a cada 12Mil. Não é à toa.

Interessante!
O óleo cardã da minha BM não foi trocado com 1.000km...só com 9.000km e ainda por insistência minha, pq o "mexânico" disse q não precisava. Na época, não verifiquei o estado do óleo.

Conforme minha resposta anterior, apesar dos mexânicos fazerem isto, é errado. Nos primeiros Mil Km, é obrigatória a troca do óleo do cardã. Daí para frente, revisões periódicas.

Recentemente troquei novamete o óleo, com 18.000km e este estava escuro, parecendo óleo queimado. Isso é normal? icon_scratch

Não. Deveria ter trocado com Mil. Não vai detonar com tudo pois a peça é de excelente qualidade, mas eu pagava o maior sabão na concessionária por não saberem nem a recomendação da Suzuki. Não sabe beber ? Pede leite !!! angry5
Abraços,

AL
Hell
Fundador

« Responder #25 : 10-11-2008, 07:39:53 »

A primeira troca é que apresenta a maior degradação do óleo, devido à lubrificação de componenetes novos. Lembre-se, no manual, a troca de 1000Km é obrigatória, depois apenas verificação a cada 12Mil. Não é à toa.

Sei que a primeira tem a maior degradação, mas mesmo assim, se esse óleo é feito pra rodar 12.000 KM, não poderia ficar tão escuro assim com apenas mil.
Mas como o Flávio falou que o recipiente estava sujo, então está explicado  thumbsup
AL
Fundador
Boulevard M800

Americana - SP

« Responder #26 : 10-11-2008, 08:48:44 »

Sei que a primeira tem a maior degradação, mas mesmo assim, se esse óleo é feito pra rodar 12.000 KM, não poderia ficar tão escuro assim com apenas mil.
Mas como o Flávio falou que o recipiente estava sujo, então está explicado  thumbsup

Hell, é mais ou menos assim. Você conhece aquelas rebarbas que existem numa bacia de plástico, quando compra nova ? Aquilo é uma falha na vedação da forma da máquina injetora, que enche com a materia prima derretida e aplica a forma por cima. Se não houvessem brechas, não existiriam rebarbas.

Ocorre que é meio impossível tirar 100% destas rebarbas. E elas ocorrem para tudo que é feito em um processo que utiliza matéria prima líquida como plástico, alumínio, aço, ferro, etc. e depois são moldados em formas.

O período de amaciamento, é exatamente para que o motor ajuste suas folgas, inclusive aparando estas rebarbas, sem forçar a barra, porquê se forçar, pode-se gerar alguma rachadura no bloco que futuramente vai acabar impactando na performance ou vida do motor. Tudo isso já falamos, né ?

Agora a primeira troca de óleo é importante, pois as rebarbas que foram tiradas calmamente pelo dono consciente que cumpriu os limites do período de amaciamento, ficam rodando no óleo ou estancadas no filtro. Na primeira troca, troca-se óleo e filtro para que não se corra o risco de uma rebarba destas (que fica tipo uma limalha) fique presa às partes móveis arranhando o bloco por dentro.

No cardã, é a mesma coisa. Tem um eixo com engrenagens que são todas partes móveis. Só não aquece tanto o motor, mas aquecem também, inclusive. Tem rebarbas que se soltam nos primeiros 1000Km do mesmo jeito. É importante esgotar o óleo, exatamente para se livrar da maior parte possível destas limalhas.

Se não o fizer, corre-se o risco de ficar aquilo arranhando alguma engrenagem ou até mesmo o eixo. É apenas um risco, mas aumentado caso a troca não ocorra. Por isto a recomendação da primeira troca com 1000Km e depois apenas verificação do estado do óleo.

Eu troco a cada 9MilKm porquê é pouca quantidade de óleo e não é caro.

Não há tanto problema no caso do Brunetta, pois ele fez o pessoal trocar. Mas que eles deveriam ter trocado com Mil Km, deveriam e, principalmente, tem obrigação de saber isso na conessionária !

Bom, já falei demais. Até onde eu sei, as trocas são para isso.

Agora, quanto ao óleo sujo, muito provavelmente é por conta de compartimento sujo ou óleo com lote com problemas mesmo. Mas também por isto é importante verificar sempre, ok ?
« Última modificação: 10-11-2008, 08:50:56 por AL » Registrado

Abraços,

AL
Hell
Fundador

« Responder #27 : 10-11-2008, 09:17:31 »

Tio sempre dando aula aqui  thumbsup  tongue3
Rafa
Esquentando a Máquina
*

São Paulo - SP

« Responder #28 : 27-04-2009, 17:34:45 »

Olá a todos!!!

Alguns vão me chamar de coveiro (por desenterrar o tópico), mas gostaria de dividir minha experiência com vcs.
Neste final de semana o Hell acompanhou meu martírio pela troca do óleo. Fiz a revisão dos 1.000 e optei por não trocar o óleo na autorizada (o mais engraçado é que os caras nem oferecem) pois eu queria fazer com todo o cuidado possível.
Segue a imagem do óleo que saiu da moto e o fundinho do óleo que coloquei. A cor do óleo que saiu foi muuuito estranha...isso me deixou muito encafifado... icon_scratch

Alguém já viu isso? Depois de ter quase me queimado feio na sexta feira, deixei para trocar somente no sábado por volta das 9h da manha, ou seja o óleo descansou mais de 12h.
Bom, troquei o óleo por um petrobras hipoyde GL -5  exatamente o óleo que a J.Toledo indica da petrobras (para não ter encheção) com 1.136 km.
Membro Coletado
Boulevard M800
*

Blumenau SC

« Responder #29 : 27-04-2009, 17:42:25 »

Vc pegou a sopa do cachorro e colocou aí para nos sacanear !!! Só pode...
Carambá... sinistro mesmo.  icon_scratch

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: