Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Tanque auxiliar boulevard c1500  (Lida 10500 vezes)
GetulliO
Esquentando a Máquina
*

Curitiba-PR Boulevard 1500 Rainha Negra

« : 03-11-2010, 21:48:40 »

Bom pessoal analisando muito o projeto da BV 1500 para desenvolvimento do tanque auxiliar descobri uma alteração no projeto da emissão de gases do tanque de combustivel, mas não achei até aqui justificativa para isto. Pois em outras motos Susuki e HD existem o mesmo sistema no projeto pelo menos.

Vou explicar direito, sabe aquela peça preta que parece um filtro sob o falso tanque do lado direito da moto, aquela peça se chama Evaporizador e que às vezes se enche de gasolina quando é colocado além do normal no tanque. Bom sua função primária hoje é apenas escoar o vapor e a gasolina em excesso mas na realidade foi projetado para aproveitar parte dos gases que saem do tanque e reenviando-os para a admissão.

Vejam nesta figura como é o sistema na BV M800:

E nesta o sistema na GSX750R

O mesmo sistema na Harley:

É o mesmo sistema que deveria ter na Boulevard C1500 e que equipa os projetos mais modernos, aproveitando os gases do combustível saídos do tanque. Na BV1500 tem tudo para habilitá-lo até as entradas no corpo de borboletas esta lá, só estão fechadas mas isto é reversível.

Veja nesta imagem da BV1500:

Lá estão as conexões nº6 é o evaporizador, nº5 é a mangueira que vem do tanque e o nº4 é a conexão de saída dos gases até o corpo de borboletas. Eu só percebi isto depois de iniciar o projeto do tanque auxiliar, pois quero fazer um projeto prático, eficiente e seguro. Por isso estudei bem o projeto da moto e ainda irei alterar alguns parâmetros que se der certo como no projeto será muito bom.

Este estudo já faz parte do desenvolvimento do novo tanque auxiliar da BV, é que pretendo junto com o tanque corrigir alguns detalhes que acho necessário para melhorar o projeto de injeção.

Vou fazer uns testes pois também irei colocar no tanque auxiliar para a BV1500 um respiro que irá se interligar com todo o sistema de evaporação e pretendo deixar igual ao das outras, com reaproveitamento dos gases dos dois tanques.

Vou incluir nos testes, se há um motivo ou se foi simplesmente opção para nosso país de ser montado assim.

O projeto já esta pronto e conforme for desenvolvendo meus testes eu posto aqui pra todos participarem dos resultados e boas novas.

Este já foi o início dos testes.

Vamos juntos mudar este nosso Brasil! Pra melhor é claro!

Um abraço. thumbsup

« Última modificação: 04-11-2010, 08:15:13 por GetulliO » Registrado

AL
Fundador
Boulevard M800

Americana - SP

« Responder #1 : 03-11-2010, 22:23:31 »

A C1500 com tanque auxiliar, você vai matar os miliquinhenteiros do coração!!! laughing7

Excelente GetulliO. Gostaria de ter tido alguém com a sua iniciativa na época que eu tinha VMax e não conseguia andar mais que 150Km sem parar num posto. Beberrona a menina! icon_biggrin
Abraços,

AL
Suzuki Boulevard C1500 '08 Branca e Prata - Adele
Tulio Dantas
Mobilete
**

O que se leva da vida é a vida que se leva!

« Responder #2 : 03-11-2010, 22:49:37 »

Muito bom Getullio!!! Mantenha-nos informado!!!
rpalmeida
Visitante
« Responder #3 : 04-11-2010, 07:38:30 »

Isso e muito interessante.
Amigo Getulio, tem que marcar um dia pra fazer uma geral nas motocas da galera do BOG rapaz, em dezembro vou estar de ferias, quem sabe ja não dou uma esticada ai na sua terra pra fazer estes ajustes todos !
Boulevard M1500

Petrópolis - RJ

« Responder #4 : 04-11-2010, 07:50:40 »

Muito interessante esse negócio.

Sei que aqui é para tratar de assuntos sobre a C1500.
Mas como o Getúlio citou que a M800 também tem este sistema, fui pesquisar e coloquei aqui.

Mas a M800, não tem este sistema de Evaporização.
Pelo menos a minha que é 2007, não tem não.  nono

Segundo o Manual da Fábrica, o item "8 - EVAP canister", fica "guardado" atrás da tampa lateral direita.

Pode ser que como a legislação muda bastante no Barsil, que as mais novas já venham com este sistema !!!

Abraços
Marcelo "Begerron" - MC de Petrópolis
HD - FXD - Dyna Super Glide - Hazel
Morato
Moderador Global
Boulevard M800
*

São Paulo - SP / V-Strom 1000

« Responder #5 : 04-11-2010, 07:59:34 »

Na M1500 há um espaço na lateral esquerda com um suporte parecido com o que há na M800 do lado direito. Há uma mangueira tampada e alguns conectores. Acredito que é para o mesmo objetivo, mas não tem nada instalado. dontknow
GetulliO
Esquentando a Máquina
*

« Responder #6 : 04-11-2010, 08:10:09 »

Valeu Begerron, como não tenho as motos aqui para averiguar, só havia percebido na BV1500 então existe em alguns projetos que não vieram para o Brasil. Será que nas GSX750R também não tem?

O que não dá para entender é que há vários carros com este sistema.

Sei que não é algo tão significativo, mas independente disto eu vou ativá-lo e testando se esta tudo ok não vejo motivo para não ter em todas.
begerron
Boulevard M1500

Petrópolis - RJ

« Responder #7 : 04-11-2010, 08:20:20 »

A um tempo atrás, estava com a Lucille desmontada e precebí que tem esse espaço vazio atrás da tampa lateral.
E fui pesquisar para saber o que ficava ali e constatei que era esse tal de "Evap canister".
Agora porque que para as motos daqui no Brasil esse negócio vem faltando, eu também não sei.
Abraços
Marcelo "Begerron" - MC de Petrópolis
HD - FXD - Dyna Super Glide - Hazel
RKY-RJ
Fundador
Boulevard M109R

Rio de Janeiro - RJ

« Responder #8 : 04-11-2010, 08:37:52 »

Eu li em algum lugar sobre isso, faz muito tempo...
Acho que o assunto tem a ver com o problema de nossa gasolina com alto percentual de etanol....(parece que é por isso que preferiram desativar nas motos). A reportagem que  eu li era sobre os automóveis importados para o BR.
Faz sentido o que eu disse, ou falei besteira ???

XT1200Z - Yamaha Super Ténéré DX-60th 2017
XT1200Z - Yamaha Super Ténéré STD 2012
EU FUI: SP  2009, PR  2010, MG 2011, RJ  2012, SP  2013, SC 2014, MG 2015. RJ 2016, PR 2017, 2018 = EU VOU !
GetulliO
Esquentando a Máquina
*

« Responder #9 : 04-11-2010, 10:11:39 »

Calor de vaporização
RKY, pode até ser,
eu encontrei em um fórum sobre carros que o álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar.

Seguindo este raciocínio que encontrei, os vapores vindos do tanque têm que ser na grande maioria da gasolina,  se for assim não influenciaria o fato da mistura com álcool o que pode ser são os maledetos solventes que por vezes pode vir junto com nossa gasolina ai talvez seja.

Mas como disse isto é apenas teoria e achei que era apenas na BV 1500 que havia esta mudança, mas como o Bejerron comentou que na m800 também não tem e  provavelmente algum motivo deve ter, gostaria de saber o porque e como agora não estou com tempo para pesquisar, amigos espero que alguém encontre.
« Última modificação: 04-11-2010, 10:43:38 por GetulliO » Registrado

Delatori
Membro Coletado
Intruder 125
*

Americana - SP

« Responder #10 : 04-11-2010, 18:02:46 »

Isso e muito interessante.
Amigo Getulio, tem que marcar um dia pra fazer uma geral nas motocas da galera do BOG rapaz, em dezembro vou estar de ferias, quem sabe ja não dou uma esticada ai na sua terra pra fazer estes ajustes todos !
RP podemos marcar um passeio por estes lados de uns 3 dias, podemos pegar um feriado sei lá....e vamos visitar nosso amigo que tem um grande conhecimento das motocas, ele pode fazer uma geral!!!! angel4
Delatori Motociclista para sempre!!!!
HD FAT BOY
JANDERSON
Intruder 125

« Responder #11 : 05-11-2010, 19:53:02 »

Galera

Que beleza, um tanque auxilira de 7 litros, ai sim um boa autonomia.

Quando estiver em Curitiba vou fazer uma visita ao amigo Getúlio.

Um Grande Abraço
Conselho
Burgman 125
*

Santos -SP

« Responder #12 : 11-11-2010, 17:46:48 »

Getulio.
Não demore muito, estamos anciosos com relação à este tanque auxiliar.
Abs.

"Boing Rubro-Negro"
rpalmeida
Visitante
« Responder #13 : 11-11-2010, 18:08:13 »

Delatori.
Então e so marcar, estou de ferias agora no próximo mês, e o ócio vai comer solto aqui em casa.
Membro Coletado
Intruder 125
*

Americana - SP

« Responder #14 : 11-11-2010, 20:00:09 »

Rpalmeida, precisamos de um feriado pois eu voltei de férias  angel4
Delatori Motociclista para sempre!!!!
HD FAT BOY
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: