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Autor Tópico: Ducati Diavel  (Lida 30133 vezes)
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Boulevard M800
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« : 30-11-2010, 14:37:14 »

É ou não é custom??? icon_scratch



Ducati Diavel: Uma motocicleta diabólica

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Arthur Caldeira

Não é por acaso que o nome da nova Ducati tem inspiração na palavra “diabo” no dialeto falado em Bolonha, região onde fica a fábrica. Com 210 kg, pneu traseiro de 240 mm de largura e um porte musculoso, a recém lançada Diavel impõe respeito. Aquele tipo de moto que dá vontade de arrancar com tudo e ver o mundo ficar para trás em questão de segundos.

Apresentada como uma estrela em um teatro no centro de Milão, a nova motocicleta é uma aposta ousada da fábrica italiana. “A Diavel é, sem dúvida, nosso lançamento mais inovador para 2011”, falou orgulhoso o diretor geral da Ducati, Claudio Domenicali, durante a coletiva de imprensa no belo prédio de 1881 do Teatro Carcano, na cidade italiana.

Famosa por suas esportivas, a Ducati entra no segmento custom prometendo conforto e desempenho, aliado a uma ciclística ágil. “Até agora nenhum modelo reuniu essas características em uma única moto”, admitiu Domenicali. O departamento de design da Ducati garante ter conseguido.

Criou a Diavel com um avantajado trem dianteiro e uma traseira minimalista para encaixar o esportivo propulsor de dois cilindros em “L” no tradicional quadro em treliça da fábrica de Borgo Panigale. Desenho que causa estranheza ao primeiro olhar. Tem-se a sensação de que a Diavel acaba abruptamente. Mas estranho mesmo é a Ducati aventurar-se em novos segmentos.

Uma das motivações para se arriscar em um novo segmento foi o sucesso da Multistrada 1200, apresentada em 2009. A primeira big trail da marca italiana, recheada de tecnologia, superou as expectativas de vendas, admitiu Gabriele Del Torchio, presidente da Ducati. “Nossa estratégia é sermos especialistas no segmento de motos esportivas, enquanto trabalhamos para desenvolver produtos inovadores. Isso nos permite expandir nossos negócios para novos mercados como a Diavel”, disse Del Torchio.

Desempenho

No coração da diabólica Ducati está o motor Testastretta 11°, derivado dos potentes motores esportivos da marca, mas adaptados para uma entrega mais suave de potência. O motor de dois cilindros em “L” (um V a 90°) e 1.198,4 cm³ produz 162 cavalos de potência máxima (a 9.500 rpm) e colossais 13 kgf.m de torque máximo. Com esses números o motor pode até ser mais manso, mas não perdeu o desempenho característico dos motores italianos.

Equipada com acelerador eletrônico (ride-by-wire), a Diavel ainda conta com tecnologias como três modos de pilotagem (Sport, Touring e Urban) e controle de tração (Ducati Traction Control) de cinco níveis. Praticamente o mesmo pacote tecnológico da Multistrada 1200.

O câmbio de seis marchas precisou ser feito em materiais mais resistentes para transferir toda a “força” do motor para o enorme pneu traseiro de 240 mm. A Ducati ainda equipou o novo modelo com uma embreagem deslizante para aliviar os trancos no conjunto de transmissão. A transmissão final é feita por corrente.

Ciclística

O quadro em treliça, segundo a Ducati, garante rigidez a torções enquanto assegura menor peso e tamanho compacto. O monobraço traseiro construído em liga de alumínio é bastante longo e resulta em uma distância entre-eixos de 1.590 mm, o suficiente para proporcionar estabilidade nas retas.

Em conjunto com as suspensões – garfos Marzocchi de 50 mm de diâmetro, na frente, e amortecedor Sachs posicionado horizontalmente, atrás – garante maneabilidade e inclinações de até 41° em curvas. Qualidades que só poderão ser conferidas na prática, afinal apesar de todo o frisson em torno da Diavel, ainda não foram feitos testes dinâmicos pela imprensa internacional.

Para parar os 210 kg a seco da Diavel, a fábrica italiana não economizou. Optou pelas pinças monobloco da grife Brembo com quatro pistões para “morder” os dois grandes discos de 320 mm de diâmetro na dianteira. Atrás, um disco de 265 mm com pinça de pistão duplo, também da Brembo. Para completar, sistema antitravamento (ABS) da Bosch.

As rodas de 17 polegadas (3,5’ de largura na dianteira e 8’ na traseira) são calçadas com os novos pneus Pirelli Diablo Rosso II, nas medidas 120/70 (d) e 240/45 (t).

Edição especial

A nova Diavel deve chegar ao mercado somente no primeiro trimestre do próximo ano. A primeira versão comercializada será a Diavel Carbon, com diversos itens de acabamento em fibra de carbono. Nos Estados Unidos, a Carbon deverá custar em torno de US$ 20.000 (cerca de R$ 35.000). Já o modelo standard sairá por US$ 17.000.






« Última modificação: 16-06-2014, 07:27:57 por Wagner J. Marques » Registrado
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« Responder #1 : 30-11-2010, 14:38:16 »

simplesmente linda!  thumbsup thumbsup
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Nós que cá estamos, por vós esperamos!   
rpalmeida
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« Responder #2 : 30-11-2010, 14:46:53 »

Show.
So resta saber por quanto vai chegar aqui no BR e o seguro de uma criança destas !
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« Responder #3 : 30-11-2010, 14:55:26 »

Baralho......que motão! thumbsup
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« Responder #4 : 30-11-2010, 15:45:20 »

Onde tu viu custom aí?

Pedaleira recuada, pilota-se montado, não sentado, não tem nada de custom ali.
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Abraços,


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« Responder #5 : 30-11-2010, 15:47:38 »

ah há... se vc não notou, foi por isso mesmo que fiz a pergunta e sinalizei o texto em amarelo tongue3
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« Responder #6 : 30-11-2010, 15:50:35 »

Custom onde? Ângulo de caster fechado, é uma naked ou street. Se aquilo for custom, então uma buell também é. dontknow
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Abraços,


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« Responder #7 : 30-11-2010, 15:56:57 »

são eles que tão dizendo... icon_scratch
a primeira coisa que notei foram as pedaleiras e ausência do banco do garupa angry7
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« Responder #8 : 30-11-2010, 15:59:13 »

Definição de Custom de acordo com o Wikipédia:  tongue3

Custom
 
Moto custom: custom (garfos dianteiros inclinados para a frente Ângulo de caster) são motos estradeiras, preferidas por um público mais tradicional. Não priorizam a velocidade e são mais voltadas ao conforto, mantendo a altura do banco baixo, pedaleiras avançadas, tanque grande em posição paralela ao chão de forma a proporcionar uma posição confortavel para pilotagem. São muito confortáveis para viagens longas, seja sozinho ou acompanhado. O piloto fica recostado para trás, com os pés para a frente, com as costas geralmente apoiadas em encostos chamados de sissy bar.

A maioria das peças são cromadas e brilhantes, copiando o design das motos antigas. Geralmente possuem alforjes em couro, que são aquelas malas para levar a bagagem. No Brasil, existem muitos moto clubes cujos integrantes apreciam o estilo das motos custom e que vêem nessas motos um estilo de vida. São as motos que apresentam desenho típico das motos americanas dos anos 50 e 60 glamourizadas em filmes como Easy Rider (Sem Destino). Uma variação dentro desta categoria são as Roadsters, que aliam o visual e a posição de pilotagem das custom com o alto desempenho das esportivas.

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Joca
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« Responder #9 : 30-11-2010, 16:04:04 »

Independente da classificação, a moto é muito bonita.
E pelos dados também arisca. thumbsup thumbsup
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« Responder #10 : 30-11-2010, 16:14:33 »

concordo com o Joca, apesar de concordar com todos que não tem nada a ver com Custom ela... mas se perceber bem, pode ser que seja bem CUSTOSO compra-la... Talvez dai venha a classificação "CUSTOM"  tongue3
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« Responder #11 : 30-11-2010, 17:10:19 »

Bela moto, mas...........

Prefiro realmente as custom.

 thumbsup thumbsup thumbsup
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« Responder #12 : 30-11-2010, 17:24:56 »

Acho que seria Naked, mas não deixa de ser uma bela moto.
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« Responder #13 : 30-11-2010, 19:08:43 »

A moto é linda thumbsup, mas não é Custom e sim uma Naked
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« Responder #14 : 30-11-2010, 19:30:57 »

Linda moto! thumbsup

Me pareceu concorrente da V-Max.
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