Miamoto-sam, tomei a liberdade de criar um tópico com a sua questão, pois considero este assunto importante a ponto de merecer um tópico, ok ?
Sei que esse tema deve dar "pano pra manga", sendo assim eu começaria apenas elencando algumas características marcantes dos dois modelos e tenho certeza que o pessoal fará suas contribuições

...
Sem querer parecer muito xiita

na defesa da BM em relação à Sportster, acho que ela é superior em praticamente tudo ...
Se fosse pra sair de uma BM eu só iria para uma das HD´s de 1.600 cc tipo uma Night Train ou uma Fat Boy, mas é claro que o preço é muito superior e por isso seu comparativo é pertinente, sobretudo pelo valor e cilindrada e principalmente para quem ainda vai comprar a moto desta categoria.
Por favor, não me odeiem

pelas opiniões que eu vou externar aqui, ok ?
BM 800 pontos fortes :- estilo, ciclistica, refrigeração líquida, tecnologia embarcada, rede de assistência, competência do conjunto em geral, flexibilidade em uso na estrada e na cidade, conforto e eficácia das suspensões
pontos fracos :- muitas peças plásticas (na minha opinião !)
Sportster pontos fortes :- apelo mais rústico e durável (peças metálicas), enorme quantidade de acessórios de boa qualidade (mas caros !), "estilo de vida" proporcionado pela força da marca Harley Davidson (HOG, passeios, vestimenta, etc)
pontos fracos :- pós venda, uso em cidade (esquenta), mecânica antiquada, vibração, estilo muito peculiar e de gosto subjetivo, conjunto menos eficiente em geral, conforto para o garupa e suspensões duras e curtas
Vou me abster !

AL : não vale !!!!!