Páginas: 1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Como andar em comboio com segurança.  (Lida 14758 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
kabotchá
Membro Coletado
Intruder 125
*
Offline Offline

Mensagens: 1.547


BM800 - "Kenga" / São Paulo -SP


« Responder #75 : 27-03-2014, 02:17:36 »

Isso é MUITO relativo pessoal!!! Depende do tipo de pista (dupla, simples), e do tamanho do bonde! Essa manobra do ferrolho funciona em bonde CURTO! Em bonde longo, não tem como! SEMPRE veja a situação primeiro!

Qual a quantidade de motos que configura o bonde curto e o longo?  icon_scratch
Registrado

Tudo bem com você?!
Macedo
Membro Coletado
Boulevard M800
*
Offline Offline

Mensagens: 4.209


« Responder #76 : 27-03-2014, 17:04:27 »

Curto, no máximo entre 10 e 12 motos.

 thumbsup
Registrado
RKY-RJ
Fundador
Boulevard M109R
*****
Offline Offline

Mensagens: 8.272


Rio de Janeiro - RJ


« Responder #77 : 15-04-2014, 07:06:38 »

Pela minha experiência em andar em grupo, o ideal e' de 4 a 6. Mais importante que a quantidade e' conhecer os demais componentes do grupo (para isso os B&Vs sao importantes). Dos 42 anos andando em motos, minha experiência antes do BOG (2008 ) se resumia a 90% das viagens sozinho. Sair em grupos grandes também e' muito bom, mas requer mais paciência, tolerância, cuidados e atenção constantes.
Registrado



XT1200Z - Yamaha Super Ténéré DX-60th 2017
XT1200Z - Yamaha Super Ténéré STD 2012
EU FUI: SP  2009, PR  2010, MG 2011, RJ  2012, SP  2013, SC 2014, MG 2015. RJ 2016, 2017 = EU VOU !
Hell
Fundador
Boulevardossaurus Rex !!!
*****
Offline Offline

Mensagens: 20.839



« Responder #78 : 15-04-2014, 09:12:09 »

Concordo com o RKY  thumbsup
Registrado

BOG - Irmãos de Alma e Estrada
Luiz
Membro Coletado
Marauder 800
*
Offline Offline

Mensagens: 3.999


Brasília - DF


« Responder #79 : 15-04-2014, 11:08:46 »

Acho que qualquer viagem em grupo demanda essas coisas.
Registrado

Luiz
M1500 Red Bull
Igor Piumbim
Intruder 125
****
Offline Offline

Mensagens: 1.101


Asa Sul - DF


« Responder #80 : 17-04-2014, 22:39:07 »

isso, até mesmo viagem em dupla.
Registrado

VAI ZÉ, BARRUFA!!!!!
GEA
Esquentando a Máquina
*
Offline Offline

Mensagens: 141


« Responder #81 : 11-08-2014, 22:55:41 »

Galera, vi em alguns posts sobre o Centro Educacional de Transito Honda (CETH), gostaria de compartilhar com vocês sobre o treinamento que tive hoje com eles.

A empresa que trabalho organizou a turma para o curso pratico e teórico pois tivemos muitas ocorrências de acidentes com os funcionarios.

Curti muito o curso, a instrutora manda muito bem, sem contar o Museu honda com algumas relíquias etc...

Conversei com a instrutora e fiquei sabendo que o curso é Gratuito para grupos de empresas, moto clubes e similares, ai se tiverem afim podiamos marcar com a galera do BOG pra ir lá qq dia.
Ela disse que a agenda está lotada e se quiser já tem que entrar na fila.

Site: http://www.honda.com.br/harmonianotransito/Paginas/SobreCETH.aspx

Achei que tem um conteúdo legal, a galera que foi já tinha experiência e tals mas chegou lá a instrutora provou que ninguém sabia nem parar uma moto rs...

Segue algumas fotos que tirei do museu deles.
[img width= height= alt=" border="0]http://i1279.photobucket.com/albums/y524/Bruno_Gea/IMG_20140811_1050520531_zps33d34c1e.jpg[/img]

[img width= height= alt=" border="0]http://i1279.photobucket.com/albums/y524/Bruno_Gea/IMG_20140811_1048390131_zpsab5ea306.jpg[/img]

[img width= height= alt=" border="0]http://i1279.photobucket.com/albums/y524/Bruno_Gea/IMG_20140811_104531780_HDR1_zps4792433c.jpg[/img]

E a galega que tive o privilegio de pilotar por algum tempo.
[img width= height= alt=" border="0]http://i1279.photobucket.com/albums/y524/Bruno_Gea/IMG_20140811_104456026_HDR1_zps9461606c.jpg[/img]

Abraço.
Registrado
Wagner J. Marques
Moderador Global
Boulevard M109R Special Edition
*
Offline Offline

Mensagens: 11.913


Belo Horizonte - MG


WWW
« Responder #82 : 12-08-2014, 09:11:32 »

Muito bacana!
Vale a pena conferir. Conhecimento, nunca é demais.
Obrigado por compartilhar.
thumbsup thumbsup

Registrado

Cleiton
Membro Coletado
Mobilete
*
Offline Offline

Mensagens: 313



« Responder #83 : 12-08-2014, 11:23:31 »

Bem legal mesmo.  thumbsup

Registrado
bruno.tadeu
Membro Coletado
Intruder 125
*
Offline Offline

Mensagens: 1.619


São Paulo - SP


WWW
« Responder #84 : 10-04-2015, 11:10:41 »

Matéria que saiu no site http://andarilhar.com/2015/04/09/regras-para-viajar-de-moto-em-grupo/
----------------------------

REGRAS PARA VIAJAR DE MOTO EM GRUPO

Muitas situações podem comprometer a segurança dos motociclistas e devem ser evitadas:
– Conversar com o piloto ao lado
– Se aproximar demais lateralmente dos demais pilotos, principalmente em velocidades superiores a 40 km/h
– Sair para o acostamento sem sinalizar
– Cruzar pistas que rodam no mesmo sentido para fazer uma conversão
– Cruzar pistas em sentido contrário sem aguardar no acostamento
– Acelerar ou desacelerar bruscamente sem sinalizar
 
Bom, essas são situações que costumam gerar confusão, mas é importante sempre estar atento aos movimentos do líder e do grupo.
 
REGRAS BÁSICAS PARA COMBOIOS DE MOTOS
 
ANTES DO PASSEIO
– Verificar se documentos dos pilotos e das máquinas está em dia. Nunca saia em comboio com a documentação atrasada.
– Verificar óleo, todas as luzes, relação da moto, lubrificação das correntes, buzina, aspecto geral de cabos de embreagem, acelerador e freios
– Verifique os freios: pastilhas, lonas, nível do fluido, e o estado dos pneus
– Suspensão e bateria também devem ser checados
 
NO DIA DO PASSEIO
– Estar no ponto de encontro, no horário marcado para a concentração com motos abastecidas e pneus calibrados
– É sempre bom levar capa de chuva ou roupas impermeáveis
– Prestar atenção ao briefing que será feito pelo líder do comboio
 
FORMAÇÃO
Sempre manter distância de 2 segundos do membro à sua frente; manter a distância de 1 segundo do membro que está na sua diagonal.
Dica: para calcular essa distância, visualize um ponto à frente na pista. Na passagem da moto à sua frente, conte MIL E UM, MIL E DOIS. Esse é o tempo de 2 segundos
A melhor posição para rodar nas estradas é a formação cruzada. É a formação que favorece a segurança de todos os integrantes uma vez que cada moto terá espaço ao seu redor para alguma manobra de emergência.
É importante que todas as motocicletas do comboio ocupem a mesma faixa para permitir a livre circulação dos outros veículos.

Observe o desenho abaixo:


Mas algumas vezes, seguindo o critério do líder, a formação poderá ser alterada para uma fila única. Normalmente essa formação é utilizado quando rodamos por estradas mais sinuosas.
 


Ao adentrar cidades, andando em velocidades bem baixas, nós podemos também assumir a formação lado a lado, pois permite uma melhor compactação do grupo.
 
PRESTE ATENÇÃO:
– Não sair da formação
– Não ficar ziguezagueando
– Não ultrapassar a moto que vem à frente
– Não andar lado a lado quando em velocidades superiores a 40 km/h (a menos que seja uma orientação do líder)
– Não conversar com os companheiros
– Não acelerar nem reduzir bruscamente
– Utilizar sempre a mesma faixa de rodagem do grupo
– Não ultrapassar o líder nem fique para trás do ferrolho
– Mantenha distância constante
 
ORGANIZAÇÃO DO COMBOIO
Os grupos com mais de 6 ou 8 motos em geral necessitam ser organizados. Essa organização começa com a escolha do líder e do ferrolho, ambos devem ser motociclistas experientes.
Líder: deve ser o motociclista que conhece bem os sinais para viagens de moto, e precisa conhecer bem o percurso. Ele fica atento ao deslocamento do grupo e controla a velocidade para que o grupo rode coeso
Ferrolho: normalmente um motociclista mais experiente e que possua uma máquina possante, que permita uma rápida ultrapassagem para chegar ao líder, caso alguma das motos precise parar na estrada.
Muito bom quando líder e ferrolho possuem intercomunicadores, que facilitam a comunicação entre eles.
 
Em comboios maiores que 15 ou 16 motos, convêm também nomear um anjo, um motociclista que vai circular em geral ao lado do grupo, garantindo a coesão e impedindo que outros veículos entrem no meio da formação. O anjo deverá também ficar atento a todos os membros, avisando o líder sempre que alguém precisar parar.
 
Em comboios maiores, com mais de 25 motos, convém repartir o grupo em vários grupos menores de 10 ou 12 motos. Esses grupos vão rodar juntos, na mesma formação. O grande problema em grupos grandes é dar acesso aos outros veículos às saídas e entradas das estradas. Nesses casos, o grupo pode se abrir para permitir a passagem de outros veículos se aproximando novamente assim que possível. Normalmente essa organização é feita pelos meios, membros também com experiência nas estradas, que auxiliam na formação do grupo.
 
 
GESTOS PARA VIAGENS DE MOTO EM GRUPO
Para facilitar a comunicação entre os motociclistas, existem alguns gestos que são conhecidos universalmente. Colocamos abaixo os mais comuns e que todos devem conhecer.
O líder fará os gestos para a organização do grupo. Por estar  em primeiro lugar, normalmente as situações serão sinalizidas primeiro pelo líder; essess gestos deverão ser reproduzidos pelos demais membros do grupo para que os pilotos que vêm mais para trás também tenham conhecimento do que se seguirá…
Mas, caso alguém precise parar ou aviste um buraco na pista, ele deve sinalizar para os membros que o seguem.



O quadro acima é um resumo dos sinais… As imagens originais são do blog carpemototurismo.blogspot.com.br
 
Para melhor visualização dos gestos (imagens com movimento) acesse: http://andarilhar.com/2014/11/15/gestos-para-viagens-de-moto-em-grupo/

Registrado

neuromancer
Fundador
Intruder 125
*****
Offline Offline

Mensagens: 1.758


São Paulo - SP


WWW
« Responder #85 : 10-04-2015, 11:39:05 »

Boa Bruno!

Esse é um assunto que deve sempre ser revisado!

Registrado

Neuromancer
adriano1984
Membro Coletado
Intruder 125
*
Offline Offline

Mensagens: 1.649

M.A.O.S eternos Bixos


WWW
« Responder #86 : 10-04-2015, 12:08:12 »

bem revisado ! thumbsup
Registrado

O caminho nunca é longo demais,quando um amigo nos acompanha.
Acácio - BH
Membro Coletado
Mobilete
*
Offline Offline

Mensagens: 227


Acácio - BH


« Responder #87 : 23-05-2016, 20:34:43 »

Pessoal, boa noite.

Apesar de ter aqui em cima escrito em vermelho que este tópico não tem respostas a 120 dias, resolvi dar aqui meu depoimento sobre este assunto: COMO ANDAR EM COMBOIO COM SEGURANÇA, tendo em vista sua importância.

Pois bem, quando combinamos que iríamos ao X NACIONAL em Vassouras, nós, mineiros, após a ideia de um de nossos colegas (Avuadô), todos sentimos a necessidade de sabermos como devemos nos comportar em um comboio tendo em vista a grande importância disso para nossa segurança.

Assim, fui indicado para preparar um material e apresentá-lo aos pilotos do comboio. Houve um interesse muito grande, inclusive colegas de outros moto-clubes participaram da apresentação.

A importância deste assunto torna-se bastante enfatizada até mesmo ao vermos este tópico, pois, temos aqui 6 páginas com muitas informações e todos participantes sempre confirmando a importância do mesmo para a segurança.

Mesmo com toda essa importância e sua relação direta com a segurança, percebi que ainda é muito pouco conhecida por muitos motociclistas, inclusive de nossa irmandade, confesso que para mim foi uma novidade, mas que, por meio desse trabalho aprendi muito e creio que também, muitos aprenderam e outros relembraram.

Para finalizar, tendo em vista que agora tivemos as nomeações de novos conselheiros, seria importante que, cada um relembrasse este assunto em cada viagem que fosse feita, inclusive com a informação da importância do Briefing antes de cada viajem.

OBS.: Estou analisando uma melhor forma de disponibilizar aqui o trabalho que fiz, para que, todos nós, o analisássemos para construirmos um arquivo único que pudesse servir de modelo a ser apresentado em cada viajem que fosse feita, ou uma consulta a quem quiser conhecer mais sobre este assunto.
 
É importante informar também que, de acordo com minhas pesquisas feitas, inclusive aqui no nosso site, percebemos que existem algumas nomenclaturas diferentes, algumas informações conflitantes, (isso também acontece em pesquisa feitas em sites da internet), dai a minha proposta de fazermos um arquivo único que esteja de acordo com todos.

Esta é minha sugestão, tendo em vista a importância deste assunto em nossa segurança.

Grande abraço a todos e me coloco à disposição para ajudar no que for possível
Registrado

Acácio - BH
umartins
Mobilete
**
Offline Offline

Mensagens: 412



« Responder #88 : 23-05-2016, 21:28:22 »

Excelente idéia Acácio !
Mesmo para os mais experientes, é sempre bom reciclar e relembrar os conceitos.
Registrado



Ulisses - Niteroi - RJ
Boulevard M800 - 2015/2016
bonafé
Visitante
« Responder #89 : 24-05-2016, 12:42:53 »

Obrigada pelas informações!  glasses2
Registrado
Páginas: 1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
Imprimir
Ir para: