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Autor Tópico: Como andar em comboio com segurança.  (Lida 15603 vezes)
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Cleiton
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« Responder #90 : 26-05-2016, 14:31:19 »

 thumbsup thumbsup thumbsup

 Muito legal sua ideia Acácio.
Espero que descubra uma maneira fácil para disponibilizar o material da maneira mais didática possível.
Nunca é demais. Segurança é fundamental.
Parabéns pela atitude Amigo!

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Brant
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FE NA VIDA E BORA PRA ESTRADA !


« Responder #91 : 27-05-2016, 16:42:41 »

Acacio, sua apresentação foi em Power Point. Acho que não da pra salvar aqui no forum. Vamos pensar numa forma de postagem pra ficar a disposição de todos ! thumbsup
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Chandrews
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« Responder #92 : 30-05-2016, 11:28:39 »

PRecisamos divulgar mais sobre isso , pois vejo muita gente perdido principalmente quando o combio vai ultrapassar algum carro.
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Salomão
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« Responder #93 : 30-05-2016, 13:27:15 »

Acácio, experimenta publicar aq o link para um google drive desses. De funcionar.
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Dirigir teclando o celular é mais perigoso que dirigir bêbado
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« Responder #94 : 31-05-2016, 09:37:31 »

Pessoal, orientei o Acácio para colocar o arquivo na nuvem (Google Drive, 4shared, Dropbox etc) e mandar o link aqui  thumbsup
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« Responder #95 : 23-07-2016, 10:02:59 »

Esse arquivo já foi disponibilizado pessoal?
Eu uso o Dropbox a 4 anos e mais que recomendo, pode-se criar nele uma pasta compartilhada ou link público para um arquivo específico. Tem varios protocolos de segurança, etc. Abs.

Fausto (FLBPN), M800 2016, enviado do meu Smartphone




https://youtu.be/Kstb8BIu08k

Bem simplório, mas achei didático para os que, como eu, estão iniciando e um dia pretendem formar com um grupo e partir pelas estradas.

Fausto (FLBPN), M800 / 2016.


« Última modificação: 28-07-2016, 14:45:57 por FRANKLIN » Registrado

gabrielnappi
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« Responder #96 : 28-07-2016, 11:06:02 »

boa fausto, legal! thumbsup
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« Responder #97 : 25-10-2016, 12:46:59 »


Sempre é bom dar uma relembrada nas boas práticas de andar em comboio (que sempre é perigoso!):

BÁSICO DO BÁSICO DE COMBOIO:

– Formação alternada zig-zag. Propicia espaço lateral para desviar de buracos ou obstáculos, e espaço para frenagens;

– Distância de 2 a 3 segundos entre as motos;

– PONTEIRO é o líder do comboio, define o ritmo e as ultrapassagens;

– FERROLHO é o último do comboio, tem várias funções, como auxiliar o ponteiro nas ultrapassagens, apoiar quem precisar parar, avisar o ponteiro sobre alguém com pane.

– MIOLO são os participantes do comboio, que devem manter suas posições durante o trajeto.

– SINALIZAÇÃO feita por quem está na sua frente deve ser repetida para avisar quem vem atrás. É feita COM A MÃO ESQUERDA, e não se deve sinalizar nada com os pés.

– A SINALIZAÇÃO deve ser combinada no batepapo antes da partida (briefing), para evitar despadronização.

ALÉM DO BÁSICO:

É MUITO importante conhecer vários outros macetes que só a prática nos traz, e que não são abordados na grande maioria das instruções de pilotagem em comboio (pois só tratam da pilotagem em si):

– Combinar o roteiro e as paradas, e TODOS devem conhecer. Isso evita alguém ficar perdido. Alguém que parar pra fumar ou outras necessidades pode recuperar o tempo na estrada sabendo pra que lado ir. As paradas combinadas não devem ser alteradas depois que a viagem começar;

– Viajar em grupo é em grupo, não é três ansiosos dispararem na frente e deixar os lentos pra trás. Não é um bando de gente indo junto pro mesmo lugar! Saída de posto por exemplo, é quando o último estiver pronto. Viajar em grupo é partirem juntos e chegarem juntos, é um cuidar do outro, é não deixar ninguém pra trás;

– A segurança de TODOS é responsabilidade de CADA UM. Comboio não é lugar pra brincadeiras e falta de atenção. Mantenha a distância correta de segurança, atentando para possíveis carros que queiram se enfiar no meio. Conheça quem está à sua volta, como ele pilota, como ele freia, como ele faz curvas;

– NUNCA, MAS NUNCA ultrapassem caminhões em descida pra ficar na frente dele. Se não tiver uma boa condição, é melhor esperar uma subida, ou uma boa reta;

– Não disputem espaço na estrada! Sempre vai ter um carro que quer passar por cima de todo mundo. Deixem os caras com diarréia passar logo!

– TODOS devem ter o telefone de TODOS, para facilitar os contatos em caso de emergência;

– Carro de apoio, vai ATRÁS. Não é na frente, nem no meio, nem do lado! É ATRÁS das motos! Motivos listados no final da mensagem;

NO CASO DE FILMAGENS:

– CUIDADO! é uma das coisas mais inseguras de se fazer na estrada, ainda mais em comboio.

– A pior situação é se for um carro filmando! Façam todos saberem, antes da partida, qual carro vai fazer as filmagens, e botem um adesivo na lateral direita E na parte traseira do carro para que durante a estrada as motos saibam que o carro que está atrapalhando o bonde é o que está filmando;

– Sim, carro filmando VAI atrapalhar o bonde, e o trânsito todo. O motorista do carro tem que ficar ESPERTO, condução segura sempre, e quem estiver filmando também. Lembrem que estão NA ESTRADA, não numa festa.

– Se for o carona filmando, sobre a moto, o PILOTO tem que lembrar também da condução segura. Nada de ficar costurando no meio do bonde! Lembrar que o garupa estará distraído e pode não estar preparado para aquela freada, acelerada, curva, etc.

– Cuidado com a famosa “disparada” para se adiantar ao bonde e filmar a passagem do mesmo. Combinem quem vai fazer isso, combinem um sinal pra isso, pra ninguem estranhar a disparada do sujeito. E para o piloto que fizer isso, CONHEÇA A ESTRADA! Ninguém quer chegar numa curva e ver o amigo lá embaixo no barranco porque não conhecia o traçado!

MOTIVOS DO CARRO DE APOIO IR ATRÁS DAS MOTOS:

– prejudica a visão da pista, vem um buraco por baixo do carro e a moto não tem tempo de desviar;

– carro freia diferente da moto (melhor que a moto), e em uma freada brusca do carro a moto tem que desviar, podendo espalhar pra contramão ou pra outra faixa, ou pro acostamento. Todas opções arriscadas!;

– as motos são mais ágeis, e naturalmente vão se distanciar do carro em trechos congestionados. Se todo mundo esperar pelo carro, o dia acaba e ninguém chega.

– o carro deve saber o roteiro, as paradas, e o contato de todos. Pode ficar pra trás, mas nunca perdido!

– a função do carro de apoio é… DAR APOIO! Se alguma moto quebrar no caminho e ninguém ver (o que já é sinal de comboio errado), o CARRO é o último recurso de ajuda.

DICAS ADICIONAIS PARA ESTRADAS DE PISTA SIMPLES:

– os maiores momentos de stress são atrás de filas de caminhões em trechos sinuosos. Forma-se aquela fila de carros atrás, todos impacientes. Mantenha-se CALMO e não force a passagem pelo “corredor”, muito menos pelo acostamento. Evite ficar prensado no meio da confusão, fique pra trás, deixe os carros se matarem lá na frente. Depois quando vier o trecho plano e reto, você “janta” todos eles.

– Estando na fila de carros atrás de um caminhão, e querendo ultrapassar aproveitando a potencia e agilidade da moto, lembre-se que o carro à sua frente vai pensar a mesma coisa! SINALIZE sua intenção, com farol, buzina, pisca! Quando estiver ultrapassando a fila de carros, ligue o farol alto, vá buzinando, e afaste-se lateralmente dos carros. Mesmo assim, TENHA CERTEZA que algum carro vai se jogar pra esquerda pra ultrapassar, e jogar você para o acostamento da contra-mão!

– em subidas de colinas onde não dá pra ver o que vem na contramão, mantenha-se à direita (no traçado da roda direita do carro). Se aparecer um FDP (sempre tem um) ultrapassando em topo de morro, haverá menor risco de colisão frontal;

– mesma dica para curvas à esquerda onde não há visibilidade longa. Mantenha-se à direita em vez de fazer a tangência por dentro;

– Perto de carros e caminhões, em qualquer lugar, todo cuidado é pouco!


PS:

1 – Bressan já participou de bonde com 200 motos por 180Km em pista simples e está vivo para contar a história!

2 – Claro que existem muitas outras dicas e recomendações. O objetivo é promover o debate. Ajude a melhorar o texto, se tiver algo a contribuir!


FONTE: http://www.elbando.com.br/2012/05/29/dicas-para-comboio-de-motos/
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"A gente não faz amigos, reconhece-os." (Vinicíus de Moraes)
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« Responder #98 : 25-10-2016, 20:13:33 »

Lido e compreendido. Obrigado Bressan e Franklin. Tópico que merece sempre ser revisitado por todos!

Fausto (FLBPN), M800 / 2016.

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« Responder #99 : 25-10-2016, 22:39:35 »

O novato agradece ...
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Sandro Abertini
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« Responder #100 : 26-10-2016, 15:58:09 »

Muito bom!
Uma das coisas que vemos com frequência em comboios são pessoas que não mantem sua posição e ficam ultrapassando. Quem está em comboio não espera essa atitude e pode vir a causar acidente.
Andar em comboio é uma das formas mais seguras de andar de moto, desde que todos sigam as regras. Caso contrário, pode se tornar uma das formas mais perigosas.
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