Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: "Sangria da embregagem" - Como fazer ????  (Lida 2943 vezes)
Henrique
Esquentando a Máquina
*

BLACKBIRD Campo Grande - MS

« : 08-09-2011, 12:16:12 »

Olá, camaradas...

Ha uns dias, fui em uma confraternização junto com o pessoal batedor da Polícia do Exército aqui em Campo grande... durante o evento participamos, ao meio dia, de um passeio no centro da cidade, em baixa velocidade e com paradas constantes.. durou mais ou menos 1 hora e forçou demais o sistema de embreagem.. não sei se foi pela alta temperatura ou uso continuo, mas a embreagem ficou "mole", sem pressão e muito baixa... apesar do nivel do fluido estar normal...depois de algumas "bombadas" voltou, mas não 100%..
Depois que esfriou mais melhorou bastante, mas fiquei preocupado e pretendo fazer a troca do fuido ou a sangria.. não achei nada no manual.. será que é feito pelo cilindro mestre ?..

Bem se alguém souber o caminho das pedras...

Um abraço
HENRIQUE - C 1500 BLACKBIRD
PCN
Mobilete
**

Niterói - RJ

« Responder #1 : 08-09-2011, 20:41:14 »

Cara....não sei não... icon_scratch
Acho melhor procurar um mecânico...
Esquentando a Máquina
*

« Responder #2 : 08-09-2011, 21:51:38 »

Calma lá!!!
Embreagem nao tem fuido nem sangria... isso eh no freio....rs
Embreagem é no nosso caso totalmente mecanico o aquecimento pode sim ter deixado ela patinando... baixa nao sei te dizer.

Ja o freio sim é "comum" (entre aspas ok!) abaixar.... esquentar e ficar borrachudo por conta do aeroquipe.

Mobilete
**

Niterói - RJ

« Responder #3 : 08-09-2011, 21:55:48 »

A minha 1500 tinha embreagem hidraulica. thumbsup
Esquentando a Máquina
*

« Responder #4 : 08-09-2011, 22:00:07 »

Desculpa....desculpa.... no meio dos não lidos entrei na area da 1500 sem perceber...rs... sim hidraulica... mals ae!
Mobilete
**

Niterói - RJ

« Responder #5 : 09-09-2011, 10:36:00 »

Acontece... tongue3
Mas continuo achando melhor levar a um mecânico para substituição do óleo.
Na minha V-strom utilizei, e muito, o freio traseiro que super queceu e perdi o freio. Após esfriar voltou normalmente.
Conselho
Marauder 800
*

Uberaba - MG

« Responder #6 : 09-09-2011, 11:43:03 »

Isto geralmente ocorre com o uso constante da embreagem, principalmente em transito intenso, com baixo fluxo (leia-se engarrafamento) pois aquece o óleo e este não mais acionará pois perderá suas propriedades sob regime de altas temperaturas. Para minimizar o problema trica-se o óleo da embreagem por outro DOT 5.0 ou mesmo 5.1 que possuem propriedades que suportam temperaturas mais elevadas. Procure sempre não manter a embreagem acionada em siturações de engarrafamento (transito lento) de forma evitar o aquecimento excessivo do óleo da embreagem.
BMW R 1200 GS ADVENTURE - YELLOW FEVER
Henrique
Esquentando a Máquina
*

BLACKBIRD Campo Grande - MS

« Responder #7 : 10-09-2011, 12:08:31 »

Põ, Rnaldo !! kkkkkkkk... fala serio !!!

Mas olha só,... na lateral do falso tanque, existe a conexão do cabo flexivel com o rígido, estou achando que deve ser por aí... só não sei se para baixo da conexão dá para sangrar... mas dá para dar uma retirada de toda a quantidade armazenada no cilindro mestre e da tubulação flexível... o que deve dar mais de 90% do sistema.. aproveito pra trocar a flexivel pela da RCA aeroquip, pra ficar igual ao freio dianteiro.. depois digo se deu certo.. ou explodiu!! rrrrsss..

Um abraço
HENRIQUE - C 1500 BLACKBIRD
Frango
Esquentando a Máquina
*

Indaiatuba SP

« Responder #8 : 14-09-2011, 13:17:54 »

O sangramento da embreagem e feito no cilindro atuador ao lado esquerdo do motor atraz da tampa onde fica o regulador/retificador. E do mesmo tipo do freio, so colocar uma mangueira e abrir a valvula girando ela para esquerda(para quem que nunca fez o sangramento, primeiro aciona a embreagem, abre a valvula para sangra a depois fecha a valvula antes de soltar a embreagem). O problema com o fluido original e que tem um ponto de ferver meio baixo. Quando esquenta o motor bastante andando devagar na cidade, o fluido começa a ferver e forma bolhas de ar, o que se sente na embreagem equal se tem ar no sistema. Como ja dito, e melhor colocar um fluido tipo 5.1, qual tem um ponto mais alto de ferver. Eu to usando ELF Dot 5.1 e nunca deu problema com a embreagem. Tambem precisa trocar o fluido de freio e embreagem a cada 2 anos, Isso e necessario porque fluido de freio e higroscopico, quer dizer atrai agua do ar. Agua no sistema (ja em baixas quantidades) abaixa a temperatura de ferver significante e tambem pode causar corrosão nas partes metalicas dentro do sistema. (Dot 4 ferve com 230º C, mas abaixa para 155º C com 3.5 % de agua, Dot 5.1 ferve com 270º C e abaixa para 190º C com 3.5 % de agua)
« Última modificação: 14-09-2011, 14:00:27 por Frango » Registrado

VIVER NÃO E PRA QUEM QUER, MAS PRA QUEM SABE.
rpalmeida
Visitante
« Responder #9 : 14-09-2011, 13:24:06 »

Niguem comentou, mais colocar um aeroquip no sistema de embreagem ajuda bastante, se utilizar em conjunto com o DOT 5.1 fica redondo.
Este problema de burrachar a embreagem ja e antigo, isso ja era relatado nas Intruders 1400.
Marauder 250

André Rodrigues - Lins SP - M1500 Preta/Branca

« Responder #10 : 02-01-2012, 17:09:42 »

Essa dica é dez! Serve para o freio dianteiro também!
RAZEVEDO
Mobilete
**

« Responder #11 : 09-01-2012, 17:00:54 »

Pois é, tive esta experiência ontem. Congestionamento na praia e derrepente....cadê a embreagem?  dontknow  angry5
O F..a foi encarar o corredor da BR sem embreagem. Descobri que algumas bombadas no manete consegue ter um pouco de volta (suficiente para alguma troca necessária).
Vou fazer a substituição do óleo e achar algué de confiança para instalar o aeroquip.

O Amigo Giba comentou que já ocorreu de perder também o freio traseiro. Alguma solução para isso também?
Abs,
Raza
Razevedo - Renato Azevedo
Curitiba - PR
C-1500 - Mimosa
Timponi
Mobilete
**

Belo Horizonte MG

« Responder #12 : 10-01-2012, 00:05:30 »

Na verdade o motor não deveria esquentar tanto a ponto de ferver o óleo da embreagem, pois o motor deve trabalhar na faixa de 100 Cº ( na parte inferior ). O que deve estar acontecendo é justamente o que o Frango disse ( óleo hidratado ), e isto abaixa o ponto de fulgor do óleo de freio. Por isto devemos trocar o óleo a cada 2 anos.
« Última modificação: 10-01-2012, 00:08:24 por Timponi » Registrado
betoprestes
Só olhando
*

« Responder #13 : 14-10-2012, 14:11:12 »

Tenho uma intruder 1400, e foi trocado o DOT 4 por 5 e ficou tudo ruim, freio e embreagem eu conseguiria sangrar na minha garagem é simples? Alguém poderia me ensinar? dizem que pra limpar o sistema deve se colocar alcool puro e depois o dot 4 Obrigado amigos
Imprimir
Ir para: